MPF denuncia prefeito de município baiano e mais 11 por desvio de R$ 2,6 mi
A Procuradoria da República na Bahia denunciou o prefeito de Serra do Ramalho, Ítalo Rodrigo Anunciação Silva, e outras 11 pessoas pela fraude de um processo licitatório destinado à contratação de empresa para o transporte escolar no município, localizado no oeste baiano, a 820 km de Salvador. O esquema, conduzido antes de Ítalo assumir o...
A Procuradoria da República na Bahia denunciou o prefeito de Serra do Ramalho, Ítalo Rodrigo Anunciação Silva, e outras 11 pessoas pela fraude de um processo licitatório destinado à contratação de empresa para o transporte escolar no município, localizado no oeste baiano, a 820 km de Salvador. O esquema, conduzido antes de Ítalo assumir o cargo público, resultou em desvios de 2,6 milhões de reais dos cofres públicos.
Conforme o Ministério Público Federal, o crime ocorreu graças a um ajuste feito entre as duas únicas participantes do certame: a Prestação de Serviços, Transporte e Locação Ltda, PSTL, e a vencedora, Serviços de Transporte, Locação e Construções Ltda, STLC. As duas empresas pertenciam a Ítalo e seu pai, José Maria. Além do mesmo endereço, telefone e e-mail, as companhias compartilhavam o contador: Rubem Soares Cazumbá.
Com a fraude, a STLC firmou, em março 2013, contrato com a Prefeitura ao custo de 2.481.700 de reais. Em três anos, a empresa recebeu do município de Serra do Ramalho pelo menos 4,7 milhões de reais — o dobro do valor previsto inicialmente —, apesar da falta de capacidade operacional e de não ter cumprido todos os serviços acordados.
Apenas com o superdimensionamento das rotas de transporte escolar, de cerca de 38 mil quilômetros por mês, o laudo da Polícia Federal constatou um superfaturamento de pelo menos 2.616.594,46 de reais. Segundo a ação, o valor desviado em benefício do grupo criminoso pode ser ainda maior, pois foram feitos pagamentos sem nota fiscal, que, portanto, não constam nos sistemas públicos.
Se condenado no processo, o prefeito pode ser sentenciado a até 19 anos de prisão pelos crimes de associação criminosa, fraude à licitação e desvio de recursos públicos. Ítalo já responde a ações de improbidade pelo desvio desses recursos e por fraude em licitações no município de Bom Jesus da Lapa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Waldemar
2020-03-05 00:16:09Vamos eleger alguém que proponha mudanças na lei penal, classificando a corrupção de agentes públicos com inelegibilidade perpétua, devolver o dinheiro desviado e, atenção... APANHAR DA MÃE EM PRAÇA PÚBLICA TRANSMITIDA EM REDE NACIONAL! Se acharem que é crueldade, tá bom... Execute-se o cara, na frente da prefeitura. É ainda cruel? Ok, leve o corrupto pra sua casa e sustente-o sozinho, com SEU dinheiro!
Antonio
2020-03-04 05:17:40Por todo lado sobra ladrão. Prendam Zé Dirceu também
Edmundo
2020-03-04 00:27:30Deixa solto logo MPF porque STF vai liberar.
José O CONSERVADOR
2020-03-03 17:36:38O PSD é terrível, como toda ORCRIM, tem em seus presidentes os símbolos da malandragem. Gilberto Kassab está até o pescoço. Vamos combinar? O STF adota como normativo p liberar esses bandidos da cadeia, verificar os feitos p a população, o que eles produzem!!!Além de populismo, arrogância como o Kalil em BH, fisiologismo político, corporativismo, e todo o tipo de prática nefasta à população. Primeiro estamos limpando o legislativo federal, depois vamos pular direto para os executivos municipais.
Maria
2020-03-03 17:26:16nada muda os ladrões sempre agem da mesma forma.fraudando licitação.roubando merenda escolar roubando hospitais
LuisR
2020-03-03 17:23:32Vichi!! se forem investigar prefeituras pelo Brasil afora, haja Polícia Federal!