57% acham que o Brasil está na direção errada, aponta Quaest
Maioria acha que o país não caminha na direção certa, apesar de a aprovação do presidente Lula ter subido em agosto

Embora a aprovação do presidente Lula (PT) tenha subido em agosto, a maioria dos brasileiros acha que o Brasil está na direção errada.
Segundo pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira, 20, 57% dos entrevistados disseram que o país está indo na direção "errada", ante 36% que veem o Brasil caminhando na direção "certa".
Em julho, 58% dos entrevistados afirmaram que a direção estava "errada" e 34%, "certa". Em maio, os percentuais eram 61% e 32%, respectivamente.
E a economia?
A economia brasileira "piorou" para 46%, ficou "do mesmo jeito" para 30% e "melhorou" para 22% em agosto.
No mês anterior, a percepção sobre a economia era semelhante: 46% diziam que "piorou", 30% que estava "do mesmo jeito" e 21% que "melhorou".
O ápice da percepção de piora da economia foi em março, quando 56% dos entrevistados disseram que a economia havia piorado.
A aprovação de Lula
A aprovação do petista subiu de 43% em julho para 46% em agosto. A desaprovação, por sua vez, recuou de 53% para 51% no mesmo período.
Em maio, Lula era aprovado por 40% e desaprovado por 57%.
O percentual de entrevistados que avaliam o governo Lula como “negativo” recuou de 40% para 39% na passagem de julho para agosto.
Por outro lado, os respondentes que veem o governo como “positivo” subiram de 28% para 31%.
Os que consideram o governo “regular” oscilaram de 28% para 27%.
Preço dos alimentos
Diretor da Quaest, o cientista político Felipe Nunes atribuiu a melhora dos números de Lula à percepção dos entrevistados de queda nos preços dos alimentos no supermercado.
“Depois de mais de um ano e meio, a parcela de brasileiros que percebe alta no preço dos alimentos caiu para perto de 60%. Esse alívio no bolso impulsionou a popularidade do governo, sobretudo entre os mais pobres”, afirmou Nunes.
Comparado a agosto de 2024, o poder de compra dos brasileiros é menor para 70% dos entrevistados pela Quaest.
A Quaest entrevistou 2.004 pessoas entre 13 e 17 de agosto. A margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)