Mandetta anuncia regulamentação da telemedicina até sexta-feira
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (foto), anunciou, nesta quarta-feira, 18, a regulamentação da telemedicina. A medida, conforme o titular da pasta, deve ser publicada até a próxima sexta-feira, 19. “É uma maneira que a gente vem discutindo com nossos epidemiologistas e equipes. Deveremos ter uma ferramenta bem inovadora para que todo brasileiro possa...
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (foto), anunciou, nesta quarta-feira, 18, a regulamentação da telemedicina. A medida, conforme o titular da pasta, deve ser publicada até a próxima sexta-feira, 19.
“É uma maneira que a gente vem discutindo com nossos epidemiologistas e equipes. Deveremos ter uma ferramenta bem inovadora para que todo brasileiro possa receber a chamada e, ao digitar sinais e sintomas, possamos classificar o risco e mantê-lo sistematicamente monitorado”, explicou Mandetta.
O chefe da Saúde acrescentou que a plataforma será disponibilizada, ainda, para o contato entre médicos da atenção básica e de Centros de Tratamento e Terapia Intensiva, CTIs.
Mandetta defendeu, ainda, que medidas drásticas, como o fechamento de estradas, sejam comandadas pelo governo federal e, não, pelos estados. “Não adianta fechar tudo e faltar o frango que está pronto para chegar. Você segura uma coisa e desabastece a outra. Se eu não chegar com o cloro para colocá-lo na água que é servida para 200 milhões de brasileiros, saímos do vírus e caímos em problema de qualidade de água. É necessário que isso, quando for feito, tenha uma ótica mais centralizada", observou.
O ministro ressaltou a necessidade da mudança de hábitos pela população para conter o avanço do novo coronavírus e evitar o colapso do sistema de saúde pública. “Se formos subir todos o monte Everest, muitos não aguentarão, porque nós não teremos equipamentos e estrutura. Agora, se conseguirmos não ter um monte tão alto e inclinado, se conseguirmos ter uma montanha, igual à de Minas, e alargarmos um pouco esse pico, os mais frágeis terão dificuldade de subir e descer, mas essa caminhada pode ser bem menos pesarosa", disse.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Getulio
2020-03-18 16:44:21Ao criticarem os excessos de JB, sejam ao mesmo tempo justos ao reconhecerem tb o seu grande mérito por haver escolhido Ministros muito competentes, como o da Justiça e o da Saúde, para citar apenas dois. Além de rejeitar o absurdo dos 39 ministérios de DDD (Dona Dilma Degolada), JB descartou os notórios Três Porquinhos, batatas quentes para cangurus togados. Nada de fofocas! Foquem-se as ações necessárias para evitar uma avalanche de infectados em hospitais tão degradados pelos cleptocratas.
SONIA
2020-03-18 16:37:54Parabéns a todos. Foi muito tranquilizante ouvi -los. Está medida da telemedicina será perfeito. Esperemos q venha logo e de forma eficiente.
Wanderlan
2020-03-18 16:25:06A classe médica em geral acha que o kit diagnóstico tem que estar mais acessível para isolamento de casos suspeitos para ajudar no controle da disseminação do vírus como foi feito na China, Coréia, Cingapura.
ABIN Paralela
2020-03-18 16:14:16O problema pode ser resumido assim: roubaram durante décadas o dinheiro da saúde pública e agora não têm condições de atender todos que precisam. E os canalhas como esses políticos e jornalistas que agora ficam difamando o Presidente estavam caladinhos e até participando da roubalheira. Os idiotas que estão embarcando na narrativa da mídia amestrada precisam entender que a última esperança é Bolsonaro, gostem dele ou não.