Crusoé
13.03.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Crônica
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

A invasão da Ucrânia e a chance de uma Terceira Guerra Mundial

Com a invasão da Ucrânia pela Rússia na madrugada desta quinta, 24, cresce a apreensão de que o conflito possa dar início a uma Terceira Guerra Mundial, com armas nucleares (foto). A chance é baixa. Mesmo iniciando ações arriscadas, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, tem evitado cruzar algumas linhas vermelhas, para não escalar o...

Crusoe
Redação Crusoé
5 minutos de leitura 24.02.2022 13:25 comentários 10
A invasão da Ucrânia e a chance de uma Terceira Guerra Mundial
Míssil nuclear ministério de Defesa da Rússia
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Com a invasão da Ucrânia pela Rússia na madrugada desta quinta, 24, cresce a apreensão de que o conflito possa dar início a uma Terceira Guerra Mundial, com armas nucleares (foto).

A chance é baixa. Mesmo iniciando ações arriscadas, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, tem evitado cruzar algumas linhas vermelhas, para não escalar o conflito.

Um dos cuidados tomados por Putin é não tomar qualquer iniciativa contra um membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan, que foi criada em 1949 para conter a Rússia. O Artigo 5 do Tratado estabelece que um ataque a um de seus membros deve ser considerado um ataque a toda a aliança, que então deveria responder militarmente. A Ucrânia não é parte da Otan, e a Rússia não fez qualquer ação contra um de seus membros.

Em um comunicado divulgado na manhã desta quinta, 24, a Otan prometeu ajudar aliados, mas dentro das suas regras. Alguns de seus membros estudam acionar o Artigo 4, que permitiria prestar assistência militar, como o envio de mísseis e baterias antiaéreas, a um país aliado. "Hoje, realizamos consultas sobre o Artigo 4 do Tratado de Washington. Decidimos, de acordo com nosso planejamento defensivo para proteger todos os aliados, tomar medidas adicionais para fortalecer ainda mais a dissuasão e a defesa em toda a aliança. Nossas medidas são e permanecem preventivas, proporcionais e não escaladas", diz o comunicado. A última frase do comunicado não diz respeito à Ucrânia: "Nosso compromisso com o Artigo 5 do Tratado de Washington é rígido. Estamos unidos para defender uns aos outros".

O risco seria que, caso seja bem-sucedida em subjugar a Ucrânia, a Rússia se sinta confiante para avançar contra um membro da Otan, como um dos países bálticos. Ou, então, que a guerra atual acabe se espalhando para países limítrofes da Ucrânia que são membros da Otan, como a Polônia, a Eslovênia, Eslováquia e Hungria. Se isso ocorrer, o conflito ganharia uma dimensão muito maior.

Outro limite que não deve ser ultrapassado é o uso de armas militares. Além das bombas nucleares, que hoje são muito mais potentes que as utilizadas em Hiroshima e Nagasaki, em 1945, os países hoje contam com armas nucleares táticas, que podem ser usadas para destruir alvos menores. Esse tipo de armamento nunca foi usado em um conflito e não há sinal de que isso possa ocorrer. A Rússia tem 2 mil dessas armas nucleares táticas, e não as disparou nas guerras anteriores na Geórgia e na Síria.

Atualmente, a Rússia é o país com o maior arsenal nuclear do mundo, com 5.977 ogivas. Os Estados Unidos têm um pouco menos: 5.428. Os nove países que contam com essas armas evitam usá-las por causa da doutrina da Guerra Fria, a de "destruição mútua assegurada". O conceito implica que, se um país iniciar um ataque nuclear contra outro, ambos serão destruídos e não haveria vencedores.

Mas esse conceito tem sido gradualmente revisto pela Rússia. Em 2015, logo após invadir a Crimeia, o país alterou sua doutrina nuclear, preocupado com o avanço da Otan. A nova doutrina estabelece que a Rússia poderia usar armas nucleares táticas caso sofra um ataque militar convencional que ameace sua existência.

Ao final, a decisão de usar ou não uma arma nuclear em um potencial conflito com a Otan caberia principalmente a Putin, que tem se mostrado bastante instável nos últimos dias.

"A chance de Putin usar armas nucleares táticas deveria ser zero. Mas não é zero. É perto de zero. Afinal, quem sabe o que passa com Putin?", diz o cientista político canadense Duane Bratt, especialista em questões nucleares. "Considerando o tabu sobre o uso de armas nucleares desde 1945, acredito que seria um passo longo demais a Rússia usar qualquer forma de bomba nuclear. Caso isso aconteça, a Otan teria de responder com retaliação nuclear, ou a dissuasão seria nula. Não acho que vamos chegar a isso, mas só o fato de estarmos falando sobre essa possibilidade já é um tanto perturbador."

