Em 'saída honrosa' da Casa Civil, Onyx pode assumir Educação ou Cidadania
Interlocutores do presidente Jair Bolsonaro avaliam que Onyx Lorenzoni (foto) ficou muito “fragilizado” e “enfraquecido” para permanecer no comando da Casa Civil. Por isso, no Palácio do Planalto, possíveis caminhos para o titular da pasta são discutidos. A aliados, o presidente Jair Bolsonaro disse que, pela ligação e amizade entre os dois, deve dar a ele...
Interlocutores do presidente Jair Bolsonaro avaliam que Onyx Lorenzoni (foto) ficou muito “fragilizado” e “enfraquecido” para permanecer no comando da Casa Civil. Por isso, no Palácio do Planalto, possíveis caminhos para o titular da pasta são discutidos. A aliados, o presidente Jair Bolsonaro disse que, pela ligação e amizade entre os dois, deve dar a ele a possibilidade de definir seu futuro. O deslocamento para o comando de outro Ministério é uma opção. Dois são citados: Educação e Cidadania.
O destino do ministro pode ser estabelecido em reunião entre esta sexta-feira, 31, e sábado, 1, quando ele deve conversar pessoalmente com Bolsonaro após antecipar seu retorno de um período de férias.
A transferência para a Educação seria uma forma menos traumática de tirar do jogo Abraham Weintraub, responsável por desgastes em sequência ao governo, como as falhas na correção do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem. O atual chefe da pasta ainda é mal visto pelo Congresso Nacional. Na última quinta-feira, 30, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, chegou a dizer que Weintraub “é um desastre” e “atrapalha o futuro de milhares de crianças”.
Além disso, a mudança não desagradaria totalmente o ideólogo Olavo de Carvalho, que, desde o início do governo, mantém grande influência sobre o Ministério da Educação. Ele e Lorenzoni se aproximaram nos últimos tempos. Os dois, inclusive, estiveram juntos nos Estados Unidos durante as férias do ministro.
A segunda opção, o Ministério da Cidadania, é cogitada porque Lorenzoni vem preparando uma reformulação nos programas sociais do governo, inclusive o Bolsa Família. Ou seja, ele assumiria uma área em que já está promovendo uma reestruturação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Rui
2020-02-02 11:22:50Este Lorenzoni não percebe nada de educação! Que ideia mais imbecil de trocar o actual ministro da educação!
Rafael
2020-01-31 23:15:48Maia só quer prejudicar o Governo Bolsonaro e aumentar sua própria comelança, com trocadilho.
Maria
2020-01-31 21:32:24Então, a Educação recebe esse tratamento. Ouve-se o mesquinho ressentido interesseiro R Maia e busca-se a aprovação de alguém que sequer vivencia o Brasil. Vamos ficar nessa por centenas de anos ainda.
Rosileine
2020-01-31 20:58:33também acho uma grande perda tirar o atual ministro da educação para colocar o Onix
Martha
2020-01-31 20:45:26Melhor será o Cidadania. O que Onix entende de educação??? Pelo amooorrrr!!!
Veronica
2020-01-31 20:38:32Fala serio... Bolsonaro não está pensando em tirar um ministro tão preparado psicologicamente para enfrentar essa turma da esquerda para colocar o Onix, do DEM, amigo do Maia que quer Salvar o PCdoB, né? A esquerda vai soltar fogos se isso acontecer, pois se fortalecerá com a chegada de um ministro já ferido.
Teodoro
2020-01-31 17:50:02Educação? Deixem o Weitraub lá. É melhor ministro que MEC jamais teve. O único que tem culhoes para despetizar, desaparelhar, despeyralhar o órgão mais aparelhar da República ao lado da Secretaria de Cultura.
Maria
2020-01-31 17:33:57Educação ??? Saúde ??? O que ele entende disso ?Melhor mesmo é mandar ele pra casa...
MICHELL
2020-01-31 17:09:58Gostaria de entender qual o objetivo da Crusoé em veicular uma reportagem tão sem nexo e coerência baseada no diz-que-me-disse da Gmídia. Somente quem não tem ponto de vista político cai nessa ladainha. in(Felizmente) não renovarei minha assinatura nessa "ilha do jornalismo"
Jurandir
2020-01-31 15:58:19Ministério da Educação não é pátio de entulho!