Crusoé
30.03.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Barroso nega transferência de líderes de facções da penitenciária de Brasília

O ministro Luís Roberto Barroso (foto), do Supremo Tribunal Federal, negou pedido do governo do Distrito Federal para transferir da Penitenciária Federal de Brasília chefes de facções criminosas, como o líder do Primeiro Comando da Capital, Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola.  De acordo com o ministro, a distribuição dos presos perigosos entre as unidades...

avatar
Redação Crusoé
3 minutos de leitura 20.02.2020 16:24 comentários 10
Barroso nega transferência de líderes de facções da penitenciária de Brasília
Barroso na sessão do dia 20 de novembro do Supremo
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

O ministro Luís Roberto Barroso (foto), do Supremo Tribunal Federal, negou pedido do governo do Distrito Federal para transferir da Penitenciária Federal de Brasília chefes de facções criminosas, como o líder do Primeiro Comando da Capital, Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola. 

De acordo com o ministro, a distribuição dos presos perigosos entre as unidades prisionais cabe aos órgãos responsáveis pelo sistema penitenciário federal. A interferência externa, portanto, poderia impactar o funcionamento dos procedimentos como um todo e causar insegurança.

“Transferências de presos são, por essência, operações de alto risco. Não é preciso esforço para concluir que é muito mais fácil o resgate de um preso no percurso da transferência do que dentro de um presídio de segurança máxima, cujo perímetro externo é protegido pelas Forças Armadas”, afirmou.

O ministro ainda ressaltou a possibilidade de eventuais danos econômicos, uma vez que o transporte de presos de alta periculosidade envolve uma logística especial, com o uso de diversos veículos e aeronaves, além de escolta armada.  “Realizar a retirada dos presos para, eventualmente, trazê-los de volta ao fim da ação implicará um alto custo econômico”, escreveu.

O governador do DF, Ibaneis Rocha, trava uma guerra contra a permanência de líderes de facções criminosas em Brasília desde a transferência de Marcola, em março de 2019. O chefe do Palácio do Buriti trocou, por diversas vezes, alfinetadas com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, por este motivo.

No fim de dezembro, o Exército chegou a reforçar a segurança no entorno do presídio depois de surgir uma informação sobre um suposto plano de fuga. Em janeiro passado, o secretário de Segurança da capital, Anderson Torres, protestou contra “o silêncio” dos órgãos federais sobre a situação de líderes de facções criminosas presos na Penitenciária Federal de Brasília e disse que os dados disponíveis transparecem que "estamos próximos a um incidente que extrapola os muros da unidade prisional federal e tem a capacidade de expor a sério risco a vida, a tranquilidade e o patrimônio dos cidadãos que aqui residem".

Naquela ocasião, Moro respondeu que não há qualquer informação de que a transferência e a manutenção destas lideranças “ofereçam riscos à população civil, aos prédios públicos ou às embaixadas”. Quando Ibaneis recorreu ao STF, o ex-juiz alegou que a atitude do emedebista tem “razões políticas” e não é a “mais responsável”.

Diários

Irã enforca dois homens ligados a grupo de oposição banido

Redação Crusoé Visualizar

Caiado promete anistia para acabar com polarização. Vai colar?

Duda Teixeira Visualizar

Rubio identifica “sinais positivos” de nova ala no Irã

Redação Crusoé Visualizar

Por que Trump quer um novo bunker na Casa Branca?

Duda Teixeira Visualizar

Decisão do PSD 'tende a manter um ambiente de polarização radicalizada', diz Leite

Redação Crusoé Visualizar

Um "novo regime" no Irã, Trump?

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

A indústria das ações trabalhistas e seus incentivos perversos

A indústria das ações trabalhistas e seus incentivos perversos

Visualizar notícia
A sinfonia dos vagabundos

A sinfonia dos vagabundos

Visualizar notícia
Boulos anuncia que fica no PSOL "apesar do grave erro"

Boulos anuncia que fica no PSOL "apesar do grave erro"

Visualizar notícia
Crusoé nº 413: Os nepobabies do Supremo

Crusoé nº 413: Os nepobabies do Supremo

Visualizar notícia
Dicas de Lula: "dedada", "treine, seu puto" e "beba menos"

Dicas de Lula: "dedada", "treine, seu puto" e "beba menos"

Visualizar notícia
EUA poderiam "tomar o petróleo do Irã", diz Trump

EUA poderiam "tomar o petróleo do Irã", diz Trump

Visualizar notícia
O Brasil é mais anti-Lula ou anti-Bolsonaro?

O Brasil é mais anti-Lula ou anti-Bolsonaro?

Visualizar notícia
Renan Santos em terceiro lugar na pesquisa Atlasintel

Renan Santos em terceiro lugar na pesquisa Atlasintel

Visualizar notícia
Teremos outsider em 2026?

Teremos outsider em 2026?

Visualizar notícia
Um "novo regime" no Irã, Trump?

Um "novo regime" no Irã, Trump?

Visualizar notícia

Tags relacionadas

facções criminosas

Ibaneis Rocha

Luís Roberto Barroso

Marcola

PCC

Sergio Moro

STF

< Notícia Anterior

Reforma tributária: governo não vai abrir mão de arrecadação

20.02.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Lula não foi prioridade para Alcolumbre

20.02.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
author

Redação Crusoé

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Elvio

2020-02-24 21:23:37

o Min. Luiz Roberto Barroso é homem de confianca do povo brasileiro. confiamos em suas decisões


CEIFADOR

2020-02-21 23:56:18

Barroso, esse é o homem. O tal Dibaneis dançou!


