Cabral usa coronavírus como pretexto para deixar a cadeia
Condenado a mais de 282 anos de reclusão, o ex-governador Sérgio Cabral (foto) usou a pandemia do novo coronavírus como argumento para deixar a cadeia. A defesa do ex-chefe do Palácio Guanabara baseou o pedido de soltura, endereçado ao desembargador Elton Leme, na recomendação --expedida pelo Conselho Nacional de Justiça aos tribunais-- de revisão e,...
Condenado a mais de 282 anos de reclusão, o ex-governador Sérgio Cabral (foto) usou a pandemia do novo coronavírus como argumento para deixar a cadeia. A defesa do ex-chefe do Palácio Guanabara baseou o pedido de soltura, endereçado ao desembargador Elton Leme, na recomendação --expedida pelo Conselho Nacional de Justiça aos tribunais-- de revisão e, se possível, revogação de prisões provisórias e preventivas para conter a proliferação da doença.
O advogado de Cabral mencionou, ainda, a possibilidade de rebeliões provocadas pelo surto da doença e pelas restrições adotadas pelo governo para contê-la. “Há risco concreto à integridade física do ora acusado, diante de um sistema carcerário já em colapso, agora com o acréscimo da inevitável chegada do coronavírus nas cadeias, o que certamente vai estimular igualmente rebeliões das facções, fato este já verificado no município de Mongaguá, no estado de São Paulo”, argumentou Márcio Delambert.
A defesa pontuou que o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio decretou a prisão preventiva de Cabral em novembro de 2018 e somente recebeu a denúncia contra o ex-governador em fevereiro deste ano. “Percebe-se convertida a prisão preventiva do acusado em verdadeiro cumprimento antecipado de pena, o que é vedado pela Constituição da República”, completou.
Delambert ressaltou, ainda, que o ex-procurador-geral de Justiça do Rio Cláudio Lopes, principal alvo da ação penal, está em liberdade. No processo, Lopes responde pelo suposto recebimento de 7,2 milhões de reais em propina para "blindar" a organização criminosa chefiada por Sérgio Cabral de investigações do Ministério Público estadual.
Outro ponto levantado pela defesa é a colaboração com a Justiça, uma vez que o ex-chefe do Palácio Guanabara fechou acordo de delação premiada com a Polícia Federal. “O próprio Ministério Público Estadual já se valeu das afirmações do acusado, ação penal para fundamentar a importante acusação em face do mesmo corréu Cláudio Lopes”, afirmou. O acerto, homologado pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, entretanto, é contestado pela Procuradoria-Geral da República na corte.
“Não se pode perder de perspectiva o espírito humanitário e se avaliar a necessidade do acusado, somando-se a tudo o que foi acima asseverado, permanecer encarcerado em regime severo, num sistema prisional incompatível com a sua condição, exposto a ser contaminado pelo vírus, e não ter a devida assistência médica”, alegou o advogado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Sergio luiz
2020-03-18 16:26:16E por falar em roubo, quanto foi gasto com os estádios pra copa em 2014? 8 BILHÕES? Quanto custa pra montar um hospital? 10 milhões?
Marina
2020-03-18 10:59:39CANALHAS NÃO PERDEM TEMPO!! #CABRALNACADEIA
Jose
2020-03-18 08:20:49Se soltaram o Lula!!! Soltem o Cabral PORRA, e verão q estaremos mais ainda infectados. Corja de bandidos, com proteção constitucional e inconstitucional! Não são seres humanos, são vírus letais.
Marcos
2020-03-18 07:50:05Coloquem esses bandidos na solitária. Nunca vão ser contaminados.
gilverton
2020-03-18 07:49:07Meu Deus !!! Só faltava essa ! Mas não duvidem não, com esse STF que temos, tudo é possível, até soltarem o Cabral
MARIO KUME
2020-03-18 06:12:28Muuuuito interessante. Na hora da roubalheira mandou ver e hoje está com medo de uma simples "gripinha" !? Conta outra Cabral...
Rômulo
2020-03-18 03:04:01🇧🇷 Para casa não pode voltar já tem outro na cama dele.
ALBSDRI
2020-03-17 23:56:51Acho melhor você morrer Sérgio Cabral.
Juarez
2020-03-17 23:32:48Tem q apodrecer na cadeia.... matou muita gente desviando dinheiro de todo o Povo do Rio de Janeiro...
LÍDIA
2020-03-17 22:51:53Agora da pra entender a liberação de presos provisórios que o Toffoli pediu pra soltar.