À CPI, Planalto revela propaganda oficial contra o isolamento; veja vídeo
O secretário de Comunicação da Presidência, André de Sousa Costa, encaminhou nesta semana milhares de documentos à CPI da Covid no Senado sobre a política de comunicação do Planalto com relação ao coronavírus. Dentre os arquivos, o Planalto enviou cópias de peças publicitárias produzidas pela Secom no ano passado. Em março de 2020, mês em...
O secretário de Comunicação da Presidência, André de Sousa Costa, encaminhou nesta semana milhares de documentos à CPI da Covid no Senado sobre a política de comunicação do Planalto com relação ao coronavírus. Dentre os arquivos, o Planalto enviou cópias de peças publicitárias produzidas pela Secom no ano passado.
Em março de 2020, mês em que a pandemia foi oficializada pela OMS, o material entregue pelo governo à comissão de inquérito utiliza o slogan "o Brasil não pode parar", em vídeo que pede o fim do isolamento social como medida de controle da pandemia, pregando a quarentena apenas de grupos de risco, teoria elaborada e difundida por Jair Bolsonaro no início do ano passado. Veja o vídeo:
O mesmo slogan foi usado em uma postagem oficial do governo, em março, posteriormente apagada pelo Planalto, criticado por desencorajar o isolamento social. Interrogado pela CPI da Covid, o ex-secretário de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten, disse não saber a origem da campanha. Materiais relacionados ao slogan foram publicados nas redes sociais da própria Secom e divulgados por ministros.
"Eu me recordo de um vídeo circulando, mas não tenho certeza se ele é de autoria e de assinatura da Secom. Não se se foi feito dentro da estrutura ou circulou de forma orgânica", alegou o publicitário, durante o depoimento. Agora, ele é investigado pelo Ministério Público Federal, que apura uma eventual mentira à CPI.
Em outro vídeo produzido em março pela equipe de comunicação do governo para desmentir "fake news" sobre o coronavírus, a Secom também diminui a importância da doença, afirmando que se trata de uma enfermidade de "baixa letalidade", quando comparada com doenças como o Ebola, a MERS e a SARS. "Não acredite em tudo que dizem por aí", adverte a Secom, no início da peça.
Segundo informações prestadas pela Secom à CPI, os vídeos custaram 758 reais cada um para serem produzidos -- foram enquadrados como "banners de média complexidade". As peças entraram no escopo de uma nota fiscal para manutenção de redes sociais do governo durante março de 2020, um serviço prestado pela agência Isobar. Naquele mês, a empresa cobrou 781,4 mil reais do Planalto pelo trabalho realizado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Márcia
2021-06-09 23:53:23quase 500000 mortes é baixa letalidade só na cabeça de uma pessoa doente e sanguinária
Afranio
2021-06-09 18:17:59Que visão espetacular essa revista tem. Incrível! Se não fosse a Crusoe, eu era muito mal informado ....
KEDMA
2021-06-09 07:47:43A maioria dessas pessoas que estão indo à CPI não tem culpa de nada em suas áreas de atuação. A culpa é sempre do outro, de alguém que deixou circular, que disse A em vez de B… Vergonhoso!!!
Marília
2021-06-09 07:10:31Nem uma palavra sobre a aprovação na comissão da camara da liberação da maconha no Brasil?? Tá fraca Crusoe..
WILLIAN
2021-06-09 06:50:57Gostaria de pedir a O Antagonista que parasse de colocar fotos do Bostonaro nas matérias. Não aguento mais ver essa cara de palerma, frouxo, broxa e fixado na fase anal (pra não chamar de enrustido).
Nilce
2021-06-08 22:52:53Enquanto os países estavam se organizando para combater o vírus e salvar vidas, o governo brasileiro estava articulando em como sabotar o vírus e deixar pessoas morrerem. Isso não é genocídio?
Afranio
2021-06-08 21:46:27Eu só acredito na Crusoe e em mais nada, porque a Crusoe é muito imparcial...
Sheila
2021-06-08 21:41:02este vírus realmente é arrasador e isto é inegável. O governo pecou em muitas ocasiões..mas na minha opinião pessoal precisava manter o coração da nação batendo para ocorrer alguma retomada. muitos amigos e parentes meus faleceram e continuam falecer é fato é muito triste todos estes wuevse foram.. Se não tivessem divulgado o vídeo nada teria mudado o cenário avassalador..
Natalia
2021-06-08 20:51:25A Política pífia do PR não salvou a economia, não salvou a saúde e sequer salvou a vaga no Planalto. Segue o vírus, jogando por terra as falácias .
Elisabete
2021-06-08 20:44:14A HORA É AGORA. FORA GENOCIDA