Pessoas com gripe e seus familiares deverão ser isolados por 14 dias
Os brasileiros que moram em municípios e estados com transmissão comunitária do novo coronavírus — quando não é possível identificar a origem da infecção de um paciente — e forem diagnosticados com síndrome gripal deverão permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias, assim como seus familiares. A medida está prevista em Portaria do Ministério da...
Os brasileiros que moram em municípios e estados com transmissão comunitária do novo coronavírus — quando não é possível identificar a origem da infecção de um paciente — e forem diagnosticados com síndrome gripal deverão permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias, assim como seus familiares. A medida está prevista em Portaria do Ministério da Saúde que será publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta quinta-feira, 19.
“Ou seja, a partir de hoje, alguém com gripe recebe atestado médico para ficar em casa por 14 dias e diz os nomes dos seus familiares para o médico. O médico deve dar atestado para todos os familiares ficarem em casa durante os 14 dias também”, explicou o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Erno Harzheim, o qual ressaltou que a ação mostra-se mais efetiva que o fechamento de escolas e a restrição da circulação da população.
De acordo com a pasta, a transmissão comunitária da Covid-19 já foi identificada nos estados de São Paulo e Pernambuco, nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, e na região do município de Tubarão, em Santa Catarina.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (foto), acrescentou que a iniciativa, a princípio, trata-se de uma recomendação. Se não for atendida, o governo forçará o isolamento de pacientes. “O próximo passo, caso este não tenha efeito, é a determinação. Por isso aquela Portaria conjunta com o ministro Moro [da Justiça e Segurança Pública]”, alegou, em referência à norma que autoriza o auxílio de força policial “nos casos de recusa ou desobediência" por parte das pessoas que precisam ficar em isolamento ou quarentena.
As pessoas com mais de 60 anos, grupo vulnerável à Covid-19, por sua vez, serão orientadas a sair de casa apenas em casos extremos. “Devem evitar comparecer ao trabalho e a ambientes fechados. Só saiam para atividades essenciais, como idas ao mercado e à farmácia”, disse Erno Harzheim.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Jonas
2020-03-20 00:23:20Tem que ser liberado não só os 2bi, mas os 30 bilhões que os parlamentares estão brigando, aí sim iria ajudar bastante a saúde.
MAURICIO
2020-03-19 22:30:28Os pequenos e médios empresários e boa parte vão falir, de onde vão tirar dinheiro para cobrir e honrar seus compromissos. O PROBLEMA DESTE PAÍS, é que boa parte só olha para o seu próprio umbigo, cada um por si e Deus por todos. Queria ver os Servidores Públicos abrindo mão de parte de seus super salários para ajudar neste momento dificílimo. Este país não é de todos, é de apenas alguns privilegiados.
José geraldo
2020-03-19 19:48:45Que Deus nós perdoa...
Scarlet
2020-03-19 19:39:18Na teoria é uma maravilha, só que na prática não funciona! O que funciona é distribuir melhor os kits de testes ,porque hoje no privado todo mundo faz\ teste desde o primeiro espirro e no resto só quando já está com o pé na cova e não tem mais salvação.
Paulo
2020-03-19 19:21:05imagina uma empresa de poucos trabalhadores, um deles dá um espirro e vão todos pra casa por 14 dias. Aí depois de duas semanas alguém dá mais um espirro e todo mundo pra casa por mais 14 dias. Vai ser uma quebradeira geral e sem precedentes.
NADIR
2020-03-19 19:02:23Esse Mandetta é um cara porreta, explica tudo certo e com clareza!!! Parabéns