Crusoé
16.06.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram
Diários

'A Organização', o livro-reportagem de Malu Gaspar, mostra Lula como ele é

O ex-presidente Lula é um dos personagens centrais do livro-reportagem "A Organização — a Odebrecht e o esquema de corrupção que chocou o mundo” (Companhia das Letras), que chega nesta sexta-feira, 20, às livrarias. A jornalista Malu Gaspar narra, com fartura de detalhes, como a Odebrecht montou sua estratégia para se aproximar de Lula e...

avatar
Redação Crusoé
8 minutos de leitura 20.11.2020 06:15 comentários 10
'A Organização', o livro-reportagem de Malu Gaspar, mostra Lula como ele é
Screenshot_20201119-224106
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

O ex-presidente Lula é um dos personagens centrais do livro-reportagem "A Organização — a Odebrecht e o esquema de corrupção que chocou o mundo” (Companhia das Letras), que chega nesta sexta-feira, 20, às livrarias. A jornalista Malu Gaspar narra, com fartura de detalhes, como a Odebrecht montou sua estratégia para se aproximar de Lula e para financiá-lo ainda “na baixa”, bem antes de o petista virar presidente, para faturar “na alta”, quando ele ascendeu ao poder.

Como precisava garantir que as facilidades continuassem durante o governo Dilma Rousseff, a empreiteira continuou a cortejar Lula por saber que ele seguiria mandando, de certa forma, no Planalto. Durante a troca de guarda, havia um temor na cúpula da Odebrecht de que a relação com Dilma não transcorresse de maneira tão melíflua.

O livro descreve em minúcias um encontro no Palácio do Planalto em 30 de dezembro de 2010 “destinado a marcar a transferência do relacionamento de Emílio e Lula para Marcelo Odebrecht e Dilma”. Na Odebrecht, o medo de um governo Dilma era tanto, escreve Malu Gaspar, que eles só se referiam ao mandato da “madame” com termos como “tragédia”, “desastre” ou “perigo”. “Lula é o nosso seguro contra Dilma”, dizia Emílio.

Na pasta que levou ao encontro, no gabinete presidencial, Emílio tinha uma folha de papel impressa com a tradicional lista de assuntos a tratar com o presidente. Eram seis itens, segundo o livro: “Quem fala em nome dela e para que tema” e “disponibilizar apoio junto ao Congresso” encabeçavam o rol. Mais abaixo vinham os outros quatro tópicos: “Com ele: Estádio Corinthians”; “Obras sítio”; “1ª palestra Angola”; e “Instituto”.

Enquanto o garçom servia café e água, relata Malu Gaspar, Emílio introduziu o assunto: “É importante que vocês mantenham a relação que há entre nós”. Lula corroborou, olhando para a sucessora: “Esses aqui têm sido nossos amigos sempre, e espero que você, Dilma, tenha com eles a mesma relação que eu tive”.

Depois de percorrer o roteiro que levara impresso, Emílio Odebrecht e Lula conversaram a sós no fundo do gabinete. “Olha, chefe, o senhor vai ter uma surpresa. Nós vamos garantir o prazo que havíamos dado lá no programa do sítio”, disse o empreiteiro ao petista, referindo-se às obras encomendadas por Marisa Letícia no sítio de Atibaia. De volta ao carro, já a caminho do aeroporto, Emílio demonstrou euforia ao falar com o filho: “Fique tranquilo, estamos com o seguro garantido”.

Abaixo, outros trechos de destaque do livro:

Paulo Roberto Costa e a ordem de Lula

Diante das pressões de José Janene, então líder do PP, para emplacar Paulo Roberto Costa na diretoria de Abastecimento da Petrobras, sob pena de o governo não contar mais com os votos do partido na Câmara, o então presidente Lula convocou uma reunião em seu gabinete no Palácio do Planalto. Estavam presentes o então chefe da Casa Civil, José Dirceu, o ministro de Relações Institucionais, Aldo Rebelo, e o presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, além dos líderes do PP. Diante do pedido de Lula para nomear Costa, Dutra tergiversou: “A indicação de um diretor tem que passar pelo conselho, presidente, e isso está um pouco complicado”. Mas Lula, segundo o livro, não queria arriscar seu governo “em nome de pruridos corporativos”. O presidente, então, ordenou em tom de ameaça: “Dutra, se o Paulo Roberto Costa não estiver nomeado em uma semana, vou demitir e trocar todos os conselheiros da Petrobras”.

