A estratégia de Boris Johnson para virar primeiro-ministro
O ex-prefeito de Londres, Boris Johnson (foto), obteve nesta terça-feira, 18, o apoio de 126 dos 313 parlamentares do Partido Conservador, no Reino Unido. Com isso, é dado como certo que seu nome estará entre os dois que disputarão uma eleição em que todos os membros do partido poderão votar. Caso seja o vitorioso, Johnson se...
O ex-prefeito de Londres, Boris Johnson (foto), obteve nesta terça-feira, 18, o apoio de 126 dos 313 parlamentares do Partido Conservador, no Reino Unido. Com isso, é dado como certo que seu nome estará entre os dois que disputarão uma eleição em que todos os membros do partido poderão votar. Caso seja o vitorioso, Johnson se tornará o líder dos conservadores e, como consequência, primeiro-ministro do Reino Unido.
"Boris Johnson está liderando uma campanha muito estratégica, focada em convencer alguns poucos parlamentares conservadores e membros do partido com poder de voto nesta competição interna", diz Filipa Figueira, professora de assuntos europeus na University College London. "Ele tem feito o mínimo de aparições públicas possíveis, talvez para minimizar a possibilidade de gafes e de erros."
Johnson também tem adotado um tom mais moderado em seus discursos para aumentar suas chances entre parlamentares. Ele tem dito, por exemplo, que um Brexit sem acordo não é sua alternativa preferida. "Mas ele tem repetidamente defendido a necessidade de manter esta opção em cima da mesa, e tem continuado a dizer que não hesitaria em usá-la se for o caso", diz Filipa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)