Governadores criticam Bolsonaro por encorajar invasão de hospitais
Os governadores dos nove estados do Nordeste criticaram o presidente Jair Bolsonaro (foto) por incentivar seguidores a “arranjarem um jeito” de entrar em hospitais públicos e de campanha para checar a ocupação de leitos. Em carta divulgada nesta sexta-feira, 12, os mandatários argumentam que o incentivo vai na contramão de todos os protocolos médicos, desrespeita...
Os governadores dos nove estados do Nordeste criticaram o presidente Jair Bolsonaro (foto) por incentivar seguidores a “arranjarem um jeito” de entrar em hospitais públicos e de campanha para checar a ocupação de leitos.
Em carta divulgada nesta sexta-feira, 12, os mandatários argumentam que o incentivo vai na contramão de todos os protocolos médicos, desrespeita profissionais que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus e coloca a vida de pacientes em risco.
“O presidente Bolsonaro segue, assim, o mesmo método inconsequente que o levou a incentivar aglomerações por todo o país, contrariando as orientações científicas, bem como a estimular agressões contra jornalistas e veículos de comunicação, violando a liberdade de imprensa garantida na Constituição”, afirmam.
O texto ainda mira as operações realizadas contra os chefes de Executivos estaduais “sem haver sequer a prévia oitiva dos investigados e a requisição de documentos”. Nas últimas semanas, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos governadores do Rio, Wilson Witzel, e do Pará, Helder Barbalho.
“Tais operações produzem duas consequências imediatas. A primeira, uma retração nas equipes técnicas, que param todos os processos, o que pode complicar ainda mais o imprescindível combate à pandemia. O segundo, a condenação antecipada de gestores, punidos com espetáculos na porta de suas casas e das sedes dos governos”, avaliam.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)