O “Instituto” e o futuro financeiro de Lula

Em 2010, como se não bastasse o frenesi do final do governo Lula e a campanha eleitoral, uma terceira prioridade dos petistas ocupou a cúpula da Odebrecht: o plano para garantir financeiramente o futuro de Lula depois de deixar o Palácio do Planalto. Uma das soluções era criar uma entidade nos moldes do Instituto FHC, a ser financiada pelo empresariado. A ideia inicial era comprar um prédio no bairro de Indianópolis, Zona Sul de São Paulo. O pecuarista José Carlos Bumlai, amigo pessoal de Lula, um dos encarregados do projeto, procurou Marcelo pedindo que a Odebrecht comprasse o imóvel por 10 milhões de reais e permanecesse como proprietária no papel enquanto o instituto não estivesse criado. Inicialmente, Marcelo estava reticente: “Primeiro eu preciso da aprovação do Palocci, porque já combinei com ele um valor para atender Lula”. Dias depois, Marcelo, temendo a repercussão na imprensa, disse ao ex-ministro da Fazenda: “Palocci, eu prefiro doar o dinheiro. Acho arriscado comprar o prédio”. Palocci tentou abortar a operação, mas não conseguiu. Os 10 milhões de reais foram liberados para Bumlai e Roberto Teixeira, compadre e advogado de Lula que também participou do projeto. O dinheiro, lembra Malu Gaspar, seria registrado na cota “Amigo”, que contabilizava as despesas com Lula, e debitado dos créditos de Palocci.

Roberto Teixeira e a operação para justificar as obras no sítio

No final de fevereiro de 2011, Alexandrino Alencar, o executivo da Odebrecht responsável pela ponte com Lula, recebeu uma chamada de Roberto Teixeira. “Agora que a obra de Atibaia terminou, nós precisamos formalizar”, disse. Como não havia sequer uma fachada para justificar os gastos da Odebrecht no sítio, precisava de documentos que dissessem que a obra havia sido paga por Fernando Bittar, dono formal da propriedade, para que no futuro não se pudesse acusar Lula de ter recebido vantagem indevida de uma empreiteira. Em reunião em 1º de março com Alencar e Emyr Costa, que havia tomado conta da obra, ficou acertado que um subempreiteiro, cujos funcionários trabalhavam sem identificação, tomaria a frente. “Esse subempreiteiro poderia emitir uma nota?”, perguntou Teixeira, afirmando em seguida que seria preciso que ele assinasse um contrato fictício justificando os serviços. “Alguns dias depois, a missão estava cumprida”, narra o livro.

A ajuda a Palocci e Dirceu

Depois de o escândalo do mensalão e do episódio da quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo Santos Costa tragarem José Dirceu e Antonio Palocci, Lula procurou Emílio Odebrecht. Preocupado com o futuro dos dois aliados, disse: “Por favor, ajude os dois. No Palocci, confie com os dois pés. Com Dirceu, mantenha um pé atrás”. A Odebrecht já vinha ajudando Dirceu por intermédio de Fernando Reis, o presidente do braço ambiental da empreiteira, que havia sido escalado por Marcelo para se aproximar do ex-ministro da Casa Civil. Também apoiou Palocci que, no ostracismo, se oferecia para dar palestras sobre o surto de gripe aviária que atacava o país.

O saldo do PT na Odebrecht

Todo o esforço de Emílio Odebrecht e Lula rendeu frutos na relação ganha-ganha entre a empreiteira e o petista. No final de 2009, o PT já tinha 114 milhões de reais de saldo acumulado com a Odebrecht, distribuídos nas rubricas “Italiano”, “Pós-Itália” e “Amigo”. Os resgates eram tão frequentes que elas naturalmente passaram a ser chamadas no grupo de “contas-correntes”. “Podia haver outras empresas tão próximas do governo, podia haver outros empresários tão enfronhados no ministério, mas, naquele momento, dificilmente alguma delas teria mais influência do que a Odebrecht”, escreve a jornalista.

O patrocínio ao caçula de Lula

Nos últimos meses de 2011, Emílio Odebrecht procurou Lula, já em seu instituto, na tentativa de “amainar os atritos” que ocorriam entre Marcelo Odebrecht e Dilma Rousseff. “Ajudo, claro. Essa briga é ruim para o Brasil, é ruim para ela”, disse o ex-presidente. Emílio sabia que Lula andava preocupado com o filho caçula Luís Claudio e fez uma proposta. “Vamos fazer o seguinte: você me ajuda, porque santo de casa não faz milagre, a mudar essa forma de Marcelo agir, inclusive de ajudar ele perante Dilma (...) e eu vou ajudar na formação do seu filho”, prometeu o empreiteiro. Em nova visita de Emílio ao instituto, Luís Claudio disse que pretendia investir em um torneio chamado Touchdown – ele estava convencido de que o grande negócio no Brasil era o futebol americano. A Odebrecht gastou, entre 2012 e 2015, 2,1 milhões de reais, sem que a Touchdown tivesse conseguido se consolidar como negócio”, diz o livro. "A Organização — a Odebrecht e o esquema de corrupção que chocou o mundo” chega às livrarias físicas e virtuais nesta sexta-feira.

