1,3 bilhão de reais para compensar prejuízos em fundos de pensão
A força-tarefa da operação Greenfield (foto), que investigou fraudes contra fundos de pensão estatais, quer o pagamento de mais de 1,3 bilhão de reais como reparação aos prejuízos causados a essas entidades. O valor é referente a irregularidades que lesaram a Funcef, fundo de pensão da Caixa, Petros, da Petrobras, e Previ, do Banco do...
A força-tarefa da operação Greenfield (foto), que investigou fraudes contra fundos de pensão estatais, quer o pagamento de mais de 1,3 bilhão de reais como reparação aos prejuízos causados a essas entidades. O valor é referente a irregularidades que lesaram a Funcef, fundo de pensão da Caixa, Petros, da Petrobras, e Previ, do Banco do Brasil.
O pedido foi feito na ação de improbidade administrativa enviada à 22ª Vara da Justiça Federal de Brasília na quinta-feira, 30. O valor é equivalente ao triplo do prejuízo causado nas operações irregulares. A ação é contra 34 pessoas, além das empresas Global Equitity e Atlantes Projetos, por fraudes realizadas no Fundo de Investimento em Participações Global Equity Properties, o FIP GEP, entre 2009 e 2014.
Com exceção das duas empresas, os outros 34 acusados na ação civil também já respondem criminalmente pelas acusações. Os procuradores da República da força-tarefa também pediram perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa e proibição de contratos dos denunciados com o poder público.
O FIP GEP foi constituído em 2008 para aplicar recursos em empreendimentos imobiliários comerciais ou residenciais e era gerido pela Global Equity. A Funcef, a Petros, a Previ e outros fundos de previdência eram cotistas do fundo. As investigações da Greenfield descobriram que os gestores do FIP GEP, assim como ex-executivos dos três fundos de pensão, praticaram atos de gestão temerária e fraudulenta, gerando prejuízo aos investidores.
Segundo o Ministério Público Federal, os investimentos assumidos pelo fundo eram de altíssimo risco e não observavam princípios de transparência, prudência, segurança e análise, como determinavam os próprios manuais de investimento das entidades de previdência. Os procuradores da Greenfield destacaram investimentos em sociedades de propósito específico que nunca saíram do papel, ou que tiveram preços superfaturados em mais de 500%, entre outras irregularidades.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
André
2019-06-02 13:05:30Só matando. A merda vai continuar eternamente. Enquanto essa sub-raça existir. Existirá bandidos.
Alain
2019-06-02 05:27:25Sao casos onde deveríamos aplicar a estas pessoas a política de direitos humanos socio-comunista: PAREDON So assim serviriam de exemplo pra algo na vida, melhor doque estrume.
Paulo
2019-06-01 14:49:46E o Postalis dos Correios? Até hoje os funcionários dos Correios têm que contribuir mais para cobrir o rombo deixado pelos petistas. e o pior: nada aconteceu com ninguém. Só os funcionários estão arcando com o prejuízo que nem foi causado por eles. Crusoé tinha que fazer uma reportagem sobre isso também.
GUILHERME
2019-06-01 14:28:27qual o nome dos 34 ladrões? é preciso saber!
Joseph Pulitzer
2019-05-31 21:30:49A surpresa é o valor de "apenas" 1,3 bilhões de reais. Os contribuintes vão cobrir o rombo dos privilegiadíssimos fundos de pensão dos funcionários das empresas estatais ora lesados ???
LuisR
2019-05-31 20:05:11"A ação é contra 34 pessoas..." Essas pessoas com certeza tem nomes, endereço, etc... quais são? Mais detalhes por favor!!
Marcos
2019-05-31 19:58:04Os governos anteriores quebraram os fundos de pensão dos funcionários e deixaram a conta para eles pagarem, e estão sendo obrigados a isso. Cobrem tudo e prendam esses canalhas.
Rogério Goncalves
2019-05-31 19:08:43Os Fundos de Pensão foram o playground dos capimunistas. Valores consignados em FP dos empregados com fins específico da "aposentadoria". Dinheiro 'alheio'. A Postalis da EBC os aposentados sofrem retenções mensais. Irão morrer e não pagarão o rombo!.. Os demais "fundos" estão na mesma esteira. O povo pagará, de novo? A Previ, Petros, Funcef tb solapados de forma escusa e mal intencionada. Recreação no capitalismo para desmontá-lo. Privatizar e migrar a "carga" sem o governo a quem entende!!!
Jose
2019-05-31 18:41:49Desde que o dinheiro não saia dos cofres públicos, pode cobrar.
Chris
2019-05-31 17:37:21Atenção Antagonista+: sistema IOS nos está abrindo área de comentários.