A censura de Moraes tem vergonha de ser censura
Um áudio divulgado pela conta DogeDesigner e compartilhado pelo empresário americano Elon Musk mostra um funcionário do X, antigo Twitter, comentando as demandas do ministro do STF Alexandre de Moraes (foto). “Continuávamos recebendo essas exigências do juiz Alexandre, esse é o nome dele no Twitter, para suspender contas imediatamente. Normalmente, nós tínhamos duas horas para...
Um áudio divulgado pela conta DogeDesigner e compartilhado pelo empresário americano Elon Musk mostra um funcionário do X, antigo Twitter, comentando as demandas do ministro do STF Alexandre de Moraes (foto).
“Continuávamos recebendo essas exigências do juiz Alexandre, esse é o nome dele no Twitter, para suspender contas imediatamente. Normalmente, nós tínhamos duas horas para suspender uma conta ou ter de pagar multas enormes. No fim, nós recebemos ordens para suspender as contas de membros do Congresso e dos principais jornalistas. Além disso, nós não podíamos dizer que isso seria feito a mando de Alexandre de Moraes. Tínhamos de fingir que era devido às nossas regras de serviço. E essa foi a gota d´água que nos levou a dizer 'não'", diz o áudio.
"We kept getting these demands from Judge Alexandre to suspend accounts of sitting members of the parliament and major journalists. We could not tell them that this was at the behest of Alexandre, we had to pretend that it was due to our rules" 🇧🇷
一 Elon Musk pic.twitter.com/mfbPZFj7yG
— DogeDesigner (@cb_doge) April 8, 2024
Uma das principais características da censura é que seus autores sabem que suas decisões serão criticadas pela maioria da população.
É por isso que, para evitar passar vergonha, os censores brasileiros sempre tentaram passar desapercebidos.
A pior época da censura no Brasil foi nos anos 1970, durante a ditadura militar. Foi esse o período auge da censura prévia.
Alguns jornais tinham funcionários do governo na redação ou recebiam visitas desses agentes à noite, quando os jornais estavam prestes a ir para a impressão na gráfica.
De última hora, esses agentes derrubavam reportagens, usando critérios diversos. Alguns diziam que era preciso proteger a soberania (palavra que também aparece na decisão de Moraes, dada no domingo, 7), outros agiam em nome dos bons costumes ou da preservação da família brasileira.
O problema é que, como as ordens ocorriam muito tarde da noite, não havia tempo suficiente para substituir um texto por outro, do mesmo tamanho.
Vale lembrar que, há cinquenta anos, esse processo não era feito por computador. Tudo ainda era realizado de maneira muito manual.
O resultado é que os jornais saíam no dia seguinte com alguns pedaços em branco, com receitas de bolo ou com emendas malfeitas.
Quando isso começou a ocorrer, os militares passaram a exigir dos donos de jornais que as trocas de reportagens fossem feitas sem deixar pistas.
A censura tem vergonha de si mesma. Era assim na ditadura militar. É assim com o STF de Alexandre de Moraes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Amaury G Feitosa
2024-04-09 08:34:32Na tortura a carne se trai .. na censura sua mente se esvai ..... assim.ae mata a liberdade de um povo.
Leticia Jota Piantino Merchioratto
2024-04-08 20:30:19Até que enfim,,,Obrigada Senhor,,, Que vergonha não aparecer um juiz sequer para por fim a esses crimes cometidos, Onde está o presidente do senado? Não governará Minas.Onde está Michel Temer? Que nomeou esse psicopata? Brasil deserto de homens e de déias"....
Ilvio
2024-04-08 20:00:25É só dar uma pequena chance que Crusoé assume sua inescapável vocação para a direita
ROBERTO DE VASCONCELLOS PEREIRA
2024-04-08 15:47:03Falta de transparência de Moraes. Típico de ditadores.
Joao Shigueru Yoneda
2024-04-08 17:52:29"desapercebido" significa desprevenido, despreparado. O correto seria "tentaram passar despercebidos". A propósito de textos censurados, O Estadão publicava trechos dos Lusíadas, de Camões.
AEC
2024-04-08 16:07:55Os uru bus pensam que são donos do Brasil!
Bernadete Sampaio
2024-04-08 15:31:16Excelente texto !