Time de Guedes ganha com esvaziamento da Casa Civil; secretária pode cair
A transferência do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil para o Ministério da Economia significou uma vitória da equipe do ministro Paulo Guedes. Desde o segundo semestre do ano passado, o secretário de Desestatização e Desinvestimento da pasta, Salim Mattar Júnior, vinha tentando, nos bastidores, efetivar essa mudança. Como Crusoé mostrou em novembro, Salim...
A transferência do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil para o Ministério da Economia significou uma vitória da equipe do ministro Paulo Guedes. Desde o segundo semestre do ano passado, o secretário de Desestatização e Desinvestimento da pasta, Salim Mattar Júnior, vinha tentando, nos bastidores, efetivar essa mudança.
Como Crusoé mostrou em novembro, Salim fazia diversas críticas ao PPI. Ele culpava o programa pela demora nos processos de privatização. Em janeiro, o secretário anunciou um projeto para que as empresas privatizáveis fossem incluídas diretamente no Plano Nacional de Desestatização, o PND, sem passar pelo PPI.
Com a transferência do programa para a Economia, o futuro da secretária do PPI, Martha Seillier (foto), passou a ser incerto. A própria relatou a auxiliares na noite da quarta-feira, 29, ter dúvidas se permanecerá no cargo. Ela assumiu o posto em julho de 2019, em uma articulação dos ministros da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.
Martha estava entre os três passageiros que viajaram com Vicente Santini, ex-secretário-executivo da Casa Civil, para Davos e para a Índia em avião da FAB. A viagem acabou provocando a demissão de Santini. Amigo dos filhos de Jair Bolsonaro, ele chegou a ser realocado em outro cargo na pasta, mas nesta quinta-feira, 30, o presidente voltou atrás.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2020-02-05 23:11:29No entanto, se a TRANSFERÊNCIA não altera a ESTRUTURA e FUNÇÃO da SECRETARIA, pq não manter o COMANDO da ESTRUTURA se não há RAZÕES TÉCNICAS? PRIVATIZAÇÃO e PPI se encaixam na ABA DA DESESTATIZAÇÃO, mas além de serem distintas, tb demandam TEMPO e ATENÇÃO. Faz sentido fazer uma TRANSFERÊNCIA DE PORTEIRA FECHADA, mantendo a SECRETARIA do jeito que ela era.
Uira
2020-02-05 22:58:43Querendo ou não, quem podia utilizar o avião da FAB era Santini, uma vez que ele era o MINISTRO INTERINO. Qual o sentido de se deslocar em VOO DE CARREIRA quando se pode pegar carona com o MINISTRO INTERINO em um voo da FAB? Isto não se enquadra no critério de se RACIONALIZAR O USO DOS RECURSOS PÚBLICOS? Deste PONTO DE VISTA não há MOTIVAÇÃO para tal. Se com a transferência, a função dela não faz mais sentido, esta é uma RAZÃO BEM MAIS PLAUSÍVEL.
Lauro
2020-01-30 20:18:37Ehhhhhh a Crusoé realmente virou a casaca, só falta agora dizer que o Lula ladrão é inocente. Lamentável.
Vilma Brito
2020-01-30 18:18:15Ótima notícia! Agora queremos logo logo, SALIM MATTAR em Fórum com TARCÍSIO DE FREITAS. No anterior, enqto TARCÍSIO nos entusiasmava com tantos feitos conquistados, SALIM, olhava tristonho, porque tudo que tinha era uma avalanche de senões para explicar porque Salim no PLANALTO tinha nada a ver com SALIM EMPRESARIO. Es geht los! Avante! $UCE$$O SALIM! Correio, Eletrobrás e mais 600 PRIVATIZAÇÕES. Tudo o q queremos, Sr. SALIM, no mesmo barco de FREITAS, MORO, GUEDES, TEREZA - JORGE, DAMARIS,
Luiz Fernando Tupina
2020-01-30 17:45:54Pode ser até cumpadre de algum filho do presidente, rua com ele imediatamente para não acostumar a sempre ter mordomia. Tem que pagar também o custo dessa viagem que fez com nosso dinheiro
Massaaki
2020-01-30 14:48:48Agora, a cobrança vai-se elevar à milésima potência...Guedes, o primeiro ministro, vai ter de mostrar resultados, porque Jair não vai aceitar lerdeza...
Juan
2020-01-30 14:10:27Essa demissão foi justo causa e o resto deve passar pelo crivo do Presidente.Valeu!!!
Jane
2020-01-30 13:58:10Quase não leio a revista por falta de tempo. Mas diariamente acompanho Claudio Dantas no "Momento Antagonista". Grande jornalista, merece o prestígio que tem. Quanto a essa reportagem, causa revolta que um avião da FAB tenha sido utilizado pelos deslumbrados do "poder". Ridículos!!!
SIDNEY
2020-01-30 13:11:18Não foi o JB que nomeou o cara. Foi o chefe interino da Casa Civil o qual, por sua vez, deverá ser também demitido por Bolsonaro. Muita burrice admitir o sujeito logo após ser demitido por JB...
Antônio
2020-01-30 12:28:14casa civil sempre foi a casa dos acertos espúrios