Maduro mandou 3,5 milhões de euros para Movimento 5 Estrelas da Itália
O jornal espanhol ABC publicou nesta segunda, 15, uma matéria afirmando que o atual ditador Nicolás Maduro, que em 2010 era o ministro de Relações Exteriores da Venezuela, mandou 3,5 milhões de euros em dinheiro vivo para o Movimento 5 Estrelas, do comediante Beppe Grillo (foto). A mala com dinheiro foi enviada para o consulado venezuelano...
O jornal espanhol ABC publicou nesta segunda, 15, uma matéria afirmando que o atual ditador Nicolás Maduro, que em 2010 era o ministro de Relações Exteriores da Venezuela, mandou 3,5 milhões de euros em dinheiro vivo para o Movimento 5 Estrelas, do comediante Beppe Grillo (foto).
A mala com dinheiro foi enviada para o consulado venezuelano em Milão, segundo documentos da Direção Geral de Inteligência Militar da Venezuela. Quem recebeu a remessa, em 2010, foi Gianroberto Casaleggio, que fundou o Movimento 5 Estrelas com Grillo. O dinheiro chegou à Itália como mala diplomática, e por isso não foi vistoriado.
O Movimento 5 Estrelas nasceu em 2009. O partido sempre se declarou contra Juan Guaidó, que se proclamou presidente da Venezuela em janeiro de 2019. Atualmente, o Movimento 5 Estrelas integra a coalizão de governo na Itália com o Partido Democrata.
Um porta-voz da Embaixada da Venezuela em Roma disse que o documento citado pelo ABC é falso e que os diplomatas estudam ações legais contra o jornal.
Em 2016, o mesmo jornal espanhol, o ABC, publicou uma matéria dizendo que o governo de Hugo Chávez mandou, em 2008, 7 milhões de euros para a Fundação CEPS, que depois daria origem ao Partido Podemos, de Pablo Iglesias, na Espanha. O Podemos integra a coalizão de governo do país com o Partido Socialista Espanhol.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)