Em um comunicado divulgado pelo Kremlin na madrugada desta quinta, 24, Putin fez uma ameaça velada sobre o uso de armas nucleares: "Quanto aos assuntos militares, mesmo após a dissolução da União Soviética, URSS, e a perda de uma parte considerável de suas capacidades, a Rússia de hoje continua sendo um dos estados nucleares mais poderosos. Além disso, tem certa vantagem em várias armas de ponta. Nesse contexto, não deve haver dúvidas para ninguém de que qualquer potencial agressor enfrentará a derrota e consequências nefastas caso ataque diretamente nosso país".

Ao anunciar a invasão na televisão, Putin também disse que, se os países ocidentais caíssem na tentação de se intrometer nos eventos em andamento, isso levaria a "consequências nunca vistas na história".

Diários

Pimenta fica em Brasília para acessar dados de Vorcaro em sala-cofre

Guilherme Resck Visualizar

Apoio de Trump ajudaria ou atrapalharia Flávio?

Redação Crusoé Visualizar

"Crítica política não é preconceito", diz Ratinho

Redação Crusoé Visualizar

Relação com Brasil "não vai melhorar até eleições", diz cônsul israelense

João Pedro Farah Visualizar

Lula não é mais o presidente do Brasil

Duda Teixeira Visualizar

Pré-candidato Eduardo Leite defende cotas para trans

Duda Teixeira Visualizar

Mais Lidas

A elite dos excessos

A elite dos excessos

Visualizar notícia
A ilusão do ensino "público, gratuito e de qualidade"

A ilusão do ensino "público, gratuito e de qualidade"

Visualizar notícia
"Ainda não, mas está a caminho", diz Musk sobre prisão de Moraes

"Ainda não, mas está a caminho", diz Musk sobre prisão de Moraes

Visualizar notícia
Alexandre, o pequeno

Alexandre, o pequeno

Visualizar notícia
Boulos prega luta de classes no Uber

Boulos prega luta de classes no Uber

Visualizar notícia
Como Erika Hilton pode travar luta pelos direitos das mulheres na Câmara

Como Erika Hilton pode travar luta pelos direitos das mulheres na Câmara

Visualizar notícia
Erika Hilton é alvo de campanha "#elenão"

Erika Hilton é alvo de campanha "#elenão"

Visualizar notícia
Haddad tem nota para passar, mas sem brilho

Haddad tem nota para passar, mas sem brilho

Visualizar notícia
Juntos, mas separados

Juntos, mas separados

Visualizar notícia
O crime de estupro e o colapso moral de uma sociedade

O crime de estupro e o colapso moral de uma sociedade

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Estados Unidos

guerra nuclear

Jens Stoltenberg

Otan

Rússia

Ucrânia

União Soviética

Vladimir Putin

< Notícia Anterior

Crise de impacto difícil de imaginar, diz Pacheco sobre conflito entre Rússia e Ucrânia

24.02.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

'Não há nenhuma decisão', diz Eduardo Leite sobre filiação ao PSD

24.02.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Globo esselixo

2022-02-24 19:55:36

Duda boca biba. Q terceira guerra! Até do.info já acabou essa guerrinha


MARCOS

2022-02-24 19:41:38

Esse Putin é um FDP. Fogo nele, antes que se repita a aventura de Adolf Hitler. Só que dessa vez o mundo corre o risco de desintegrar-se.


PAULO

2022-02-24 19:22:42

Falar de Brasil numa hora dessas é ridículo. O país de Luladrão e Bozo não tem a menos relevância. Centremos nossas atenções no que realmente importa. Como segurar Putin e evitar uma guerra nuclear.


MARCIO

2022-02-24 18:48:30

Tudo isso acontecendo e Nero apoiando a Rússia, que a bomba caia primeiro aqui


Marcelo

2022-02-24 18:15:05

Os ucranianos estão abandonados. Serão escravos dos russos. De novo. Em verdade, a população vai resistir, como sempre se fez. Terrorismo. Criaram uma polícia política para caçar estudantes, políticos, intelectuais, etc. E o CRETINO pela manhã, falando de futebol.


Alessandro

2022-02-24 18:00:48

Cada comentário mais bobo do que o outro, só o c@gaço de morrer explica tamanho febeapá. Terceira grande guerra? D-U-V-I-D-O‼️


Antonio

2022-02-24 17:36:35

bravateiro perigoso


Laercio

2022-02-24 16:43:50

Putin e cópia do Hittler, se não tiver reação de bomba ele vai continuar as invasões, a história da 2a guerra mostra isto.


Heloisa

2022-02-24 16:01:16

Cadê o FAMILICIA BolsoNero, seus asseclas e crias degeneradas que foram visitar Putin e alardearam aos sete ventos que a Terceira Guerra Mundial que não haveria pois o Sociopata negociou o seu fim .


