Copa América no Brasil: reação mostra que Bolsonaro cometeu uma nova barbaridade política
As reações do meio político, de figuras públicas e de parte da população nas redes sociais mostram que o presidente Jair Bolsonaro cometeu mais um disparate durante a pandemia ao dar o sinal verde para a realização da Copa América no Brasil, que acontecerá entre os meses de junho e julho, quando o país pode...
As reações do meio político, de figuras públicas e de parte da população nas redes sociais mostram que o presidente Jair Bolsonaro cometeu mais um disparate durante a pandemia ao dar o sinal verde para a realização da Copa América no Brasil, que acontecerá entre os meses de junho e julho, quando o país pode alcançar a marca de 500 mil mortos pela Covid-19 e amargar uma terceira onda. O Planalto deu aval ao torneio após recusas da Argentina e da Colômbia.
O anúncio, realizado na manhã desta segunda-feira, 31, virou o segundo assunto mais mencionado no Twitter. Nos comentários, foi ressaltado o contraste entre a decisão relâmpago sobre sediar o torneio sul-americano e a demora do governo federal em responder às propostas da Pfizer em relação à compra de vacinas contra o novo coronavírus, por exemplo.
Antes mesmo do anúncio oficial das cidades-sede da Copa pela Conmebol, governadores se adiantaram e declararam que não estão dispostos a aceitar a realização das partidas em seus estados. É o caso, por exemplo, dos chefes de estado de Pernambuco e do Rio Grande do Norte. Outros mandatários, como Rui Costa, da Bahia, e João Doria, de São Paulo, admitiram receber os jogos, mas sob a condição da não participação do público.
Presidenciáveis também repudiaram a decisão de Bolsonaro ao longo do dia. Ciro Gomes e Luiz Henrique Mandetta teceram duras críticas ao “sim” do Brasil ao torneio -- enquanto o ex-ministro da Saúde apelidou a disputa de “Cova América”, o pedetista pediu medidas preventivas da CPI da Covid. Principal adversário de Bolsonaro para 2022, Lula, até o fim desta tarde, havia optado pelo silêncio.
A CPI não demorou a se manifestar. O vice-presidente do colegiado, Randolfe Rodrigues, protocolou um pedido de convocação do presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Rogério Caboclo. Para o parlamentar, a comissão precisa ouvi-lo “para saber que medidas foram tomadas para garantir a segurança sanitária dos brasileiros e das delegações estrangeiras durante a realização do evento”.
O aval ao torneio pode, inclusive, servir de munição para o indiciamento de integrantes do alto escalão do governo pela CPI. Integrantes da comissão ouvidos por Crusoé sob reserva frisam que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pode ser responsabilizado, caso tenha dado parecer favorável à realização do evento enquanto o país ainda patina na vacinação e sofre com o avanço da doença.
O debate não se restringirá a Executivo e Legislativo. O Supremo Tribunal Federal, aliás, pode ter papel preponderante no caso. O PT adiantou que acionará a corte contra o torneio, intitulado pelo partido de “Copa da Morte”. “Continuaremos defendendo a vida, a vacinação ampla e irrestrita e medidas que busquem controlar a disseminação de novas cepas e a segurança para o povo”, escreveu o deputado Alexandre Padilha. A polêmica está longe do fim.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Luiz
2021-06-01 19:34:19Desistiram de fazer jornalismo. São hoje um ajuntamento de covardes difamadores preocupados em desinformar e manter um clima de e ódio para essa gente que passou a frequentar este site. A área de comentários virou uma cracolândia. Triste destino da Crusoé…
MARCOS
2021-06-01 18:59:07Fora Copa América, fora Bolsonaro, fora Lula, Fora Aras e fora alguns do STJ e STF.
Paulo
2021-06-01 10:25:07Pura hipocrisia!! Hoje no Brasil jogos docampeonato brasileiro, Libertadores, Sul Americana e os estaduais acabaram, mas se o PR concordar com a Copa América a casa vem abaixo. HIPOCRISIA
Alexander
2021-06-01 10:15:06Eu não consigo ver onde o Bolsonaro, que sem dúvida, fala muito, fala besteiras, tem teorias estranhas sobre a Covid-19, cometeu um deslize que faça a imprensa meio burra ficar tão excitada. Os campeonatos de futebol no Brasil continuam acontecendo com estádios vazios, como será esta com disputa internacional. Os cretinos de sempre da política já se manifestaram. A imprensa marrom também. Mas ninguém explicou onde esta o risco para a população brasileira.
ENDERSON
2021-06-01 08:54:13o presidente deveria informar que caso não seja correto realizar a Copa América, também, pelos mesmos motivos, suspender o Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores! Vejamos o que a Globo acha disso!!!
Nelson
2021-06-01 08:21:08Até tu, Brutus? Já não bastava a dor de cotovelos da Globo? Paremos todos os campeonatos então.
Maria
2021-06-01 08:07:41Esse ano em junho começa a Eurocopa.. Não vejo crime a copa América acontecer em qualquer pais... Sem público... Agora vai começar o mimimimimi desse povo chato.. Como as pessoas são umas aberrações hj em dia
Lourival Nascimento
2021-06-01 08:07:12Ana, tá certo que vc só publica o que seus patrões do " Mamata Connection " mandam, ainda que seja apenas politicagem, em oposição aos fatos. Não acho que hospedar a Copa América seja prioridade para o país e vcs vão usar isso para mentir, o ofício preferido da Cru$oé. No último sábado houve a final da Champions League no estádio do Dragão em Portugal, com 14 torcedores nas arquibancadas. Note que o país é apenas o 29º colocado em percentual de vacinas na UE. Veja o jornal publico.pt em 31/05/21
Edvaldo
2021-06-01 07:24:11Bolsonero cada vez mais fortalece o Lula. O Carluxo deve andar bebendo, só dar chute no pra fora.
Carlos
2021-06-01 06:36:45vale tudo desde que não seja iniciativa do governo.