Cinco perguntas para a advogada de Bolsonaro infectada pelo coronavírus
Advogada de Jair Bolsonaro, Karina Kufa (foto) integrou a comitiva que viajou com o presidente para Miami e voltou para o Brasil com coronavírus. Os sintomas, como tosse, começaram a aparecer já na viagem de volta, em voo comercial. Logo que desembarcou em Brasília, tratou de fazer o exame e se isolar dos dois filhos...

Advogada de Jair Bolsonaro, Karina Kufa (foto) integrou a comitiva que viajou com o presidente para Miami e voltou para o Brasil com coronavírus. Os sintomas, como tosse, começaram a aparecer já na viagem de volta, em voo comercial. Logo que desembarcou em Brasília, tratou de fazer o exame e se isolar dos dois filhos e dos pais, que moram com ela. A Crusoé, a advogada, que também é tesoureira da Aliança pelo Brasil, conta como foi o processo e as dificuldades das doença.
Qual foi sua reação ao descobrir que estava com o coronavírus?
O primeiro pensamento que veio na minha mente foi: o que fazer agora para voltar para casa e também poder trabalhar? Estava isolada num quarto de hotel em Brasília desde que tinha retornado dos EUA, aguardando a resposta do exame, e estava com a esperança que daria negativo e poderia voltar para casa para ver minha família, que já não via havia dias.
Que procedimentos adotou após testar positivo?
Pedi para o meu pai organizar um quarto em outra casa, para que não tivesse contato com a minha família. Liguei para o médico, que passou recomendações simples: remédios para tratar os sintomas, como normalmente se trata uma gripe, boa alimentação, beber água e isotônico, vitamina C e aproveitar o período para ter bastante descanso.
Como está sendo lidar com a doença no dia a dia? Que sintomas ela trouxe?
Não tive muitos sintomas, e os que se apresentaram foram leves, como tosse esporádica, garganta arranhando, dores leves no corpo e cabeça. Perdi a fome também, tenho que colocar alarme para lembrar de comer. Um sintoma estranho foi não sentir o cheiro das coisas, mas o médico alertou que isso é temporário, causado por um edema formado na mucosa nasal.
Qual é a parte mais difícil?
A parte mais incômoda para mim é o isolamento, já que os sintomas foram mais leves do que muitas viroses que tive na vida. Os dois primeiros dias foram tranquilos. O terceiro já deu um pouco de tensão por estar sozinha. Depois do quinto, comecei a me acostumar com a nova rotina. Busco nesse período de isolamento colocar os trabalhos intelectuais do escritório em dia, fazer planejamentos, revisar obras que serão publicadas, escrever artigos, ler livros, estudar a Bíblia, ouvir música e assistir seriado. Não ligo a TV aberta para não contaminar a mente com notícias ruins. Fiz pilates e senti um pouco fraca no dia, depois soube pelo médico que não é recomendado fazer atividade física alguma.
O presidente e uma parte da população em geral subestimaram a doença?
Não acho que a pandemia foi subestimada pelo presidente. Simplesmente, como chefe da nação, buscou tranquilizar a sociedade. Ele não poderia prestar o papel de trazer o caos aos cidadãos, e o trabalho do governo federal, através do Ministério da Saúde, foi exemplar, trazendo todo tipo de informação e suporte, em conjunto com os demais ministérios, para o Brasil poder passar por essa pandemia da melhor forma possível. A sociedade poderia até não acreditar que seria afetada quando a pandemia estava apenas na China, mas logo percebeu que poderia chegar até nós e que o vírus tem um grande poder de contágio. É preciso continuar no trabalho de conter o desespero, isso em nada ajuda. Apenas a calma e prudência são relevantes para impedir que esse vírus se alastre ainda mais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
RuyQ
2020-03-22 10:12:32Sempre que leio os comentários dessa advogada, noto equilíbrio, bom senso e competência. E lembro das colocações destemperadas e estapafúrdias do presidente do PSL sobre ela. Quanta diferença...
CARLOS
2020-03-21 18:04:23Só "mortandela"
Ivo
2020-03-21 16:18:39O que essa senhora foi fazer nós EUA na comitiva oficial? Despesas pagas pelo governo. Aliás, o que o bolsoasno vai fazer nós EUA de três em três meses? Não conseguiu um resultado positivo real até hoje. Vai lá só pra lamber as botas do Trump
Bel
2020-03-21 15:56:18Eu sou super influenciável, já falou que o presidente agiu bem, que tranquilizou a população e eu que adorei o resultado do 15 de março gostei de ouvir. A verdade é que a impopularidade do Presidente é passageira. A live sobre a pandemia em que Mandeta foi show melhorou muito a imagem do Bolsonaro .
Palhaço Bozo
2020-03-21 12:40:33Temos que usar este bendito Covid-19 par afastar esse Miguel daqui. Esta trincheira é contra o Bozo. Vamos inventar coisas e colocá-las na boca dele, como estou fazendo divulgando este evento que inventei do dia 29 no nome dele. Já coloquei muitos contra ele. Não se trata de censura mas precisamos expulsá-lo daqui. Ele é um perigo para nosso projeto de poder.
Caio
2020-03-21 11:46:20E sem surpresa nenhuma... É quando se vê nas crises quem são as pessoas.. esses que sempre estavam aqui tumultuando e desinformando... são justamente os mais apavorados e descontrolados.. Enquanto nós usamos pra se informar e opinar.
Veronica
2020-03-21 11:04:01Muito boa a entrevista da advogada do Presidente. Pelo menos é uma pessoa que reconhece o papel do Presidente que é organizar os ministérios competentes para tomarem providências e ele, o Presidente, não espalhar pânico. Parabéns ao nosso Presidente com essa atitude.
NADIR
2020-03-21 10:54:18Não acredito que foi você que fez essas perguntas, esquerdistas não tem essa capacidade intelectual não!!!! Algum redator dai fez e mandou tu publicar!!!
Rômulo
2020-03-21 10:53:13🇧🇷 Se estamos em casa vamos lutar pelo dinheiro subtraído do orçamento para fundo eleitoral e partidário dinheiro que deve ir para saúde. 🇧🇷 Telefone mandem e-mail para deputados e senadores. 🇧🇷 E não saiam de casa na medida do possível. 🇧🇷 Que nosso Senhor derrame em vossos lares benção proteção para vocês e seus familiares. Estamos juntos.
Jose
2020-03-21 10:48:15Temos que usar este bendito Covid-19 par afastar esse Miguel daqui. Esta trincheira é contra o Bozo. Vamos inventar coisas e colocá-las na boca dele, como estou fazendo divulgando este evento que inventei do dia 29 no nome dele. Já coloquei muitos contra ele. Não se trata de censura mas precisamos expulsá-lo daqui. Ele é um perigo para nosso projeto de poder.