Justiça de SP determina proibição de cultos por causa do coronavírus
O juiz Randolfo Ferraz de Campos, da 14ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo, determinou nesta sexta-feira, 20, que o governo paulista e a prefeitura da capital proíbam a realização de missas e cultos religiosos por causa da pandemia do novo coronavírus. São Paulo é o estado que tem o maior número de casos confirmados...
O juiz Randolfo Ferraz de Campos, da 14ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo, determinou nesta sexta-feira, 20, que o governo paulista e a prefeitura da capital proíbam a realização de missas e cultos religiosos por causa da pandemia do novo coronavírus. São Paulo é o estado que tem o maior número de casos confirmados no país (396) e de mortes (9), todas na capital.
A decisão vale para qualquer tipo de reunião de fiéis e seguidores, não importa o número, em igrejas, templos e casas religiosas de qualquer credo em todas as cidades do estado. O juiz atendeu a um pedido do Ministério Público de São Paulo, que acionou a Justiça depois que o governador paulista João Doria decidiu recomendar, em vez de proibir, a suspensão dos cultos religiosos no estado para evitar grandes aglomerações. O juiz estabeleceu multa de 10 mil reais casos o governo não cumpra a decisão e determinou que o poder público aplique sanções se as igrejas descumprirem a decisão.
Nos últimos dias, os pastores Edir Macedo e Silas Malafaia (foto), duas influentes lideranças evangélicas do país, afirmaram publicamente que não iam suspender os cultos em suas igrejas. Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus, atribuiu a pandemia a satanás e disse que a crise foi fabricada por interesses econômicos. Apenas no templo da Universal no centro de São Paulo cabem cerca de 4 mil fiéis.
Na última quarta-feira, 18, Malafaia, da Assembleia de Deus, afirmou que não iria diminuir o número de cultos nem fechar suas igrejas. "Coronavírus! Querem fechar as igrejas que sou pastor? Recorram à Justiça”.
A Promotoria destacou que, na Coreia do Sul, o líder religioso Lee Man-Hee, da Igreja de Jesus Shincheonji, está sendo acusado de homicídio por ter omitido os nomes dos seguidores da seita que poderiam ter entrado em contato com o novo coronavírus, prejudicando o rastreamento do surto. Autoridades locais suspeitam que quase metade das infecções registradas naquele país estão ligadas à igreja de Shincheonji.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
ARNALDO
2020-03-21 20:02:24E qual seria a razão para a presença de Bolsonaro na foto que ilustra a matéria? Há algum vínculo entre a matéria e o presidente, ou foi apenas a óbvia intenção de vinculá-lo a uma ideia negativa? Isso é jornalismo ou panfletagem?
Marci
2020-03-21 18:33:58Esse trio só matando!!!
Ivo
2020-03-21 16:20:13Deixa os malucos irem prós templos. Depois mandem a conta pras igrejas.
Bel
2020-03-21 16:10:46Gravíssimo, quase a metade dos infectados frequentaram a igreja Shisen?
Eduardo
2020-03-21 13:02:35Antagonistas: vocês foram craques na foto de chamada! Já não é sem tempo sr. Ministro da Saude. Daqui há pouco teremos “cura pela benção da água “ ou “da cruz abençoada”.
Tirrica 2
2020-03-21 11:58:15Juízo incompetente; que tem a haver juiz da Fazenda Pública com isso?
Sophia
2020-03-21 10:37:59Isso, orar nessa hora é muito recomendável , mas podemos fazer isso em casa, inclusive com hora marcada e juntos , está repleto de mensagens nas redes com convoações nesse sentido!
jose
2020-03-21 10:32:51Temos que usar este bendito Covid-19 par afastar esse Miguel daqui. Esta trincheira é contra o Bozo. Vamos inventar coisas e colocá-las na boca dele, como estou fazendo divulgando este evento que inventei do dia 29 no nome dele. Já coloquei muitos contra ele. Não se trata de censura mas precisamos expulsá-lo daqui. Ele é um perigo para nosso projeto de poder.
MarcoA
2020-03-21 09:59:37Muito comentario aqui sobre como existem bobos que caem na conversa desses falsos profetas,,,,,,pois é, depois de ficar hipnotizado por um apedeuta e um poste decidiu-se seguir cegamente um inepto com vies fundamentalista,,,,tá explicado o sucesso desses pastores? Pobre Brasil
Marcelo
2020-03-21 09:54:41Ia dizer que são fundamentalistas de merda, mas nem fundamentalistas são. São, isso sim, comerciantes da fé ou, como disse alguém, fariseus hipócritas.