Pedro

2020-02-20 21:40:23

Confiamos no Ministro Luís Roberto Barroso do STF e no Mistro da Justiça e da Segurança Pública, Dr. Sérgio Moro.


Lucio

2020-02-20 21:37:45

Esse Ibaneis é um crrtino de um politiqueiro. Ficou rico na advocacia e resolver virar político.... Vai cuidar do é sua atribuição que é cuidar da cidade.


Edmundo

2020-02-20 21:19:16

Concordo com Moro.


Jorge

2020-02-20 20:49:01

Por que o governo do DF implica tanto com Marcola? Brasília é infestada de bandidos.Será por isso?


Lucia

2020-02-20 19:49:46

Eles acham que enganam o Ministro Barroso, mas o homem é inteligente, sabe exatamente o que fazer!


Rafael

2020-02-20 19:43:56

Não se empolguem com Barroso nem com nenhum Ministro do STF. Acertos são só acertos. Barbosa era um ultraesquerdista autoritário, que ajudou a preservar o Chefe da Quadrilha. Foi importante, sim, mas Cunha e Roberto Jefferson também foram... A questão nesse caso é técnica, não se trata de competência do Ente Federativo DF, mas da União. E não cabe ao Judiciário discutir o mérito da decisão, apenas sua legalidade. Se há risco na remoção ou não não importa à decisão, ou ao menos não deveia import.


Luiz

2020-02-20 19:06:49

O ministro Barroso, a cada decisão mais cresce no conceito das pessoas sérias


Cid

2020-02-20 17:58:26

Este cidadão sim deveria (como componente de uma organização criminosa chamada MDB) ser transferido para um local onde houvesse um judiciário isento e idôneo, para juntamente com seus outros comparsas serem julgados.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Elvio

2020-02-24 21:23:37

o Min. Luiz Roberto Barroso é homem de confianca do povo brasileiro. confiamos em suas decisões


CEIFADOR

2020-02-21 23:56:18

Barroso, esse é o homem. O tal Dibaneis dançou!


Pedro

2020-02-20 21:40:23

Confiamos no Ministro Luís Roberto Barroso do STF e no Mistro da Justiça e da Segurança Pública, Dr. Sérgio Moro.


Lucio

2020-02-20 21:37:45

Esse Ibaneis é um crrtino de um politiqueiro. Ficou rico na advocacia e resolver virar político.... Vai cuidar do é sua atribuição que é cuidar da cidade.


Edmundo

2020-02-20 21:19:16

Concordo com Moro.


Jorge

2020-02-20 20:49:01

Por que o governo do DF implica tanto com Marcola? Brasília é infestada de bandidos.Será por isso?


Lucia

2020-02-20 19:49:46

Eles acham que enganam o Ministro Barroso, mas o homem é inteligente, sabe exatamente o que fazer!


Rafael

2020-02-20 19:43:56

Não se empolguem com Barroso nem com nenhum Ministro do STF. Acertos são só acertos. Barbosa era um ultraesquerdista autoritário, que ajudou a preservar o Chefe da Quadrilha. Foi importante, sim, mas Cunha e Roberto Jefferson também foram... A questão nesse caso é técnica, não se trata de competência do Ente Federativo DF, mas da União. E não cabe ao Judiciário discutir o mérito da decisão, apenas sua legalidade. Se há risco na remoção ou não não importa à decisão, ou ao menos não deveia import.


Luiz

2020-02-20 19:06:49

O ministro Barroso, a cada decisão mais cresce no conceito das pessoas sérias


Cid

2020-02-20 17:58:26

Este cidadão sim deveria (como componente de uma organização criminosa chamada MDB) ser transferido para um local onde houvesse um judiciário isento e idôneo, para juntamente com seus outros comparsas serem julgados.



Notícias relacionadas

Irã enforca dois homens ligados a grupo de oposição banido

Irã enforca dois homens ligados a grupo de oposição banido

Redação Crusoé
30.03.2026 17:48 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Caiado promete anistia para acabar com polarização. Vai colar?

Caiado promete anistia para acabar com polarização. Vai colar?

Duda Teixeira
30.03.2026 16:42 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Rubio identifica “sinais positivos” de nova ala no Irã

Rubio identifica “sinais positivos” de nova ala no Irã

Redação Crusoé
30.03.2026 15:15 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Por que Trump quer um novo bunker na Casa Branca?

Por que Trump quer um novo bunker na Casa Branca?

Duda Teixeira
30.03.2026 12:10 4 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

Deus rejeita orações dessas pessoas, afirma Papa Leão 14

Deus rejeita orações dessas pessoas, afirma Papa Leão 14

Visualizar notícia
Coreia do Norte avança em seu programa de mísseis e preocupa o mundo inteiro

Coreia do Norte avança em seu programa de mísseis e preocupa o mundo inteiro

Visualizar notícia
Após mais de um século, espécie rara é encontrada no Brasil

Após mais de um século, espécie rara é encontrada no Brasil

Visualizar notícia
Ficar sentado faz bem? Professor de Harvard desafia tudo o que você ouviu até hoje

Ficar sentado faz bem? Professor de Harvard desafia tudo o que você ouviu até hoje

Visualizar notícia
Nova função do WhatsApp permite ter duas contas em somente um celular

Nova função do WhatsApp permite ter duas contas em somente um celular

Visualizar notícia
Novo projeto de R$ 104 milhões quer espalhar o 6G pelo Brasil inteiro

Novo projeto de R$ 104 milhões quer espalhar o 6G pelo Brasil inteiro

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso