Bolsonarismo, infecção especialmente perigosa para os médicos
É intolerável ver médicos se curvarem a Bolsonaro, mesmo quando ele repete asneiras sobre vacinação

Jair Bolsonaro visitou nesta quarta-feira, 27, o Conselho Federal de Medicina (CFM). Falou e, no final, foi aplaudido de pé pela plateia. Isso, apesar de ter repetido uma ideia que deveria causar urticária em qualquer médico: a de que a vacinação pode ser tratada por uma autoridade pública como simples questão de liberdade individual. “Eu não me vacinei, eu entendo que isso é liberdade, é democracia, é um direito meu e estou vivo até hoje”, disse Bolsonaro.
A epidemiologia lida com grandes números. Quando as epidemias estão no auge, o grupo de infectados cresce em progressão geométrica, e não um fulano por vez. Daí a necessidade de vacinação em massa. Oferecer o braço à agulha representa quase nada em perda de liberdade, e muito em benefício de quem vive ao redor. Nenhum homem é uma ilha. Isso nunca entrou na cabeça dura de Bolsonaro, que só se importa se está vivo, e dane-se o resto. Ele, provavelmente, será punido nas urnas por causa disso. Mas já deveria ter sido punido hoje, pelo silêncio dos médicos que o ouviram dizer asneira.
O aplauso entusiasmado no CFM fez baixar em mim o espírito de Voltaire. O escritor francês considerava charlatães todos os médicos de sua época, o século 18. Eles eram alvos frequentes do seu mau-humor. Nesta toada: “Médicos administram remédios sobre os quais sabem muito pouco, a pacientes sobre os quais sabem menos ainda, para curar doenças sobre as quais não sabem nada.” A medicina, desde então, tornou-se uma ciência de verdade, e das mais nobres. O que torna ainda mais intolerável ver médicos se curvarem a Bolsonaro.
O espírito de Voltaire é o da zombaria. Por isso, dedico aos médicos brasileiros dois verbetes de uma enciclopédia imaginária, que procura registrar o que há de pior no mundo. Sim, eu sei que generalizações são sempre injustas. Podem ter certeza que meu cunhado vai me fazer pagar por isto:
Medicina - requer muitos anos de estudo. Um dos caminhos mais longos para chegar ao bolsonarismo.
Bolsonarismo - infecção especialmente perigosa para os médicos. Ao menor contato, faz com que esqueçam tudo que aprenderam ao longo da vida.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Valter
2022-07-29 14:16:40Sou médico e o CFM não me representa.Este atual presidente merece ter o CRM cassado
Cida
2022-07-29 01:09:30Esses médicos que aplaudiram o Bozo não me representam, nem o CFM que está no mesmo barco. Ser médico não é só cursar Medicina. É necessário, além do conhecimento científico, praticá-la com idoneidade, empatia e respeito pelo outro. É curar quando é possivel, aliviar a dor e o sofrimento não só prescrevendo medicamentos, mas acolhendo o paciente e dedicando a ele a atenção e o respeito que merece, busca e necessita. Esses "medicos" que buscam cargos, poder e benesses rasgaram seu diploma. Fato!
Liliam
2022-07-28 23:57:25Mas que dificuldade em aceitar idéias contrárias, hein?!
Cida
2022-07-28 23:55:59Parabéns pelo artigo Graieb! Sou médica e sinto vergonha alheia pela subserviência destes ditos "colegas" aos desmandos de um presidente aloprado e cruel. O MS tem alguém no leme: desde que Mandeta e Taich saíram do ministério o comando tem sido do dr. Bolsonaro, aquele que manda e interfere em tudo, sem saber de nada! O estrago que fez no combate à pandemia, as vidas que poderiam ser salvas, o crime no atraso intencional da vacinação...Imperdoável um médico aplaudir este ser e apoiá-lo!
Edmilson
2022-07-28 18:02:05Não tenho paciência em escutar asneira de VERME!
Eduardo
2022-07-28 17:41:58Com algumas dúvidas votei em Bolsonaro em 2018. Contra o luloptismo pois ele montou o mesmo sob compromisso publico de que iriamos nos livrar desses fanáticos que empobrecerampor 13 anos, a ética e a Justiça neste pais. Com oinicio do governo a esperança foi impactada de no poder revelar-se simpático ao nazi-facismo e enrolado (e bota acrobacias nisto!) junto com os filhos nos mensalinhos, que tiravam do cofre público, via funcionários deles. A supresença esquizofrênica no des governo que
Fabio
2022-07-28 17:41:07Conselho/sindicato sempre reúne os piores dos piores da categoria
Marbene De Araújo Bueno
2022-07-28 16:55:02No ponto!
claide reis rocha
2022-07-28 16:27:16Vergonha! Deveriam ter se levantado e saído deixando o asno genocida zurrando sozinho.VERGONHA seus doutores
Nildo Jose Formigheri
2022-07-28 16:05:11Enquanto os lideres mundiais oferecem o braço para vacina em publico, Bolsonaro escondesse atrás de 100 anos de segredo de justiça. Foi esta coisa que elegemos e seremos que removeremos entulho.