Para entrar na OCDE, governo atua para melhorar imagem de direitos humanos
Preocupado com uma possível imagem negativa do Brasil no exterior, o governo Jair Bolsonaro começou a trabalhar nos bastidores para tentar demonstrar à OCDE, Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, que não desrespeita os direitos humanos. Desde 2019, o Brasil intensificou as articulações em busca de apoio para entrar na entidade internacional, também conhecida...
Preocupado com uma possível imagem negativa do Brasil no exterior, o governo Jair Bolsonaro começou a trabalhar nos bastidores para tentar demonstrar à OCDE, Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, que não desrespeita os direitos humanos.
Desde 2019, o Brasil intensificou as articulações em busca de apoio para entrar na entidade internacional, também conhecida como “clube dos países ricos” e cujas diretrizes preveem que, assim como empresas, os Estados devem respeitar os direitos humanos.
Para evitar questionamentos da OCDE, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos se antecipou e abriu diálogo com o grupo. Em maio, o secretário de Proteção Global da pasta, Sérgio Queiroz (foto), deverá receber em Brasília uma comitiva da organização.
A intenção do ministério é "pacificar" alguns pontos que foram objeto de embate entre o governo e representantes da sociedade civil. Entre eles, o decreto de Bolsonaro que extinguiu os cargos de perito do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura.
O decreto, que acabou suspenso, exonerava os 11 integrantes do grupo, responsável por monitorar violações de direitos e prevenir a prática de tortura em instituições como penitenciárias. A ideia do governo é mostrar que os servidores foram exonerados, mas poderiam atuar de forma voluntária.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
AJAS
2020-01-30 21:01:03Ê, canseira! Aff!!!
LuisR
2020-01-30 15:08:11Direitos humanos? Esse termo por aqui é na prática desconhecido, salvo para as altas cúpulas VIP's dos corruptos ladrões soltos prontamente na base das canetadas ministerianas da pseudo-justiça. Para aí com essa lorota!
Juan
2020-01-30 14:29:50Vão soltar más criminosos?
Eduardo MS
2020-01-30 12:51:06Se os gringos acreditam na Petra Costa, eles acreditam em qualquer coisa.
Ercilia
2020-01-30 10:55:38O governo tem mais acertado que errado. Falta um bom ministro do meio ambiente e esse Ministro de Educação é muito cabeça fechada
Massaaki
2020-01-30 09:14:24Se continuar a sabotar a LAVAJATO e não combater a corrupção; não adianta isso
Odilon
2020-01-30 08:31:20A oposição de esquerda tem sido muito mais ativa em jogar contra. Assim nossa imagem não melhora. É preciso mais estratégia do governo.
Donato
2020-01-30 07:38:53Meu caro Igor, a imagem do Brasil negativou nos Últimos 14 anos, o Presidente atual, está a duras penas e com muito sacrifício limpando a imagem do país internamente e fora, mesmo com o aparelhamento do estado criado pelos governos anteriores, que são barreiras a serem, e estão sendo superadas, o governo Bolsonaro está no caminho certo.