Exames de brasileiros repatriados da China dão negativo para coronavírus
O Ministério da Saúde informou, nesta terça-feira, 11, que o resultado dos exames dos brasileiros repatriados da China (foto) e dos profissionais que acompanharam o resgate deram negativo para o novo coronavírus. O teste RT-PCR foi feito pelo Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros, o Lacen de Goiás, com apoio do Instituto Evandro Chagas...
O Ministério da Saúde informou, nesta terça-feira, 11, que o resultado dos exames dos brasileiros repatriados da China (foto) e dos profissionais que acompanharam o resgate deram negativo para o novo coronavírus. O teste RT-PCR foi feito pelo Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros, o Lacen de Goiás, com apoio do Instituto Evandro Chagas e da Fundação Fiocruz.
A pasta acrescentou que, com base nas informações, o Ministério da Defesa avalia a possibilidade de redução do período de quarentena das 58 pessoas que desembarcaram na base aérea de Anápolis (GO), no último domingo, 9.
“Todas as pessoas, teoricamente, estariam protegidas porque usaram EPIs [equipamentos de proteção individual]. Apesar disso, foi decidido testar todos e manter todos em quarentena até o resultado da exame. Agora, o Ministério da Defesa vai avaliar as próximas etapas”, explicou o secretário substituto de Vigilância em Saúde, Julio Henrique Rosa Croda.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, no entanto, evitaram cravar se haverá a redução do tempo de isolamento dos repatriados. “Temos um acordo. Nós vamos falar aqui sobre a questão da vigilância e da assistência. Em relação ao transporte e à quarentena, ficou sob responsabilidade do Ministério da Defesa”, disse.
A pasta ainda atualizou o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil. Conforme o boletim, o número de pacientes em acompanhamento subiu de sete para oito. Desde o início da epidemia, a pasta descartou 33 quadros. Não há casos confirmados no país.
Entre a última segunda-feira, 10, e esta tarde o Ministério descartou um caso suspeito em São Paulo. Contudo, iniciou os testes em dois pacientes com sintomas similares aos do coronavírus — um do estado paulista e outro do Rio de Janeiro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Odete6
2020-02-12 06:45:10Cumprimentos, Ana Viriato! Ótima síntese de informações abrangentes!
Odete6
2020-02-12 06:38:44Dá vontade de aplaudir direto, todos os dias, essas competentes equipes envolvidas nesse espetacularmente competente trabalho!!!! Aplausos pra vocês, GRANDES BRASILEIROS que preservam e orgulham o BRASIL!!!! 🤝🤝🤝🤝🤝🤝👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Alessandra
2020-02-11 17:25:21que bom, tdo certo!