Antonio Cruz/Agência Brasil

Só 1 em cada 5 projetos que Câmara votou em 2019 era do governo

27.01.20 06:33

Dos projetos votados em 2019 na Câmara dos Deputados, apenas 21% tiveram como autor o Poder Executivo,  a menor parcela, no primeiro ano de mandato, desde o começo do governo Lula, em 2003, revela levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo. Para analistas políticos ouvidos pela publicação, os dados reforçam a tese de que o Brasil vive uma fase de “semiparlamentarismo” no primeiro ano do governo Jair Bolsonaro.

No ano inaugural do primeiro mandato do ex-presidente Lula, por exemplo, 68% dos projetos votados eram de autoria do Executivo. No segundo ano, a taxa foi ainda maior: 86%. O predomínio do governo se manteve no primeiro ano de Dilma Rousseff: 59% dos projetos votados eram de autoria do Executivo. No segundo mandato, porém, a então presidente perdeu o comando da Câmara: apenas 26% das propostas votadas vieram do Planalto.

Ao Estadão, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (na foto ao lado de Bolsonaro), disse que sua gestão dá prioridade a projetos da própria Casa, mesmo quando há convergência com o Executivo. “Muitos projetos de deputados foram utilizados porque tinham convergência, e nós priorizamos o projeto da Casa”, declarou. “Alguns, inclusive, já existiam antes dos projetos do governo”, emendou Maia, a quem cabe o poder de pautar as votações.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. ESTE FDP DO NHO NHO , FAZER ESTA DECLARAÇÃO MOSTRA QUE ELE NAÕ TEM RESPEITO NENHUM COM O EXECUTIVO SUA PRÓPRIA DECLARAÇÃO MOSTRA QUE ESTE ANO ELE VAI TER QUE PARAR DE TRAVAR OS PROJETOS DO EXECUTIVO OU O BRASIL NÃO VAI SAIR DESTE ATOLEIRO !!!

    1. concordo!!!! Esse nhonho (minúsculo, mesmo) não ser a reeleito como presidente da Câmara, espero.

  2. o governo e congresso não se afinam ... quem perde é a pululação ... e o judiciário também não se afina com ninguém e faz politica de interesses e não do país...

  3. Assim como se diz,o peixe morre por a boca,esta reportagem deixa claro q aqueles governos iam para mesa de negociação.todos sabem da falta de lealdade do parlamento com a sociedade.

  4. O importante é o encaminhamento e a votação de projetos de lei que visam as macro ou micro reformas que o país necessita para se desenvolver nas áreas de base prioritária como economia, segurança, educação, justiça, tecnologia e meio ambiente, apoiadas pela maioria da sociedade brasileira. A origem pouco importa.

  5. Qual o presidente que no seu primeiro ano de mandato enviou e conseguiu que fosse aprovada uma reforma tão importante, necessária e urgente como a Reforma da Previdência? Vota-se de tudo. Tipo dias comemorativos: do orgulho hétero, do medicamento genérico, dos cuidados com as mãos etc etc. O MENSALÃO mostrou como os COMUNERGÚMENOS conseguiam aprovar grande quantidade de projetos do governo. A FARRA acabou. PÁTRIA AMADA BRASIL. Apoiem a ALIANÇA pelo BRASIL.

  6. Depois ainda tem gente que acha que é o Bolsonaro que não quer cumprir promessas de campanha. Está sendo descaradamente boicotado pelos corruptos de sempre.

    1. Maia boicota presidente, presidente boicota Moro e assim segue o governo.

  7. Parece ser quase impossível o Executivo fazer qq coisa com um CN podre desses. Maia é o que há de pior e nefasto para o país.

  8. E pq não votaram reforma da previdência, tributária e política ? E o custo dessas votações ? MENSALÕES, PETROLÃO, E CIA. Pode e deve dar prioridade pra projetos da casa, desde que, em conformidade com o crescimento do país.

  9. A óbvia causa deveria ter sido apontada pela reportagem, sabotagem de Maia e do Centrão por suas pretenções eleitoreiras, como assumiu Paulinho da Força sobre a desidratação da Reforma da Previdência, e, o principal, não há mensalão nem loteamento do Governo, como havia com PT e PMDB.

    1. Tudo que o povo anseia, ele NÃO aprova. E ainda quer votos nas próximas eleições; vai querendo.

  10. Qdo se fala em semi parlamentarismo com um Congresso desse, aí sim nossa democracia corre risco.Atuam em causa própria,tentam o tempo todo proteger interesses de lobbys pouco republicanosSem falar que grande parte responde a processos então deveriam estar ali Pior exemplo é o presidente da casa O governo apesar das trapalhadas vem tocando e terminando obras importantes, economia melhorando e sem maiores percalços ( não vale os filhos do JB) Não se pode esperar coisa boa de gente ruim

  11. Se de fato este atual governo está cumprindo a seguinte afirmação: Não mais praticaremos o costume corrupto do "toma lá, dá cá"; com isso essa aprovação de projetos tende a cair mesmo; então podemos deduzir que, quanto maior é corrupto o sistema (no caso o executivo e legislativo juntos), maior será a simbiose entre os dois. (c.q.d)

  12. ...As eleições municipais confirmarão a nova realidade q a imprensa marrom vem escondendo: o povo se politizou através das mídias sociais, líderes comunitários de viés anticorrupção, tudo em razão do belo exemplo q este GOVERNO Bolsonaro hoje representa. E assim, em tempo + breve q esperávamos, o CONGRESSO BRASILEIRO será composto por homens mais honestos, e compromissados c as questões sociais. Tenho 66 anos e presenciarei esta realidade. Atuo p isto, torço p isto. Acima de partidos políticos

    1. Jose, compartilho do seu otimismo e até concordo que o povo está mais politizado, justo em função das redes sociais. Também espero mudanças neste país tão devastado pelos corruptos e que as melhoras que advirão de uma boa escolha beneficiem principalmente o povo mais carente, assim todos ganharemos.

    2. Engraçado como o tem gente que enxerga o Bozo sempre como vítima.

    3. Cada coisa que aparece, fica nitido porque estamos nessa situaçáo, praticamente voltando a idade média, tipico apoiador disso ai

  13. Então a Folha acredita que vivemos um semi parlamentarismo!!!A Miriam Leitão e seu filho retardado tentando mudar o curso do rio!!! Vivemos sim num país em que o comunismo infiltrou severamente no seu judiciário, e as casas legislativas, cuja ideologia da maioria de representantes eleitos p povo (de forma induzida e por métodos nada republicanos), é somente a roubalheira, a serviço de ORCRIMS representadas p centrão. Mas vamos mudando o q seria uma eternidade, o STF começa o seu saneamento...

    1. Bem simplista essa comparação. Em primeiro lugar a câmara não está comprada . Em segundo lugar, só a reforma da previdência ocupou o congresso quase o ano todo . É preciso ver a importância dos projetos, e não a quantidade...

Mais notícias
Assine agora
TOPO