Empresas entregam propostas para fornecer urnas; TSE pagará mais caro
O Tribunal Superior Eleitoral recebeu, nesta sexta-feira, 28, as propostas das duas empresas que disputam a licitação milionária para o fornecimento de novas urnas eletrônicas. Os equipamentos devem ser usados nas eleições municipais, em outubro. A Smartmatic, que integra o consórcio SMTT, ofereceu 1,72 bilhão de reais. Já a Positivo apresentou proposta de 799,9 milhões...
O Tribunal Superior Eleitoral recebeu, nesta sexta-feira, 28, as propostas das duas empresas que disputam a licitação milionária para o fornecimento de novas urnas eletrônicas. Os equipamentos devem ser usados nas eleições municipais, em outubro.
A Smartmatic, que integra o consórcio SMTT, ofereceu 1,72 bilhão de reais. Já a Positivo apresentou proposta de 799,9 milhões de reais. Trata-se da previsão para a entrega de 180 mil urnas que serão usadas para substituir os modelos utilizados nas eleições de 2006 e 2008, e atender ao crescimento do eleitorado.
O edital lançado pelo TSE previa um gasto de 700 milhões de reais, mas levava em consideração a cotação do dólar de 3 reais e 85 centavos. Com a alta, a moeda americana fechou o dia a 4 reais e 47 centavos.
A Positivo teve uma avaliação levemente melhor da área técnica do TSE na análise do modelo de engenharia e em relação aos projetos apresentados pelas concorrentes.
Agora, serão abertos os prazos para recursos das empresas, impugnações e análises das autoridades, o que pode arrastar a definição do processo e deixa cada vez mais difícil a substituição necessária de todos os equipamentos para o pleito.
Técnicos do TSE admitem que há dificuldades para a conclusão da licitação a tempo para as eleições de outubro. Uma das alternativas estudadas para o plano B seria reduzir o número de seções eleitorais e aumentar o número de eleitores que utilizam cada urna, portanto, mais gente teria de votar usando cada equipamento eletrônico.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Rafael
2020-02-29 21:45:33Defendo uma quebra de paradigma: fim do voto sigiloso e votação pelo celular, com identificação pela biometria da digital ou da foto. Nada de gastos com urnas caríssimas, feriado, boca de urna, filas, deslocamento, impossibilidade de votar por estar fora do domicílio, desconfiança da contagem dos votos por impossibilidade de se auditar a votação, requisição de locais de votação, convocação e treinamento de mesários, folgas na conta das empresas e do serviço público no dobro de dias...
João Ribas
2020-02-29 15:12:17Ninguém fala nas urnas com Recibo impresso, para comprovar o seu voto e saber em quem votou para poder cobrar esta procuração do políticos que votamos "em 2022 temos que ter estas Urnas para podermos dar responsabilidades aos Políticos !
Cap. Kirk
2020-02-28 22:05:52Se a urna adquirida não permitir a expedição do voto em papel, como checagem setorial,a exemplo dos USA,vai permanecer a possibilidade de fraude. Ou mesmo A FRAUDE. Bastará só transferir o malware para o novo sistema. Ou,apenas adequar as novas máquinas ao mesmo programa já contaminado. Antes que saltem uma dúzia de pseudo inocentes,acusando-me de fomentar teoria da conspiração, respondam: por que diabos nos USA e outros de 1º mundo, onde dinheiro não falta, não usam esse tipo de urna sem papel?
Miguel
2020-02-28 21:34:01Só faltam 16 dias. Mimimi aqui de nada adianta. BORA PRAS RUAS Dia 15. Essa RAÇA só “BOTA o GALHO DENTRO” quando ouve “A VOZ ROUCA DAS RUAS” como dizia o Ulisses Guimarães. E eu digo, no dia 15 de março os PILANTRAS e PARASITAS vão ouvir é o “RUGIDO LOUCO DAS RUAS”. O TSUNAMI do dia 15. Convoquem os amigos, a família, os vizinhos. Quero ver todos lá dia 15 de março. Vocês ficarão arrepiados ao cantarem o HINO NACIONAL.
Rômulo
2020-02-28 21:27:15🇧🇷 É nenhuma com com voto registrado em papel, que medo do eleitor possa auditar seu próprio voto? 🇧🇷 Uma pergunta porque não o voto escrito em uma 30% das zonas eleitorais? 🤔
José
2020-02-28 19:13:54Se houvesse interesse da classe que licita e paga a fatura, faria um programa pra votar por celular. Já dá pra fazer isto com segurança se houvesse vontade.
Luiz
2020-02-28 18:58:32Parece até que s data dessa eleição foi definida no mês passado e todos foram surpreendidos no TSE. Bando de incompetentes!!!!Levianos!!!O dinheiro gasto não sai do bolso desses...,,
Mara
2020-02-28 18:57:58Cadê o Claudio Dantas?