Toffoli diz que não há saída para crise fora da democracia
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli (foto), afirmou nesta quarta-feira, 22, que não há saída para crises “fora da legalidade constitucional e da democracia”. O magistrado ressaltou que, apesar do distanciamento social imposto para conter o avanço do novo coronavírus, a corte está “em pleno e total funcionamento”. Toffoli fez as declarações...
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli (foto), afirmou nesta quarta-feira, 22, que não há saída para crises “fora da legalidade constitucional e da democracia”. O magistrado ressaltou que, apesar do distanciamento social imposto para conter o avanço do novo coronavírus, a corte está “em pleno e total funcionamento”.
Toffoli fez as declarações ao abrir a sessão plenária desta tarde. Em um discurso, o ministro celebrou os 60 anos de Brasília e da instalação do Supremo no Distrito Federal. “A Praça dos Três Poderes representa a harmonia entre poderes equidistantes e o equilíbrio que deve existir entre eles, do qual depende a garantia das liberdades dos indivíduos e o progresso da nação”, disse.
O presidente do STF ressaltou que a democracia é salvaguardada pela corte. “Devemos, portanto, reafirmar nosso compromisso com os valores republicanos e democráticos, com os valores da liberdade, da igualdade e da justiça social, historicamente consolidados”, pontuou Toffoli.
O pronunciamento ocorre um dia após o ministro Alexandre de Moraes autorizar a abertura de inquérito para investigar organizadores e financiadores de atos que pregaram a intervenção militar, a pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras. A apuração mira deputados que atuaram no planejamento das manifestações.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)