Bolsonaro: divulgar números da Covid-19 às 22h é para evitar subnotificação
O presidente Jair Bolsonaro foi ao Twitter na manhã deste sábado, 6, para explicar a mudança no horário e na forma de divulgação dos números diários sobre a pandemia do novo coronavírus no Brasil. Em uma série de cinco tuítes, o presidente publicou uma nota do Ministério da Saúde sobre a mudança de horário. Na...
O presidente Jair Bolsonaro foi ao Twitter na manhã deste sábado, 6, para explicar a mudança no horário e na forma de divulgação dos números diários sobre a pandemia do novo coronavírus no Brasil. Em uma série de cinco tuítes, o presidente publicou uma nota do Ministério da Saúde sobre a mudança de horário.
Na noite da sexta-feira, 5, o presidente sugeriu em conversa com jornalistas que o novo horário de divulgação, às 22h, era uma forma de evitar a publicação dos dados pelos telejornais noturnos. "Acabou matéria do Jornal Nacional", disse o presidente.
"Para evitar subnotificação e inconsistências, o @minsaude optou pela divulgação às 22h, o que permite passar por esse processo completo. A divulgação entre 17h e 19h, ainda havia risco subnotificação. Os fluxos estão sendo padronizados e adequados para a melhor precisão", tuítou.
Sobre a mudança na forma de divulgação, sem incluir dados de confirmações acumulados em dias anteriores, apenas com números das últimas 24 horas, o presidente afirmou o método anterior não retrata o momento do país. "Ao acumular dados, além de não indicar que a maior parcela já não está com a doença, não retratam o momento do país. Outras ações estão em curso para melhorar a notificação dos casos e confirmação diagnóstica", afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)