A altura estimada da onda do tsunami no Chile
Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres, Senapred, do Chile, revisou o alerta para as áreas de praia do país

A diretora do Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres, Senapred, do Chile, Alicia Cebrian (foto), afirmou que as ondas geradas por um terremoto de 7,5 grau na escala Richter no Oceano Pacífico devem alcançar o litoral do país com entre 30 centímetros e 90 centímetros de altura.
Para o território chileno antártico, onde a ameaça de tsunami foi cancelada, foram registrados "tsunamis instrumentais" com variações no nível do mar de 6 centímetros na base Prat e 23 centímetros.
Variações de entre 6 centímetros e 26 centímetros podem não ser perceptíveis visualmente.
Redução no alerta
Inicialmente, o Senapred ordenou a evacuação das áreas costeiras de Magalhães e do território antártico chileno devido à ameaça de tsunami, ativando o sistema de mensagens por celular para reforçar a evacuação.
Foi solicitado para a população agir com calma e para seguir as instruções das autoridades.
No início da tarde, o Senapred anunciou a desativação da evacuação preventiva, permitindo que a população retorne às atividades normais.
No entanto, foi mantido o "estado de precaução", recomendando que as pessoas evitem zonas costeiras, como praias, foz de rios, marinas e portos, devido à possibilidade de variações menores no nível do mar.
Gabriel Boric
O presidente Gabriel Boric é da região de Magalhães. Seu primeiro cargo como deputado foi representando a região de Magalhães e da Antártida chilena.
"Para que se tenha uma ideia de nossa geografia, o terremoto em Magalhães ocorreu no passo Drake, que separa a América do Sul da Antártida, 218 km ao sul de Puerto Williams. Apesar de ter sido determinado uma redução do estado de emergência de 'evacuação preventiva' a 'precaução', é muito importante manter o alerta às comunicações oficiais e não duvidar do que informam as autoridades. Nestes casos sempre é melhor prevenir que lamentar", escreveu Boric no X.
Pouco antes, o governo do Chile emitiu a seguinte nota:
"Estado de Precaução para toda a Região de Magalhães e Antártida Chilena. Este estado é estabelecido quando existe ameaça de um tsunami menor com afetação limitada sobre a zona costeira", lê-se na conta do governo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)