Regina Duarte deixa Secretaria da Cultura e assumirá Cinemateca de SP
O presidente Jair Bolsonaro anunciou na manhã desta quarta-feira, 20, que Regina Duarte deixará a Secretaria Especial da Cultura e assumirá, em alguns dias, o comando da Cinemateca em São Paulo. O anúncio foi feito pelo Twitter após encontro entre os dois no Palácio da Alvorada. "Regina Duarte relatou que sente falta de sua família,...
O presidente Jair Bolsonaro anunciou na manhã desta quarta-feira, 20, que Regina Duarte deixará a Secretaria Especial da Cultura e assumirá, em alguns dias, o comando da Cinemateca em São Paulo. O anúncio foi feito pelo Twitter após encontro entre os dois no Palácio da Alvorada.
"Regina Duarte relatou que sente falta de sua família, mas para que ela possa continuar contribuindo com o governo e a cultura brasileira assumirá, em alguns dias, a Cinemateca em SP. Nos próximos dias, durante a transição, será mostrado o trabalho já realizado nos últimos 60 dias", disse Bolsonaro.
Em vídeo ao lado do presidente no Alvorada, a atriz pergunta se o presidente a estaria "fritando", mas em seguida confirma a tese de que sua família cobrava sua presença em São Paulo. "É um presente duplo: a Cinemateca e eu estar próximo da minha família", afirmou Regina.
Nos bastidores, porém, auxiliares de Bolsonaro já davam como certa a saída da atriz da secretaria há pelo menos duas semanas, mas por outros motivos. Segundo assessores presidenciais, o chefe do Palácio do Planalto estaria insatisfeito com a atuação de Regina na pasta.
Nas últimas semanas, Bolsonaro demitiu pessoas indicadas pela atriz, entre elas, o advogado Pedro Horta, exonerado do cargo de secretário-adjunto da secretaria no último sábado, 16. Também chegou a readmitir, contra a vontade de Regina, o maestro Dante Mantovani para a presidência da Funarte.
No mesmo dia da nomeação de Mantovani, Crusoé revelou uma conversa entre a atriz e uma assessora na qual ela diz acreditar estar sendo dispensada pelo presidente. "Que loucura isso, que loucura. Eu acho que ele está me dispensando", disse no dia 5 de maio.
Leia, a seguir, os principais trechos:
Assessora - Me mandaram aqui para uma missão aqui, tá, Regina!? Mas eu jamais vou te trair. A minha missão é o que você decidir.
Regina - Tá bom, minha querida.
Assessora - A minha missão não é te convencer de qualquer coisa. Sua intuição é que vai mandar.
Regina - Tá bom. Eu já estava esperando. Essa noite eu passei a noite... Acordava de uma em uma hora e falava assim: 'está esquisito, está muito esquisito'.
Assessora - Tive um sonho muito estranho também. Falei assim: 'O que a Regina decidir, eu estou com ela'.
Regina - Tá.
Assessora - Só acho o seguinte: qualquer decisão que você tomar, você vai falar olho no olho desse cara. (...) O Edir Macedo indicou para ele um sujeito chamado Igor (inaudível). Imagina que merda.
Regina - Então, assim, eles estão decidindo... Está decidido.
Assessora - Não sei, não sei...
(Trecho inaudível)
Regina - Que loucura isso, que loucura. Eu acho que ele está me dispensando.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)