Inep admite que pode adiar o Enem devido ao coronavírus
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, admitiu nesta segunda-feira, 18, a possibilidade de adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, em razão do novo coronavírus. Parlamentares, a Defensoria Pública da União e secretários de Educação reivindicam a revisão do calendário. Em comunicado, o órgão, vinculado ao Ministério da...
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, admitiu nesta segunda-feira, 18, a possibilidade de adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, em razão do novo coronavírus. Parlamentares, a Defensoria Pública da União e secretários de Educação reivindicam a revisão do calendário.
Em comunicado, o órgão, vinculado ao Ministério da Educação, explicou que o assunto foi discutido pelo Comitê Operativo de Emergência, criado em 11 de março para debater e definir medidas de controle do avanço da doença em instituições de ensino.
“Foram destaques das discussões, no âmbito desse Comitê, as tratativas empreendidas a respeito do cronograma do Enem 2020, ocasião em que já se demonstrou abertura para nova alteração da data de aplicação das provas, tão logo o cenário fique mais definido, o que se reafirma na presente Nota”, diz o texto.
De acordo com o Inep, o atual cronograma foi divulgado para dar segurança à sociedade sobre a realização do Enem, além de viabilizar o cumprimento de etapas “preparatórias”, como o período de inscrição. O órgão ressaltou, contudo, que a fixação da data do exame, “não a torna imutável, ainda mais no atual momento”, e disse que aguarda maior definição do cenário para dar a última palavra.
“Ocorre que os diversos fatores que influenciarão na potencial alteração do calendário originalmente estabelecido ainda continuam incertos, em imprevisibilidade que obsta qualquer modificação neste momento, já que, como é de conhecimento geral, ainda estamos enfrentando a situação de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da COVID-19”, detalha.
Dessa forma, por ora, apesar das discussões, mantém-se o edital original, que prevê a aplicação das provas presenciais em 1 e 8 de novembro. A prova virtual, por sua vez, ocorrerá nos dias 22 e 29 de novembro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)