A virada de Biden
O esforço dos democratas para enfraquecer o esquerdista Bernie Sanders dá certo e Joe Biden avança na corrida para enfrentar Trump
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Foi na Carolina do Sul, terra natal de James Brown, aquele que um dia imortalizou na música o poder de voltar e se levantar (Get up offa that thing), que o ex-vice-presidente Joe Biden ressuscitou na corrida presidencial dos Estados Unidos. Graças ao amplo apoio da comunidade negra, a mesma onde nasceu o "rei do soul", Biden pôde se levantar no último sábado e dizer aos eleitores do Partido Democrata que estava de volta ao jogo. A vitória do fim de semana no pequeno estado do sudeste foi mais do que simbólica. Além de dar confiança à campanha do pré-candidato, ela atraiu duas importantes adesões políticas que ajudaram Biden a conseguir um feito histórico três dias depois, na famosa Superterça. Contrariando as pesquisas, o ex-vice de Barack Obama venceu em dez dos 14 estados em disputa e ultrapassou o senador Bernie Sanders em número de delegados, tornando-se o grande favorito para enfrentar o presidente Donald Trump na eleição de novembro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2020-04-01 21:44:19Aliás, na DISPUTA com Trump, Biden REFLETE esta diferença entre os DOIS PARTIDOS. Quem é o MAIS DURÃO? Biden ou Trump? Mesmo que Biden quisesse vestir um FIGURINO de DURÃO, quem é que ia ACREDITAR nele? E se acreditassem, ele não ia era acabar PERDENDO VOTOS entre os ELEITORES DEMOCRATAS?
Uira
2020-04-01 21:42:25O PARTIDO DEMOCRATA pode até ter conseguido CULTIVAR a IMAGEM de BONZINHO, mas isto tem um CUSTO. Comparado ao PARTIDO REPUBLICANO, eles podem até ser os BONZINHOS, mas são tb o PARTIDO MOLENGA, SEM PULSO para BOTAR ORDEM NA CASA.
Uira
2020-04-01 21:40:04Um PRESIDENTE DA REPÚBLICA pode ficar PEDINDO LICENÇA ou deixar de TOMAR DECISÕES DIFÍCEIS pq elas OFENDEM os SENTIMENTOS ALHEIOS? Uma das FUNÇÕES dele enquanto PRESIDENTE não é exatamente TOMAR AS DECISÕES que outros não são CAPAZES de tomar? Comparando Biden com Trump, em quem é que o ELEITOR AMERICANO pode CONFIAR MAIS para TOMAR DECISÕES DIFÍCEIS, mas NECESSÁRIAS? Em quem é que o ELEITOR AMERICANO CONFIA MAIS para SER DURO e COMPRAR BRIGA com a China ou qq OUTRO país?
Uira
2020-04-01 21:34:55Conceber Donald Trump fazendo uma DEFESA ENFÁTICA dos MERCADOS é completamente NORMAL, mas isto é ESTRANHO quando vindo de um CANDIDATO DEMOCRATA. Em suma, o PARTIDO DEMOCRATA hj parece um ESTRANHO NO NINHO, tem uma AGENDA e um DISCURSO ENVERGONHADO que ao invés de RESSALTAR a GRANDEZA do PRÓPRIO país e da DEMOCRACIA, está MAIS PREOCUPADO em PEDIR DESCULPAS e não OFENDER os SENTIMENTOS ALHEIOS (claro, desde que eles se refiram a quem VOTA NO PARTIDO).
Uira
2020-04-01 21:29:16Mas é ESTRANHO ver um CANDIDATO como Sanders no país que é o MAIOR BASTIÃO DO CAPITALISMO e da DEMOCRACIA exatamente por ser o EXEMPLO MAIS BEM-SUCEDIDO nos DOIS QUESITOS defendendo uma PLATAFORMA que soa inteiramente ANTIMERCADO, enquanto Trump é o OPOSTO e representa a VERSÃO MODERNA do AMERICAN WAY OF LIFE em seu ESTADO MAIS BRUTO. Obama conseguia ser uma VERSÃO MAIS SOFT e COOL, coisa que nenhum outro DEMOCRATA até agora demonstrou ser CAPAZ de conseguir.