PAULO

2022-02-24 15:13:50

1- O mundo passa por uma mudança substancial neste momento. Veja o q um aloprado com poderio nuclear, depois de dominar o seu povo, ameaça fazer com o mundo em que todos habitam. Depois que o capitalismo venceu o socialismo, a Rússia continuou sem se desenvolver economicamente, dependente da venda de commodities, e continuou investindo no poderio bélico. Agora o Putin, quer fazer valer, pela sua força militar, a sua vontade perante o mundo.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Globo esselixo

2022-02-24 19:55:36

Duda boca biba. Q terceira guerra! Até do.info já acabou essa guerrinha


MARCOS

2022-02-24 19:41:38

Esse Putin é um FDP. Fogo nele, antes que se repita a aventura de Adolf Hitler. Só que dessa vez o mundo corre o risco de desintegrar-se.


PAULO

2022-02-24 19:22:42

Falar de Brasil numa hora dessas é ridículo. O país de Luladrão e Bozo não tem a menos relevância. Centremos nossas atenções no que realmente importa. Como segurar Putin e evitar uma guerra nuclear.


MARCIO

2022-02-24 18:48:30

Tudo isso acontecendo e Nero apoiando a Rússia, que a bomba caia primeiro aqui


Marcelo

2022-02-24 18:15:05

Os ucranianos estão abandonados. Serão escravos dos russos. De novo. Em verdade, a população vai resistir, como sempre se fez. Terrorismo. Criaram uma polícia política para caçar estudantes, políticos, intelectuais, etc. E o CRETINO pela manhã, falando de futebol.


Alessandro

2022-02-24 18:00:48

Cada comentário mais bobo do que o outro, só o c@gaço de morrer explica tamanho febeapá. Terceira grande guerra? D-U-V-I-D-O‼️


Antonio

2022-02-24 17:36:35

bravateiro perigoso


Laercio

2022-02-24 16:43:50

Putin e cópia do Hittler, se não tiver reação de bomba ele vai continuar as invasões, a história da 2a guerra mostra isto.


Heloisa

2022-02-24 16:01:16

Cadê o FAMILICIA BolsoNero, seus asseclas e crias degeneradas que foram visitar Putin e alardearam aos sete ventos que a Terceira Guerra Mundial que não haveria pois o Sociopata negociou o seu fim .


PAULO

2022-02-24 15:13:50

1- O mundo passa por uma mudança substancial neste momento. Veja o q um aloprado com poderio nuclear, depois de dominar o seu povo, ameaça fazer com o mundo em que todos habitam. Depois que o capitalismo venceu o socialismo, a Rússia continuou sem se desenvolver economicamente, dependente da venda de commodities, e continuou investindo no poderio bélico. Agora o Putin, quer fazer valer, pela sua força militar, a sua vontade perante o mundo.



Notícias relacionadas

Pimenta fica em Brasília para acessar dados de Vorcaro em sala-cofre

Pimenta fica em Brasília para acessar dados de Vorcaro em sala-cofre

Guilherme Resck
13.03.2026 19:49 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Apoio de Trump ajudaria ou atrapalharia Flávio?

Apoio de Trump ajudaria ou atrapalharia Flávio?

Redação Crusoé
13.03.2026 16:13 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
"Crítica política não é preconceito", diz Ratinho

"Crítica política não é preconceito", diz Ratinho

Redação Crusoé
13.03.2026 15:39 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Relação com Brasil "não vai melhorar até eleições", diz cônsul israelense

Relação com Brasil "não vai melhorar até eleições", diz cônsul israelense

João Pedro Farah
13.03.2026 15:03 5 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

Quase 20 anos depois, governo libera novidade que impacta prédios nas cidades

Quase 20 anos depois, governo libera novidade que impacta prédios nas cidades

Visualizar notícia
Nova tecnologia de IA pode monitorar pessoas 24 horas por dia

Nova tecnologia de IA pode monitorar pessoas 24 horas por dia

Visualizar notícia
Governo define limite para o preço da gasolina neste país

Governo define limite para o preço da gasolina neste país

Visualizar notícia
Estavam preparando construção de um hospital e descobriram tumbas com 2.000 anos de idade

Estavam preparando construção de um hospital e descobriram tumbas com 2.000 anos de idade

Visualizar notícia
Usar o celular no banheiro pode aumentar em 46% o risco dessa doença

Usar o celular no banheiro pode aumentar em 46% o risco dessa doença

Visualizar notícia
Ana Castela conta que tem transtorno sem cura e explica sintomas

Ana Castela conta que tem transtorno sem cura e explica sintomas

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso