A posse antecipada de Lula no Egito
O presidente eleito do Brasil, Lula (foto), participará da 27ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas em Sharm el Sheik, no Egito, nos dias 17 e 18 de novembro. Mas, ao contrário das corriqueiras viagens internacionais de presidentes eleitos, esta deverá ganhar um significado maior. Desde o final do século XIX, presidentes eleitos...
O presidente eleito do Brasil, Lula (foto), participará da 27ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas em Sharm el Sheik, no Egito, nos dias 17 e 18 de novembro. Mas, ao contrário das corriqueiras viagens internacionais de presidentes eleitos, esta deverá ganhar um significado maior.
Desde o final do século XIX, presidentes eleitos do Brasil têm aproveitado as semanas antes da posse para uma "diplomacia da transição". Em 1985, Tancredo Neves, eleito de maneira indireta, foi para Estados Unidos, Itália e Portugal. Em 1989, Fernando Collor passou um mês em uma turnê internacional, passando por doze países. Em 2002, Lula foi para a Argentina conversar com o presidente Eduardo Duhalde e depois visitou George W. Bush na Casa Branca, nos Estados Unidos.
Desta vez, porém, a viagem deve ganhar a dimensão de uma posse antecipada, com Lula assumindo um lugar que deveria ser do atual presidente.
"Bolsonaro abriu mão de exercer um protagonismo no exterior. Como não existe vácuo de poder, Lula ocupará com naturalidade esse espaço. O petista foi convidado pelo presidente do Egito, Abdul Khalil el-Sisi e sua viagem já está recebendo ampla cobertura da imprensa internacional. Ele vai posar como chefe de Estado e conversar com vários líderes internacionais. No âmbito da política externa, será uma antecipação da posse", diz Márcio Coimbra, cientista político da Fundação da Liberdade Econômica.
A atenção que Lula receberá no exterior deverá provocar reações do atual presidente, de comportamento imprevisível.
"Bolsonaro tem uma personalidade mercurial e por isso a viagem de Lula será muito desgastante para ele. Mas, mesmo que ele faça alguma coisa, será muito difícil eclipsar a viagem do petista", diz Coimbra. "Lula voltará desta viagem muito mais forte internacionalmente e encontrará um presidente muito mais fraco."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Eunice
2022-11-10 12:25:14Bem feito.Bozo tá ganhando o que merece.Des prezo.Arrogante e incompetente. Peguei asco de Bozo.
GILDA
2022-11-09 23:15:34Rei posto, rei MORTO! # ForaBolsonaro
Maria
2022-11-09 15:36:25Lula já tem cara de capeta, com esse óculos é o próprio… Xô assombração!!!!! Volta para o inferno de onde nunca deveria ter saído!!!
NESTOR
2022-11-09 14:01:22A ignorância de Bolsonaro ressuscitou esse larápio....
Iara Belli Passos
2022-11-09 13:19:47Com esse oculos fica mais ridículo!
Pedrinho Anzini
2022-11-09 12:38:24Bolsonaro é um presidente medíocre assumido, deixando sempre um vácuo gigante para o adversário usar e abusar . A mediocridade dele foi tão maléfica q ele conseguiu desenterrar as caveiras da esquerdalha , pobre Brasil.