Diários

Rejeição de Flávio beira 57%, indica CNT/MDA

Redação Crusoé Visualizar

Trump avalia retomar sanções ao petróleo russo após trégua com Irã

Redação Crusoé Visualizar

Zé Trovão vê risco de greve nacional após governo travar MP do frete

Wal Lima Visualizar

Comissão aprova projeto que impede bloqueio de gastos de agências reguladoras

Redação Crusoé Visualizar

Lula e Trump não se cumprimentam antes da 'foto de família' do G7

Redação Crusoé Visualizar

Moraes nega pedido de Flávio em inquérito sobre calúnia contra Lula

Guilherme Resck Visualizar

Mais Lidas

38% dos americanos duvidam que os EUA completem 500 anos

38% dos americanos duvidam que os EUA completem 500 anos

Visualizar notícia
A IA que sumiu do mundo da noite para o dia

A IA que sumiu do mundo da noite para o dia

Visualizar notícia
A religiosidade seletiva de Lula

A religiosidade seletiva de Lula

Visualizar notícia
Autopromoção com dinheiro público

Autopromoção com dinheiro público

Visualizar notícia
Derrite empata com lulistas na disputa ao Senado em SP, aponta Realtime

Derrite empata com lulistas na disputa ao Senado em SP, aponta Realtime

Visualizar notícia
Entre o novo fujimorismo e o bolivarianismo tardio

Entre o novo fujimorismo e o bolivarianismo tardio

Visualizar notícia
"Israel venceu a batalha, Netanyahu perdeu a guerra"

"Israel venceu a batalha, Netanyahu perdeu a guerra"

Visualizar notícia
Mais um lulista com dificuldade para se reeleger

Mais um lulista com dificuldade para se reeleger

Visualizar notícia
O detector de IA virou arma política?

O detector de IA virou arma política?

Visualizar notícia
O mundo não respeita o STF

O mundo não respeita o STF

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Emílio Odebrecht

Lula

Malu Gaspar

Marcelo Odebrecht

< Notícia Anterior

Geórgia confirma vitória de Joe Biden e não detecta fraude

19.11.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Arábia Saudita e direitos humanos: as pautas divergentes de Bolsonaro nesta sexta

20.11.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
author

Redação Crusoé

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Maria

2020-11-24 07:07:52

Muito bom Malu Gaspar 👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷


Cristian

2020-11-23 18:11:46

De VOMITAR. E pensar que estão flanando pelo país e pelo mundo afora e bem resguardados por bancas milionárias de advogados e por juizes do STF obviamente


Deolinda

2020-11-22 09:59:37

👏🏻👏🏻para Malu Gaspar !


Marina

2020-11-21 18:10:16

No entanto, já vi até filósofa que deveria aparentar sabedoria, vir dizer que Lula foi condenado sem provas. Vá ter costas quentes assim pra o diabo que o carregue!


Edmundo

2020-11-21 16:16:50

Como o povo é idiota! Ainda perde tempo de escrever sobre este moço. Para mim tem mais valor o Beira Mar do que esse moço chamado Lula.


Lourival

2020-11-21 06:48:39

De maneira sórdida, cúmplice e canalha, como de hábito, diante da avalanche de comentários sobre a ação de Lula contra Regina Duarte, onde o cachaceiro assaltante de nove dedos pede indenização em favor da sua " honra " Crusoé/Antagonista retiraram a postagem. Depois, o que nos propôs ser uma " ilha no jornalismo " quer que incautos como eu, renovem as assinaturas. Jornalismo indigente moral, que muda de opinião de acordo com certo$ convencimento$ não merece nossos caraminguás.


MARCOS

2020-11-20 18:08:10

A Segunda Turma do STF pretende inocentar o Lula e os outros suspeitos nas investigações da Lava Jato e imputar toda culpa ao Moro, além de acabar com a Lava Jato, com a ajuda do PGR e do presidente. A batata deles está assando. MORO2022


MARCOS

2020-11-20 18:00:57

E, apesar de todas as evidências das sujeiras do PT, PP, PDT, MDB e seus partidos satélites, alguns membros do STF, principalmente da maligna Segunda Turma, estão convictos de que o culpado de tudo é a Lava Jato e o Dr. Sérgio Moro, a quem continuam fazendo questão de prejudicar e imputar a pecha de suspeição.


