Com infecções em terras indígenas, Moro promete ações da PF contra garimpo
Os ministros da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, apresentaram nesta segunda-feira, 13, medidas de combate ao coronavírus em aldeias. Até agora, três indígenas já morreram da doença, o que levou o governo a intensificar o isolamento dessas comunidades. Representantes de povos tradicionais denunciam...
Os ministros da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, apresentaram nesta segunda-feira, 13, medidas de combate ao coronavírus em aldeias. Até agora, três indígenas já morreram da doença, o que levou o governo a intensificar o isolamento dessas comunidades. Representantes de povos tradicionais denunciam um crescimento de casos de garimpo ilegal, o que teria aumentado a exposição dessa população à Covid-19.
Moro afirmou que esses são “problemas complexos que têm que ser enfrentados” e garantiu que a pasta mantém ações para controlar atividades ilegais. “A Polícia Federal não deixou de fazer operações para coibir o garimpo ilegal e a permanência ilegal em terras indígenas”, garantiu.
“Existe uma série de preocupações com intromissões indevidas nas terras indígenas, e não é de agora. Estamos envidando os esforços possíveis para que essas questões sejam dimensionadas”, garantiu o ministro da Justiça. Ele disse ainda que a Funai trabalha para estabelecer barreiras sanitárias nessas áreas.
A ministra Damares Alves anunciou que o governo federal deve investir, até junho, cerca de 4,7 bilhões de reais em políticas voltadas a povos tradicionais. O grupo é formado, por exemplo, por quilombolas, indígenas e ciganos. Do total, a maior fatia, de 3,2 bilhões de reais, refere-se ao auxílio emergencial de 600 reais para integrantes do Bolsa Família.
Além disso, 1,5 bilhão de reais serão investidos na distribuição de cestas básicas, kits de higiene e no reforço alimentar. O valor remanescente de 23 milhões de reais vai para ações de prevenção e atendimento à saúde.
Damares ainda anunciou a distribuição de um milhão de máscaras de proteção e luvas para a saúde indígena, além da disponibilização imediata de 6,3 mil testes rápidos. “Toda a atenção aos povos tradicionais. Vocês não estão sozinhos. Vocês não ficarão para trás”, declarou a ministra.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Maria
2020-04-14 08:14:11Interessante a matéria dessa menina. Clara, apenas apresentou fatos e reservou para si suas opiniões... É exatamente isso que se quer de um veículo de comunicação - FATOS. Opinião, eu tenho a minha!!!
Antônio
2020-04-13 23:03:54Por que não colocar os pilotos de Tucanos em treinamento real? Duas passadas e está resolvido o problema. Depois, 24 horas para esvaziarem os demais garimpos...
Eduardo
2020-04-13 20:43:05E o tal “Conselho da Amazônia”, serve para que? Mais um factoide bostonarista?
Antonio
2020-04-13 20:29:07Façam exames nos integrantes das ONGS afibalbelas não são tutoras dos índios?
Roberto
2020-04-13 18:52:52Deixem a Polícia Federal trabalhar;
#MourãoPresidenteJá
2020-04-13 18:35:59Deus esta vendo, o Nosso Senhor Jesus Cristo está organizando e Mourão será o soldado divino que irá colocar a Nação Brasileira no seu rumo certo. Respeito o senhor Jair Messias Bolsonaro pelo que já fez. Mas agora é hora de sair. Quanto ao ministro Sergio Moro, eu rezo todos os dias para que ele um dia seja ministro do Supremo Tribunal de Justiça da Nação Brasileira.
Eduardo
2020-04-13 18:27:55Este é Moto marreco. Não serve para juíz, nem para ministro e nem para nada. O correto é o socialismo, que sabe escolher aqueles que tem capacidade para executar as suas funções. Sou um social democrata, apoiador de Bernie Sanders, do Lula, do FHC e dos sistemas socialistas nórdicos, como a Dinamarca, a Suécia e a Noruega. Todos precisam dividir suas receitas para diminuir a desigualdade. O Moro marreco precisa aprender muito com o Lewandowski, o Gilmar, o Tóffoli e o Marco Aurélio.
WILSON
2020-04-13 18:26:38Esse sim tem meu respeito....Não aquele moleque irresponsável sentado na cadeira da presidência.
João
2020-04-13 18:23:059 min ago US to receive 750,000 coronavirus tests from South Korea From CNN's Priscilla Alvarez and Katelyn Polantz The United States is turning to South Korea — a country with an aggressive testing regime that the President Trump previously downplayed — to bring approximately 750,000 more coronavirus tests to the US, according to the Federal Emergency Management Agency.