Governo anuncia R$ 6 bi em crédito para micro e pequenas empresas
O Ministério do Desenvolvimento Regional anunciou nesta segunda-feira, 6, nova linha de crédito para micro e pequenas empresas em uma investida para atenuar os efeitos do novo coronavírus na economia. O programa prevê a disponibilização de 6 bilhões de reais. Os recursos sairão dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste....
O Ministério do Desenvolvimento Regional anunciou nesta segunda-feira, 6, nova linha de crédito para micro e pequenas empresas em uma investida para atenuar os efeitos do novo coronavírus na economia.
O programa prevê a disponibilização de 6 bilhões de reais. Os recursos sairão dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste. A medida foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional. Com o montante, estima-se a contratação de 85 mil operações.
O crédito será oferecido em duas modalidades. Na de “capital de giro isolado”, o beneficiário poderá contratar até 100 mil reais e, na de “investimentos”, o valor pode chegar a 200 mil reais. A taxa de juros é de 2,5% ao ano.
Do total, os cofres do Nordeste receberão 3 bilhões de reais. Mais 2 bilhões de reais chegarão ao Nordeste. O Centro-Oeste ficará com o valor remanescente. Os montantes são geridos, respectivamente, pelo Banco do Nordeste, Banco da Amazônia e Banco do Brasil.
Os empresários interessados podem contratar a linha de crédito enquanto durar o decreto de calamidade pública — ou seja, até 31 de dezembro deste ano. A norma prevê a quitação do empréstimo em até 24 meses, com o vencimento da primeira parcela previsto para janeiro de 2021.
“Entre hoje e amanhã, o ministro Rogério Marinho (foto) editará Portaria. Feita essa Portaria, os bancos terão cinco dias úteis para apresentar a reprogramação desses recursos. Feita essa reprogramação, o Ministério do Desenvolvimento Regional editará outra portaria, com voto ad referendum para as Superintendências de Desenvolvimento da Amazônia, do Nordeste e do Centro-Oeste”, explicou o secretário-executivo do MDR, Claudio Xavier Seefelder Filho.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
MARIO
2020-04-06 21:22:20Gostaria de saber se este financiamento será somente para os Estados do Norte - Nordeste??
Jose
2020-04-06 19:15:36Reportagem pouco esclarecedora. Somente p empresas do N NE CO? Alguma coisa p as demais regiões?