Celso

2020-11-20 13:14:01

O moro tem sorte , porque esse pessoal falasse com o Putin já teriam mandado envenenar ele


Getulio

2020-11-20 13:06:50

Sabe-se que Engrenagem é título de livro famoso, publicado há muito. Mas não seria adequado à publicação ora citada? A engrenagem cleptocrática implica o funcionamento bem azeitado de todas as peças políticas. Se falha uma, travam-se as demais. Nada retrata melhor uma cleptocracia que a figura da engrenagem. E como se define cleptocracia? Trata-se do (des)governo aparelhado por larápios com o único intento de enricar a quadrilha e seus padrinhos e afilhados. O resto é puro jogo de espelhos.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Maria

2020-11-24 07:07:52

Muito bom Malu Gaspar 👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷


Cristian

2020-11-23 18:11:46

De VOMITAR. E pensar que estão flanando pelo país e pelo mundo afora e bem resguardados por bancas milionárias de advogados e por juizes do STF obviamente


Deolinda

2020-11-22 09:59:37

👏🏻👏🏻para Malu Gaspar !


Marina

2020-11-21 18:10:16

No entanto, já vi até filósofa que deveria aparentar sabedoria, vir dizer que Lula foi condenado sem provas. Vá ter costas quentes assim pra o diabo que o carregue!


Edmundo

2020-11-21 16:16:50

Como o povo é idiota! Ainda perde tempo de escrever sobre este moço. Para mim tem mais valor o Beira Mar do que esse moço chamado Lula.


Lourival

2020-11-21 06:48:39

De maneira sórdida, cúmplice e canalha, como de hábito, diante da avalanche de comentários sobre a ação de Lula contra Regina Duarte, onde o cachaceiro assaltante de nove dedos pede indenização em favor da sua " honra " Crusoé/Antagonista retiraram a postagem. Depois, o que nos propôs ser uma " ilha no jornalismo " quer que incautos como eu, renovem as assinaturas. Jornalismo indigente moral, que muda de opinião de acordo com certo$ convencimento$ não merece nossos caraminguás.


MARCOS

2020-11-20 18:08:10

A Segunda Turma do STF pretende inocentar o Lula e os outros suspeitos nas investigações da Lava Jato e imputar toda culpa ao Moro, além de acabar com a Lava Jato, com a ajuda do PGR e do presidente. A batata deles está assando. MORO2022


MARCOS

2020-11-20 18:00:57

E, apesar de todas as evidências das sujeiras do PT, PP, PDT, MDB e seus partidos satélites, alguns membros do STF, principalmente da maligna Segunda Turma, estão convictos de que o culpado de tudo é a Lava Jato e o Dr. Sérgio Moro, a quem continuam fazendo questão de prejudicar e imputar a pecha de suspeição.


Celso

2020-11-20 13:14:01

O moro tem sorte , porque esse pessoal falasse com o Putin já teriam mandado envenenar ele


Getulio

2020-11-20 13:06:50

Sabe-se que Engrenagem é título de livro famoso, publicado há muito. Mas não seria adequado à publicação ora citada? A engrenagem cleptocrática implica o funcionamento bem azeitado de todas as peças políticas. Se falha uma, travam-se as demais. Nada retrata melhor uma cleptocracia que a figura da engrenagem. E como se define cleptocracia? Trata-se do (des)governo aparelhado por larápios com o único intento de enricar a quadrilha e seus padrinhos e afilhados. O resto é puro jogo de espelhos.



Notícias relacionadas

Rejeição de Flávio beira 57%, indica CNT/MDA

Rejeição de Flávio beira 57%, indica CNT/MDA

Redação Crusoé
16.06.2026 15:17 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Trump avalia retomar sanções ao petróleo russo após trégua com Irã

Trump avalia retomar sanções ao petróleo russo após trégua com Irã

Redação Crusoé
16.06.2026 15:10 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Zé Trovão vê risco de greve nacional após governo travar MP do frete

Zé Trovão vê risco de greve nacional após governo travar MP do frete

Wal Lima
16.06.2026 14:54 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Comissão aprova projeto que impede bloqueio de gastos de agências reguladoras

Comissão aprova projeto que impede bloqueio de gastos de agências reguladoras

Redação Crusoé
16.06.2026 14:46 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso