Brumadinho: executivos e funcionários da Vale e da Tüv Süd viram réus
A Justiça da Comarca de Brumadinho aceitou, nesta sexta-feira, 14, denúncia contra 16 pessoas por crimes ambientais e homicídio doloso duplamente qualificado — quando há intenção de matar — pelo rompimento da Barragem B1, no Córrego do Feijão, localizado no município mineiro. A catástrofe provocou a morte de 270 pessoas. Entre os 16 réus está...
A Justiça da Comarca de Brumadinho aceitou, nesta sexta-feira, 14, denúncia contra 16 pessoas por crimes ambientais e homicídio doloso duplamente qualificado — quando há intenção de matar — pelo rompimento da Barragem B1, no Córrego do Feijão, localizado no município mineiro. A catástrofe provocou a morte de 270 pessoas.
Entre os 16 réus está o ex-presidente da Vale, Fábio Schvartsman, além de funcionários da mineradora e da alemã Tüv Süd. As duas empresas responderão somente por crimes contra o meio ambiente.
A denúncia, resultado das investigações do MPMG e da Polícia Civil do estado, foi apresentada em 21 de janeiro. A peça mostrou a existência de uma “promíscua relação entre as duas empresas” para esconder do Poder Público, da sociedade, de acionistas e investidores a situação de segurança de várias das barragens de mineração mantidas pela Vale.
“Com o apoio da Tüv Süd, a Vale operava uma caixa-preta com o objetivo de manter uma falsa imagem de segurança da empresa de mineração, que buscava, a qualquer custo, evitar impactos a sua reputação e, consequentemente, alcançar a liderança mundial em valor de mercado”, destacou.
O órgão ministerial já havia ajuizado ações de reparação ambiental e socioeconômica contra os responsáveis pelo maior dano socioambiental do estado. Nestes processos, foram bloqueados mais de 10 bilhões de reais da Vale, além de garantidos, entre outros, o auxílio emergencial para os atingidos e a contratação de assessorias técnicas que vão ajudar no dimensionamento das reparações integrais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Jose
2020-02-14 21:08:07Demorou hein? Vamos turbinar este processo!