'Os riscos são altos', diz representante dos EUA sobre o 5G
A Agência Nacional de Telecomunicações começou a discutir esta semana as regras do edital de licitação da tecnologia 5G, que deve ser lançado até o ano que vem. A agência reguladora fará concorrência pública para ofertar quatro faixas de frequência. Parceiro preferencial de Jair Bolsonaro, o governo americano acompanha com atenção o debate sobre a...
A Agência Nacional de Telecomunicações começou a discutir esta semana as regras do edital de licitação da tecnologia 5G, que deve ser lançado até o ano que vem. A agência reguladora fará concorrência pública para ofertar quatro faixas de frequência. Parceiro preferencial de Jair Bolsonaro, o governo americano acompanha com atenção o debate sobre a chegada da quinta geração da telefonia. O encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, William Popp, diz que o país espera participar de discussões sobre o tema, fornecendo informações sobre os "riscos da incorporação de fornecedores de componentes não confiáveis".
Popp fala de forma genérica e não cita países ou empresas, mas os fantasmas norte-americanos são a tecnologia chinesa e os componentes fornecidos pela Huawei, atual líder do mercado. Os Estados Unidos têm pressionado governos a vetarem a entrada dos chineses na área do 5G.
"Os países devem tomar medidas para assegurar a integridade de suas redes 5G, porque os riscos são altos. É especialmente importante reconhecer que não há segurança se fornecedores não confiáveis controlarem qualquer parte da rede 5G", explica o encarregado de negócios da embaixada americana.
"Continuamos a instar todos os países a avaliarem impactos econômicos e em segurança no longo prazo, no caso de fornecedores não confiáveis terem eventual acesso a partes sensíveis da infraestrutura de 5G", acrescenta William Popp.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Jose
2020-10-11 17:56:14Quem tiver o melhor pacote e preço que vença a concorrência. A China é muito mais parceiro do Brasil que os USA. Lembrem-se que o governo dos USA já foi denunciado por se apropriar de milhares de dados de pessoas através dos seu gigantes, Google, WhatsUp, Instagram, Twitter são quase todos deles.
Márcio
2020-02-09 22:19:54A internet brasileira é verdadeira merda!
Jose
2020-02-09 17:19:11Quem tiver o melhor pacote que vença a concorrência. Atualmente temos visto que a China é muito melhor parceiro que os Estados Unidos e isto é o que vale.
Deijivan
2020-02-09 12:56:31Seguindo meu comentário anterior, portanto não se trata de Teoria da Conspiração. Backdoors em firmwares das placas dos hardwares controladores da rede 5G e rotinas de Remote Code Execution (RCE) rodando fora dos HDs podem permitir facilmente o controle de tudo (ou de coisas específicas) em uma nação. Qualquer desavença no cenário mundial, pode ser o estopim que irá deflagrar uma guerra cibernética sem precedentes. O 4G limitava muito isso, mas o 5G possibilita isso 100 vezes mais rápido.
Deijivan
2020-02-09 12:49:36Com o 5G tudo que se imaginou em termos de iOT (Internet das coisas) será implementado, desde uma simples lista de compras baseada no que se tem na sua geladeira, até o controle de vasão de água em uma turbina de uma hidrelétrica. Todos os sistemas do seu veículo, do GPS aos freios, serão monitorados e controlados via 5G, além de Sistemas de Metrô; Tráfego Aéreo; Lançadores de mísseis; comunicações militares; sistemas de distribuição de água; radares e câmeras e equipamentos de Medicina Nuclear.
Miguel
2020-02-08 21:09:35Fico impressionado de ver como ainda tem gente com mentalidade comunista no Brasil. Ditadura ruim para eles só a do Brasil , que foi feita para evitar o comunismo. São seletivos em termos de ditaduras. Este tal de G é uma revolução que vai interferir praticamente em todas as áreas (medicina, engenharia, comercio, educação). Acho que não podemos ficar na mão da DITADURA chinesa. Vamos aguardar. PÁTRIA AMADA BRASIL.
Silvério
2020-02-08 20:18:25Não foram os gringos que garantiram, lá atrás, que não havia petróleo no Brasil? te cuida, Bolsonaro!!
José geraldo
2020-02-08 19:34:48Bolsonaro, EUA ou China, um refém o outro liberdade, precisamos de avançar e não retroceder.
Diego
2020-02-08 18:38:16Sou contra 5g mas confio mais na China do que EUA, afinal quem tem um programa de espionagem mundial sao os estados unidos nao a china, ou todo mundo da esqueceu do caso Snowden???
Massaaki
2020-02-08 16:10:23Onde for sensível à segurança nacional deve ser melhor regulado e não se permitir Empresas chinesas ou russas terem controle. O Reino Unido resolveu essa questão?!