Após acordo, Congresso mantém veto ao controle de R$ 30 bi por parlamentares
Após firmar acordo com o governo federal, o Congresso Nacional manteve, nesta quarta-feira, 4, o veto presidencial ao controle de 30 bilhões de reais do Orçamento por parlamentares. Como, na Câmara dos Deputados, a votação terminou em 398 votos a 2, a matéria não precisará ser analisada pelo Senado. O acerto firmado entre deputados, senadores...
Após firmar acordo com o governo federal, o Congresso Nacional manteve, nesta quarta-feira, 4, o veto presidencial ao controle de 30 bilhões de reais do Orçamento por parlamentares. Como, na Câmara dos Deputados, a votação terminou em 398 votos a 2, a matéria não precisará ser analisada pelo Senado.
O acerto firmado entre deputados, senadores e o Palácio do Planalto prevê a divisão do montante: 17,5 bilhões ficarão nas mãos dos parlamentares e o valor remanescente retorna aos cofres do governo. O compartilhamento está descrito em três projetos encaminhados pelo Executivo.
A cifra, no entanto, pode ser ainda maior. Se considerada uma emenda para reserva de contingência financeira incluída pelo relator do Orçamento, de 1,5 bilhão de reais, o total que ficará com o Congresso poderá saltar para 19 bilhões de reais. As propostas serão votadas na próxima terça-feira, 10, na Comissão Mista de Orçamento.
A deliberação deveria ter sido finalizada na terça-feira, 3, mas congressistas reclamaram da demora do governo em enviar as propostas e pediram maior prazo para analisá-las. Nesta quarta, o relator do Orçamento de 2020, deputado Domingos Neto, "parabenizou" o presidente Jair Bolsonaro por buscar um "entendimento" com o parlamento para votação dos vetos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Edson
2020-03-05 15:46:28Desinformação, Crusoé. Informem-se melhor, tendo sempre em mente a isenção. Crusoé, não siga na trilha do mais do mesmo. Há, no mercado, carência de um produto precioso, A Verdade. Vocês que estão começando, não se disvirtuem desse Norte. Desculpem pela exposição do óbvio.
Vicente
2020-03-05 14:02:54Quanto restou do orçamento para Investimentos? Depois não reclamem que o PIB virou PIBINHO, pois não resta dinheiro para o governo investir, e a iniciativa privada não se motiva a investir, pois o Congresso não aprova as reformas necessárias (Administrativa e Tributária) tempestivamente, ou mesmo não se dobra a fazer os ajustes necessários a redução de despesas na sua própria área, através dos cortes de despesas fúteis e inúteis, como carros, seguros saúde eternos, assessores aos montes etc!!!
Benicio
2020-03-05 11:59:08Dia 15 eu vou dizer nem um centavo para estes vagabundos.
Nelson
2020-03-05 11:25:35Decepção! O Capitão abaixou as calças...
Carlos
2020-03-05 10:58:13Até quando o povão aceitará um Congresso onde vários políticos possuem CODINOME em listas de PROPINAS? Esse dinheiro será desviado das pastas da Saúde, da Educação, da Infraestrutura, etc. E será mais uma vez usado em benefício próprio de políticos e Partidos.
Luiz
2020-03-05 10:23:57O Congresso não deveria ficar com nem um tostão! Não é missão de parlamentares "manusear" dinheiro e sim zelar pelas Leis, aperfeiçoá-las e serem vigilantes ao cumprimento da Constituição. O dinheiro que fica com eles se dissolverá entre "amigos" e correligionários e um pouquinho para pequenas doações nos municípios que servirão mais para manter votos do que qualquer outro objetivo. Pobre Brasil! Vamos guardar os nomes dos parlamentares, para votar bem na próxima eleição.
Marcod
2020-03-05 09:58:58Esses canalhas do congresso são um bando de abutres. Fim do foro privilegiado e prisão em segunda instância JÁ!
Carlos
2020-03-05 08:45:08Assim os corruptos do centão vão se reeleger sempre. Vire a mesa General Heleno, só as Forças Armadas para dar um basta nessa corja.
Hamilton
2020-03-05 08:42:58Parabenizar o Presidente pelo ENTENDIMENTO sinônimo de acerto do valor do toma lá da cá e da continuidade da velha política. Presidente o Capitão na campanha disse que ia acabar com essa prática. Vergonha Presidente Bolsonaro
Amelia
2020-03-05 08:16:09Boldonaro COVARDE!!! A corja do CONGRESSO VENCEU!!VENCEU!! Vou as ruas nao pars apoiar Bolsonaro mas psra protestar contra este Vergonhoso acordo com od sanguessugas do CONGRESSO LIXO!!!! So pensam em se reeleger!!!