Palácio do Planalto

A mensagem de Orbán a Bolsonaro

08.02.24 20:54

O autocrata da Hungria, Viktor Orbán (foto), enviou uma mensagem de apoio a Jair Bolsonaro, alvo da Operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal, nesta quinta-feira, 8 de fevereiro.

“Um patriota honesto. Continue lutando, sr. presidente!”, publicou Órban no X, rede social anteriormente conhecida como Twitter.

O comentário veio acompanhado de uma foto dos dois juntos.

Ao longo de seu mandato, Bolsonaro se aproximou de Orbán, que governa a Hungria desde 2010, em um regime notório por perseguir adversários políticos, fechar veículos de imprensa e aparelhar o Poder Judiciário.

A última vez que a dupla se reuniu presencialmente foi no início de dezembro, na véspera da posse presidencial de Javier Milei, em Buenos Aires, na Argentina.

Valdemar e Bolsonaro na mira da PF

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, foram alvos de busca e apreensão da operação Tempus Veritatis, deflagrada nesta quinta, 8, pela Polícia Federal.

Além deles, os ex-ministros Anderson Torres, Walter Braga Netto e Augusto Heleno também foram alvos da operação.

Dois ex-assessores de Bolsonaro foram presos. São eles: Marcelo Câmara, ex-ajudante de ordens, e Filipe Martins, ex-assessor internacional do governo Bolsonaro.

Narrativa de fraude foi endossada por Valdemar

O requerimento que autorizou a Tempus Veritatis indica Valdemar como o mentor da ação judicial que questionava o resultado das eleições de 2022.

Diz o documento:

O alinhamento entre os investigados se demonstra, ainda, a partir das falas proferidas por VALDEMAR COSTA NETO, em 23/11/2022, um dia após ter ingressado com o pedido de anulação dos votos das urnas antigas [fabricadas em 2020] junto ao TSE:

[Fala de Valdemar] ‘Nós contratamos uma empresa de homens altamente qualificados para poder acompanhar as eleições, e eles, por coincidência e talvez por tecnologia, eles conseguiram atingir esse objetivo de conseguir algo palpável no segundo turno. No primeiro eles não pegaram. (…) No segundo turno eles aumentaram a equipe, trouxeram um gênio lá de Uberlândia e que ajudou muito a gente. Aí ele descobriu esse problema que o nosso pessoal não tinha descoberto. Então nós fomos obrigados a colocar isso aí’.”

No documento, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, afirmou que toda a ação preferida contra o resultado das eleições em 2022 teria sido financiada pelo PL, capitaneado por Valdemar Costa Neto.

Em acréscimo, a empresa Gaio.io possui um de seus endereços na cidade de Uberlândia/MG e o município é um dos domicílios vinculados a EDER LINDSAY MAGALHÃES BALBINO, investigado nestes autos, ‘o que demonstra que o Partido Liberal, através de seu representante máximo, VALDEMAR COSTA NETO, tinha plena ciência da interlocução e do alinhamento que os investigados desenvolveram na construção da narrativa de fraude as urnas eletrônicas‘.

Assim, a investigação demonstrou que (a) ‘dentro da divisão de tarefas estabelecidas pelo Núcleo de Desinformação e Ataques ao Sistema Eleitoral, coube ao então presidente do Partido Liberal [PL]VALDEMAR COSTA NETO, financiar, divulgar perante a imprensa e endossar a ação judicial que corroborava a atuação da rede de ‘especialistas’ que subsidiaram ‘estudos técnicos’ que comprovariam supostas fraudes nas eleições presidenciais de 2022‘; e (b) ‘os investigados atuaram de forma coordenada, em unidade de desígnios, para desacreditar o sistema eletrônico de votação que regia as eleições presidenciais de 2022, utilizando-se de diversos meios, proclamados como ‘técnicos’ para gerar a formação de uma primeira impressão’.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esperar o quê de um perfeito idiota que desgoverna um povo que, data venia, cuja metade vive bêbada e a outra metade na cadeia????!!!! Aliás, com certeza deve ser mesmo em razão dos palhaços enganadores que lá desgovernam, que o povo (que a priori não é mau) bebe tanto e apronta tanto!!!!

    1. É cada "- - - - - peste" que desgoverna lá também, que, uma besta dessas, não surpreende ninguém!!!! É impressionante como os párias-gambás planetários cheiram uns aos outros!!!!

  2. Infelizmente o mundo está coalhado de líderes populistas, enganadores, corruptos, sanguinários que só pensam em si mesmos e no poder, sem a mínima preocupação com o seus povos. Muito difícil sair desta terrível situação!

  3. Seja Orban, Bolsonaro, Lula, Trump, Putin, Erdogan, Jinping, Raisi …. A lista é longa! Farinha do mesmo saco!! A conclusão: TODOS ELES: um bando de populistas baratos! MOLEQUES AUTORITÁRIOS E PREPOTENTES! E PRINCIPALMENTE: MEGALOMANÍACOS NOJENTOS!!!

    1. Ary, no Brasil tudo é estranho, tanto de um lado como do outro!

    2. Achei muito estranho , acharem agora minutas de um ano atrás estas já deveriam ter sido destruídas a muito , há não ser que foram plantaras agora . Não acho tão grave ter intenção , mas não ação de algo que não aconteceu. Ao passo que lula descomfenado deve intenção , ação , e liberação na maior tranquilidade , como se nada aconteceu estanho as leis , estranho …… tudo estranho

Mais notícias
Assine agora
TOPO