'Atitude populista e inadequada', diz Doria sobre proposta de Bolsonaro
O governador de São Paulo, João Doria, criticou o desafio apresentado nesta quarta-feira, 5, pelo presidente Jair Bolsonaro aos governadores. O chefe do Planalto afirmou que, se os chefes dos executivos estaduais zerarem o ICMS sobre combustíveis, a União vai eliminar todos os impostos que incidem sobre o produto. Para Doria, a proposta de Bolsonaro...
O governador de São Paulo, João Doria, criticou o desafio apresentado nesta quarta-feira, 5, pelo presidente Jair Bolsonaro aos governadores. O chefe do Planalto afirmou que, se os chefes dos executivos estaduais zerarem o ICMS sobre combustíveis, a União vai eliminar todos os impostos que incidem sobre o produto. Para Doria, a proposta de Bolsonaro “foi uma atitude populista, inadequada e de baixo teor pragmático”. Dos 27 governadores, 24 manifestaram contrariedade às declarações do presidente.
Para Doria, Bolsonaro “deveria ser republicano, convidar os governadores para o diálogo, e não os culpar, lançando isso nas redes sociais”. Desde o mês passado, o presidente da República já vinha cobrando dos estados a redução de impostos sobre os combustíveis, para que haja uma queda dos preços nas bombas. Mas o ICMS é a principal fonte de arrecadação da maioria dos estados e o imposto sobre a gasolina responde por fatia expressiva desses recursos. “Foi uma atitude de pouca cortesia e, principalmente, hostil aos governadores. A responsabilidade pelas políticas de combustível não é dos estados, mas do governo federal. Foi um comportamento inadequado do presidente da República”, acrescentou.
João Doria lembrou ainda que não cabe aos governadores baixar os impostos de forma unilateral. “É preciso aprovar isso nas assembleias legislativas. E boa parte dos estados vive problemas fiscais evidentes. Não é atitude correta ou minimamente compreensível dizer que a culpa do combustível alto é dos governadores porque não reduzem o ICMS. Primeiro, não é verdade. Segundo, gera um nível de confronto desnecessário e desestabiliza uma relação que poderia ser construída através do diálogo e do entendimento”, finalizou o governador de São Paulo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Julio
2020-02-08 13:38:56Doria, para vc se eleger presidente, vc precisa defender os eleitores que não aguentam mais pagar imposto, e não fingir que está ajudando os governadores.
ANTÔNIO
2020-02-06 12:40:05O Bozo é uma máquina de criar desafetos. Um dia essa conta chega à sua porta com força total.
Quiet
2020-02-06 12:31:35O "designer de ambiente" , digo governador perdeu a credibilidade.. Ele que antes era até "votável", agora não mais.. (na minha opinião)
JULIO
2020-02-06 12:29:25Doria, melhor coisa para vc, NÃO TERÁ MEU VOTO. NEVER MORE.
Henrique
2020-02-06 11:59:44E os governadores não são descorteses com o presidente?
Elival
2020-02-06 11:55:54O governador João Dória em parte tem razão. Não é uma decisão unilateral do governador e o presidente deveria, antes de sair atirando nas redes sociais, chamar todos governadores p uma conversa. Eu ando pelo Brasil e São Paulo hoje tem um dos menores preços de combustível. No fundo, no fundo o q precisamos mesmo é pagar menos p combustível. Se os estados baixarem o ICMS até vão arrecadar menos num primeiro instante mas depois, com o aumento do consumo, sairemos todos ganhando.
Sandro
2020-02-06 11:53:07Esse Dória é um brincalhão. Há anos que vem se discutindo a redução do ICMS e isso nunca prosperou, porque é daí que os Estados tiram a grana para pagar suas benesses. O pacto federativo tem que ser revisto, a população é quem arca com altíssimos impostos pra bancar os Estados ineficientes e corruptos. Mas isso não interesse a ninguém, pois os estados que mais arrecadam impostos federais são os que menos recebem de volta os impostos. Vocês acham que o Nordeste vai apoiar? Vai sonhando...
Ana
2020-02-06 11:03:04Esse governador ,não tem argumentos sólidos que o credibilize a esbravejar contra o Presidente,ele já demonstrou sua superficialidade e incoerência em suas falas
Barros
2020-02-06 10:48:19Sr. Dória, não pense que vai levar a presidência em 2022 no grito. Não vai. A sociedade está farta e enojada de políticos demagogos com vossa senhoria.
José
2020-02-06 10:35:49Deixa de mi, mi, mi Doria. Ele está certo. Tem estado que a taxa de ICMS é um assalto assim como o valor do percentual que calculado para o IPVA. Governadores inchamos estados com compadres, amigos e indicados por políticos do estado e depois ficam chorando por dinheiro federal para cobrir os rombos. Isso tudo fora os acertos por fora.