Governo declara transmissão comunitária em todo o país
O governo federal declarou o estado de transmissão comunitária do novo coronavírus em todo o território nacional — a classificação ocorre quando não é mais possível identificar a origem da infecção dos pacientes. A medida está prevista em Portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta sexta-feira, 20. A norma ainda determina...

O governo federal declarou o estado de transmissão comunitária do novo coronavírus em todo o território nacional — a classificação ocorre quando não é mais possível identificar a origem da infecção dos pacientes. A medida está prevista em Portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta sexta-feira, 20. A norma ainda determina o isolamento domiciliar de pessoas com sintomas respiratórios e seus familiares.
O documento assinado pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (foto), estabelece a concessão de atestado médico de até 14 dias para todos que apresentem tosse seca, dor de garganta ou dificuldade respiratória, acompanhada ou não de febre. O afastamento de até duas semanas será estendido àqueles que moram no mesmo local que o paciente, mesmo que assintomáticos.
Para garantir o atestado às pessoas com as quais divide o endereço, o diagnosticado com sintomas gripais deve apenas informar o nome completo delas ao médico. Quem omitir os dados ou prestar informações falsas poderá ser responsabilizado civil e criminalmente. O ministério havia anunciado a medida na quinta-feira, 19.
A Portaria também determina que pessoas com mais de 60 anos permaneçam em isolamento domiciliar e saiam de casa somente para a “realização de atividades estritamente necessárias", evitando transporte coletivo, viagens e eventos esportivos, artísticos, culturais, científicos, comerciais e religiosos.
Conforme o texto, as restrições têm o objetivo de “reduzir a transmissibilidade e oportunizar manejo adequado dos casos leves na rede de atenção primária à saúde e dos casos graves na rede de urgência/emergência e hospitalar”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Bel
2020-03-21 17:47:54Sim, tem que ser assim. Eu tenho duas coisaa pra fazer no Santander, peguei o telefone. Eu mês passado pela 1a vez paguei o condomínio pelo código de barras mas também fiz três lançamentos de 415,46 no cartáo de crédito. Eles me retornaram duas parcelas, agora tô com medo de errar novamente. Mas quando fui no Banco pra me informar todos os gerentes sabiam do meu caso. Tenho também que por a Claro em débito automático. Vou ligar pra lá pra ver se nâo fazem.pra mim pelo telefone.
Cleusa
2020-03-21 11:52:55Precisam é preparar leitos para os contaminados pelo vírus. Como vão impedir a contaminação das famílias que vivem em 1,2 ou 3 cômodos??
Alexandre
2020-03-21 06:53:22Tenho mais de 60 anos e já estou, tranquilo, em isolamento domiciliar há uma semana enquanto os seguidores dessa equipe de irresponsáveis se amontoavam nas ruas festejando a gripezinha.
João
2020-03-20 20:25:17Tive outra ideia, o governo poderia convidar as grandes construtoras do Brasil, as mesmas envolvidas na LJ, para montarem um consórcio, elas sabem fazer isso muito bem, para construírem hospitais a toque de caixa. Sem licitação. Se cumprissem os prazos, mesmo que tivessem aditivos corrigindo os preços, pelo grande esforço empreendido e como demonstração de gratidão, ganhariam o perdão por “eventuais” delitos que cometidos.
João
2020-03-20 20:19:03Vamos pedir socorro a Cuba! Eles mandam médicos e a gente ainda dá uma moral para a família Castro.
Tal
2020-03-20 20:03:12Parabéns, ministro, pelas ações corretas no enfrentamento desse maldito vírus.
Jose
2020-03-20 19:53:30Quero ver como eles irão impor tais medidas para aqueles que vivem de trabalho informal e que precisam trabalhar para conter...Medida incompleta, ora pois!
JOSE CARLOS
2020-03-20 19:52:58O ministro Mandetta está tomando várias medidas que tem me agradado.Tenho mais de 60 anos e tenho que contribuir.Meus filhos estão me dando cobertura para compras de alimentos e outros compromissos.É hora de união e solidariedade.
Celia
2020-03-20 19:50:31Eu não votei no presidente mas dou meu braço a torcer, ele montou uma equipe que trabalha muito. Parabéns.