A infelicidade dos brasileiros e a desconfiança nas eleições
Uma pesquisa da Ipsos publicada nesta quarta, 25, mostra que a porcentagem de brasileiros que se dizem muito ou bastante felizes caiu de 81% em 2013 para 63%. A queda de dezoito pontos percentuais representa quase o dobro da redução que foi observada em todo o mundo, de dez pontos. Entre os motivos que podem...

Uma pesquisa da Ipsos publicada nesta quarta, 25, mostra que a porcentagem de brasileiros que se dizem muito ou bastante felizes caiu de 81% em 2013 para 63%. A queda de dezoito pontos percentuais representa quase o dobro da redução que foi observada em todo o mundo, de dez pontos.
Entre os motivos que podem ser apontados para essa infelicidade geral estão a pandemia e a piora na economia. No Brasil, contudo, a queda foi mais acentuada porque as pessoas sofreram com maior intensidade uma série de emoções negativas. "Nossos estudos mostram que os brasileiros são o povo que mais se sentiu ansioso, que mais teve insônia e mais ganhou peso na pandemia", diz Marcos Calliari, diretor da Ipsos.
"A principal explicação para esses sentimentos negativos está na sensação total de insegurança que o brasileiro sentiu na questão da informação. O brasileiro foi particularmente mal informado em relação a ações governamentais, procedimentos, protocolos e condutas mais seguras para se proteger do vírus. Tudo isso gerou uma sensação muito grande de desamparo", diz Calliari.
Para o diretor da Ipsos, esse caldo de sensações negativas deve repercutir nas eleições (foto). "O que vemos nessa campanha é que não há uma causa pela qual o brasileiro se apaixone, apenas causas pelas quais ele quer brigar contra", diz Calliari. "Hoje o brasileiro é o povo que mais desconfia uns dos outros. Apenas 11% diz que a maioria das outras pessoas é digna de crédito. Isso é de longe o menor índice dos 28 países pesquisados."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Arnaldo
2022-05-27 06:57:41Optar por bolsonaro ou lula é como escolher entre dois buracos sem fundo!
Arnaldo
2022-05-27 06:52:50É profundamente desanimador ter que escolher entre Lula e Bolsonaro! Entre esses dois prefiro votar Nulo. Contudo para deputados e senadores o meu voto será muito criterioso.
André
2022-05-26 22:34:00Ainda assim, no Brasil ainda tem muito bobo alegre!
Marco
2022-05-26 19:45:09Entendo que essa polarização entre Lula e Bolsonaro, é uma dos grandes responsáveis por esses números da pesquisa. Falta coerência, verdade, ética. O que observamos hoje é que os fatos para serem analisados depende de quem os fez, se foi Lula, os Lulistas acham que foi tudo certo, se foi Bolsonaro, os bolsonaristas acham que está tudo certo. Mas tenho esperança que possamos nos livrar de Lula e Bolsonaro e cada um de nós colocar a responsabilidade de nossa felicidade em nós mesmos.
MARCOS
2022-05-26 18:23:45Essa desesperança reflete as injustiças patrocinadas por nosso judiciário e pelas atitudes desvairadas desse presidente.