Uira
2020-04-01 21:23:26Tudo leva a crer que Biden SOZINHO seria uma PRESA FÁCIL, mas ele tem a CARTA Obama que poderia exercer a FUNÇÃO de AGREGAR a BASE e ajudar a CONVENCER os ELEITORES INDEPENDENTES e INDECISOS, mas ainda assim, o PRESIDENTE será Biden, não Obama, o que LIMITA esta TÁTICA, inclusive pq nos DEBATES será só Biden e Trump. Hj o PARTIDO DEMOCRATA parece estar DISSOCIADO daquilo que constitui o AMERICAN WAY OF LIFE, não que ele seja o mesmo de 50 ANOS atrás.
Uira
2020-04-01 21:10:35Como um CANDIDATO que não tem DOMÍNIO da PRÓPRIA BASE ELEITORAL pode convencer ELEITORES INDEPENDENTES e INDECISOS de que ele é o MELHOR CANDIDATO à PRESIDENTE, sendo que ele está disputando contra o ATUAL PRESIDENTE e que, tirando um EVENTO EXÓGENO, entregou 3 ANOS de CRESCIMENTO e GERAÇÃO DE EMPREGOS ININTERRUPTOS? Se o SUJEITO não CONVENCER a PRÓPRIA BASE, como é que se pode esperar que ele vá CONVENCER os ELEITORES EXTRA-BASE?
Uira
2020-04-01 21:05:36E é aí que mora o PROBLEMA, pq PRÉVIA é PRÉVIA e ELEIÇÃO é ELEIÇÃO. Se até agora prevaleceu o DISCURSO de DERROTAR Trump, isto aí vai funcionar nos DEBATES com Trump? Não há nenhum INDICATIVO de que Biden tenha uma AGENDA e PROPOSTAS que possam NEUTRALIZAR e BALANÇAR Trump, aliás pq na COMPARAÇÃO de quem tem MAIOR DOMÍNIO sobre sua PRÓPRIA BASE, Trump levam AMPLA VANTAGEM. A BASE REPUBLICANA reage e responde prontamente a ele.
Uira
2020-04-01 20:48:01Declarar-se como o CANDIDATO com MAIORES CHANCES de DERROTAR Donald Trump pode GANHAR VOTOS no PARTIDO DEMOCRATA, mas para um ELEITOR INDECISO, que DIFERENÇA isto faz? Se ele quisesse DERROTAR Trump, isto não quer dizer que ele não está INDECISO e vai VOTAR com certeza no CANDIDATO DEMOCRATA? Portanto, até o MOMENTO, o DEBATE nas PRIMÁRIAS DEMOCRATAS está ocorrendo totalmente DESCONECTADO da REALIDADE ELEITORAL, pq os ELEITORES que decidirão a ELEIÇÃO não estão sendo CONTEMPLADOS.
Uira
2020-04-01 20:43:43Nos SWING STATES, a PRIORIDADE dos ELEITORES INDEPENDENTES é DERROTAR Trump? É óbvio que não, portanto o PARTIDO DEMOCRATA está neste MOMENTO GIRANDO PERDIDO em torno do PRÓPRIO UMBIGO. Na verdade, o CANDIDATO DEMOCRATA IDEAL seria uma AMÁLGAMA de Sanders com Biden, ou seja, Obama. Mas ele não pode ser CANDIDATO novamente e assim resta à BASE DEMOCRATA somente permanecer ÓRFÃ. Parece meio evidente que PERFORMAR bem nas PRIMÁRIAS não confere a CANDIDATO nenhum COMPETITIVIDADE.