O que significam as mensagens recentes de Kim Jong-un
O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un (foto), não é visto em público desde o dia 11 de abril. Suspeita-se que, no dia 12, ele se submeteu a uma cirurgia no coração. Desde então, ele estaria se recuperando ou permanecido em estado grave. A ditadura não confirmou qualquer informação sobre o estado de saúde...
O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un (foto), não é visto em público desde o dia 11 de abril. Suspeita-se que, no dia 12, ele se submeteu a uma cirurgia no coração. Desde então, ele estaria se recuperando ou permanecido em estado grave.
A ditadura não confirmou qualquer informação sobre o estado de saúde de Kim Jong-un. Nesse período, jornais oficiais da Coreia do Norte e a agência de notícias KCNA publicaram notícias afirmando que ele tem enviado mensagens para o povo e para outros ditadores do mundo.
Nesta segunda, 27, o jornal oficial Rodong, da Coreia do Norte, diz que Kim enviou uma mensagem de agradecimento aos operários que trabalharam na construção do distrito turístico Wonsan Kalma. A notícia não traz fotos novas de Kim.
"Se Kim Jong-un tivesse morrido, o Rodong não estaria publicando esse tipo de mensagem", diz Michael Madden, especialista em Coreia do Norte no Stimson Center, em Washington.
Outros especialistas concordam com Madden de que as notícias são um indício de que Kim está vivo. "Uma das razões de o jornal veicular uma notícia como essa é que eles querem, indiretamente, passar a mensagem de que Kim Jong-un está vivo", diz Yong-Chool Ha, cientista social da Universidade Washington, Estados Unidos, e especialista na Ásia. "Ao mesmo tempo, essa notícia pode significar que algo aconteceu com ele. Kim pode estar imobilizado ou sem condições de aparecer em público. É nisso que eu acredito."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)