Ex-secretário de Justiça vai para batalhão prisional que abrigou Pezão
O juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, determinou a transferência do ex-secretário de Justiça Astério Pereira dos Santos para o Batalhão Especial Prisional de Niterói, presídio da Polícia Militar que abrigou o ex-governador Luiz Fernando Pezão (foto). Astério Santos foi preso na quinta-feira, 5, em operação deflagrada pela Lava Jato do...

O juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, determinou a transferência do ex-secretário de Justiça Astério Pereira dos Santos para o Batalhão Especial Prisional de Niterói, presídio da Polícia Militar que abrigou o ex-governador Luiz Fernando Pezão (foto).
Astério Santos foi preso na quinta-feira, 5, em operação deflagrada pela Lava Jato do Rio que investiga suposto esquema de desvio de dinheiro de um fundo especial do Tribunal de Contas do Estado por meio de contratos fraudulentos para fornecimento de comida para presos. Ele estava detido no presídio José Frederico Marques, em Benfica.
Santos comandou a Secretaria de Administração Penitenciária, responsável pelos contratos, entre os anos de 2003 e 2006, no governo de Rosinha Garotinho. Segundo a Lava Jato, ele é ligado a duas empresas fornecedoras que estão em nome de laranjas e eram usadas para fazer os repasses ilícitos.
Além do suposto recebimento de propina, o ex-secretário nacional de Justiça é suspeito de ter ajudado o empresário Arthur Soares Filho, o Rei Arthur, a escapar de um mandado de prisão no Brasil, em 2017. O empresário, que é acusado de pagar propina para a realização dos Jogos Olímpicos no Rio, só foi preso em outubro do ano passado, em Miami.
A defesa de Astério Santos alegou a Bretas que, pelo fato de ser advogado, ex-tenente da PM e ex-secretário de Administração Penitenciária do estado, ele teria o direito de ficar detido em uma sala de Estado Maior, prerrogativa de altas autoridades e advogados, em prisão domiciliar ou no batalhão especial prisional, para onde o magistrado o transferiu nesta sexta-feira, 6.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Rafael
2020-03-06 19:44:04Olavistas é o rótulo que a Crusoé cola nos bolsonaristas. E infelizmente a estratégia funciona muito bem! Se Bolsonaro não cede à chantagem, não articula, se cede, faz acordão. Assim a Revista e o Antagonista vão minando Bolsonaro entre seus leitores, que, na maioria, votaram em Bolsonaro.
LUIS
2020-03-06 19:30:111ª SEMANA DO LEITOR S3M MED0, de 16 a 22 de MARÇO. Uma semana inteira de conteúdos especiais 100% gratuitos e lançamento do aplicativo BSM. Leiam e comparem: JORNAL BR4SIL S3M MED0, o único verdadeiramente conservador
Juliano
2020-03-06 16:32:47Estes gramputas é que devem pegar cadeia relenta, porque estudaram não foi para roubar . bandido é bandido , a própria justiça é que é discriminatória!
LuisR
2020-03-06 16:30:58Coloca com os presos comuns dos quais ele desviou os marmitex's!
Paulo
2020-03-06 16:07:35Bandido não tem direito a sala de Estado Maior.