Adam Schultz/Casa Branca via Flickr

A ficha está finalmente caindo para Joe Biden?

03.07.24 12:31

Joe Biden, o presidente americano, parece estar se convencendo de que sua campanha pela reeleição está em risco e é, até certo ponto, irrecuperável. Após sua apática participação em um debate presidencial — e a pressão de democratas que se seguiu — ele teria dito a um aliado próximo de sua campanha que pondera dar fim à campanha.

A informação foi dada pelo jornal The New York Times, ouvindo pessoas próximas ao presidente que teriam ciência da conversa. Biden pareceu reconhecer que sua campanha pode se tornar “irrecuperável” se ele não conseguir passar a ideia de que ainda é apto ao cargo. Para o presidente, sua idade avançada não parece um problema para o cargo — é a sua incapacidade de passar esta mensagem ao eleitorado.

É a primeira vez que nomes próximos da campanha mostram como Biden lidou com sua própria crise de imagem. No dia seguinte ao programa de TV, ele reconheceu que “não debatia tão bem”, e durante o final de semana se recolheu com sua família para decidir manter, por ora, a candidatura.

A reportagem diz que Biden aposta em alguns eventos até o final de semana para reverter sua imagem de alguém velho demais para o cargo: primeiro, uma entrevista para o canal ABC News, além de comícios nos estados de Wisconsin e Pensilvânia — dois principais estados-chave para a disputa eleitoral, e onde Donald Trump, o ex-presidente republicano, leva vantagem.

A Casa Branca, no entanto, correu para negar a informação do NYT. “A alegação é absolutamente falsa. Se o New York Times tivesse nos dados sete minutos a mais para comentar, teríamos dito isso”, disse um porta-voz do Executivo ao canal Fox News.

O estrago, no entanto, está feito: editoriais de jornais e revistas pediram que Biden deixe a corrida eleitoral enquanto é tempo, enquanto nomes do partido indicaram que a busca por planos B — se é que há planos B — já está em curso. Trump lidera com alguma margem todas as pesquisas eleitorais, e sondagens indicam que esta margem se alargou na última semana.

Leia mais em Crusoé: Por que democratas começaram a reclamar de Joe Biden

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO