Produtores pedem socorro a Regina Duarte, que dá orientação
Secretária Especial da Cultura, Regina Duarte (foto) vem sendo procurada por produtores culturais do Rio e São Paulo, nos últimos dias, em busca de ajuda para o setor atravessar a crise do novo coronavírus. A principal reclamação é de que muitas produções estão sendo canceladas por causa da doença. Preocupada com os apelos, a atriz...
Secretária Especial da Cultura, Regina Duarte (foto) vem sendo procurada por produtores culturais do Rio e São Paulo, nos últimos dias, em busca de ajuda para o setor atravessar a crise do novo coronavírus. A principal reclamação é de que muitas produções estão sendo canceladas por causa da doença.
Preocupada com os apelos, a atriz reuniu seus auxiliares na segunda-feira, 16, para discutir de que forma poderia ajudar. Foi avisada, contudo, de que a pasta não tem autonomia para propor soluções sozinha, pois é vinculada diretamente ao Ministério do Turismo e indiretamente ao da Cidadania.
Regina, então, pediu que o setores jurídico e de controle externo da secretaria se reúnam com as áreas semelhantes dos ministérios para alinhar o que pode ser feito. Também solicitou que sua equipe levante se há recursos contingenciados na área de cultura que possam ser usados para socorrer o setor.
De imediato, a secretária especial tem dado uma orientação os produtores: que documentem todas as suas ações no momento, principalmente aqueles que comandam projetos que têm incentivos fiscais provenientes da Lei de Incentivo à Cultura, a antiga Lei "Rouanet".
"As ações que sofrerem impactos em razão do Covid-19 e das diretrizes de estados e municípios devem ser devidamente documentadas, fundamentadas e ajustadas sempre que possível para que danos e efeitos possam ser mitigados", diz comunicado da atriz aos produtores.
"A fundamentação e documentação devem ser incluídas no material que evidencie a restrição da execução do projeto, tal qual o aprovado", acrescenta o comunicado, por meio do qual Regina diz que aguarda o desenrolar dos acontecimentos para que "novas medidas sejam implementadas".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Marcos
2020-03-19 23:22:33Precisamos ver que tipo de "produtores" estão pedindo auxilio. Todos estamos sendo impactados pelo covi19, seremos todos auxiliados?
Elizita
2020-03-19 10:41:24Também concordo com o André Luís!
André Luis
2020-03-18 22:36:53Por que colocaram uma foto caricata da secretária? Galera, sou assinante mas ultimamente tenho visto algumas atitudes que tentam desfigurar os protagonistas do governo. Quando há motivo apoio a zueira ou crítica. Quando há distorção lamento. A segunda postura tem sido mais numerosa. Quero jornalismo investigativo, à altura da capacidade de vocês. Picuinha e complô não combinam com a propaganda que me convenceu. Vamos crescer juntos?
Geraldo
2020-03-18 13:16:25Acho que todos os produtores dependentes de recursos públicos deveriam ser mobilizados para a produção de álcool gel e máscaras N95. Cultura neste momento não é prioridade. Menos ainda o lanchinho aéreo do Toffoli.
LuisR
2020-03-18 13:05:13Estão fora da realidade, ou dentro! $$$$$$. A parada do momento não são produções teatrais nem cinematográficas, é SAUDE!
Veronica
2020-03-18 12:46:31Melhor redirecionamento dos recursos para os hospitais públicos, pois a cultura é necessário para a nossa sociedade mas a saúde é fundamental. Cadê os artistas da que se endinheiraram no tempo da esquerda governante.
Vânia
2020-03-18 11:27:58Muitos destes produtores passaram o último ano difamando o governo Bolsonaro no exterior, agora vêm pedir socorro? Pq não vão captar recursos lá fora ou em empresas privadas? Cultura é importante para a sociedade, mas não deve ser prioridade numa crise global sem precedentes como essa.
Delcinir
2020-03-18 11:27:52Se vai haver diminuição de arrecadação, tem que haver diminuição na distribuição.
Mario
2020-03-18 10:25:21No meu entendimento ela está fazendo o que todo secretário da cultura deveria fazer num momento desses. Por outro lado caberá à uma esfera mais politica decidir se algo realmente será feito. De qualquer forma boa parte da população gostaria mesmo que esses "produtores culturais" (que vão ao exterior falar mal do governo, falar de "golpe", disseminar que o país quer destruir o meio ambiente, etc,) explodissem.
Alan
2020-03-18 10:13:35Estamos numa emergência sanitária e econômica. Nesse contexto temos de priorizar milhares de pequenos empresários. Definitivamente não é o momento de pensar em produção cultural, agora.