Pagamentos da Odebrecht a ex-senador totalizaram R$ 4,5 milhões, diz PF
Planilhas e registros internos da Odebrecht indicam pagamentos em um total de 4,5 milhões de reais, em dinheiro vivo, em endereços ligados ao ex-senador Luiz Otávio Campos (foto), alvo da Operação Fora da Caixa na semana passada, informa O Globo. O ex-parlamentar é investigado por suspeita de captar recursos de caixa dois para a campanha...

Planilhas e registros internos da Odebrecht indicam pagamentos em um total de 4,5 milhões de reais, em dinheiro vivo, em endereços ligados ao ex-senador Luiz Otávio Campos (foto), alvo da Operação Fora da Caixa na semana passada, informa O Globo. O ex-parlamentar é investigado por suspeita de captar recursos de caixa dois para a campanha de 2014 do governador do Pará e seu correligionário, Helder Barbalho.
Luiz Otávio chegou a ser preso temporariamente na última quinta-feira, 9, mas deixou a cadeia no mesmo dia por decisão da Justiça Eleitoral. De acordo com a Polícia Federal, os repasses ilegais faziam parte de um acerto da empreiteira com políticos do MDB em troca do contrato para a construção da hidrelétrica de Belo Monte.
O relatório da PF mostra que os pagamentos ao ex-senador ocorreram em endereços de dois estados: uma cobertura ocupada por um sobrinho de Luiz Otávio, em Ipanema, no Rio de Janeiro, e um apartamento em São Paulo onde morava uma sobrinha do emedebista. Os nomes destes familiares apareciam nos registros da Odebrecht como possíveis recebedores do dinheiro.
Os repasses milionários estão descritos no Drousys, sistema interno de contabilidade paralela da Odebrecht. “Observa-se que, no total, a programação de pagamentos envolveu a quantia de R$ 4,5 milhões, dividida em entregas alternadas entre São Paulo e Rio de Janeiro", diz o relatório da PF.
Ouvido pela Polícia Federal, Luiz Otávio Campos confirmou ter solicitado doações eleitorais aos empreiteiros de Belo Monte, mas negou ter recebido caixa dois em dinheiro vivo. Em seu depoimento, ele afirmou que "todos os representantes das empresas informaram e condicionaram a doação ao devido registro perante os órgãos eleitorais" e que "na ocasião informou as contas para doações eleitorais aos pretensos doadores". A defesa de Luiz Otávio não foi localizada para comentar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Maria
2020-01-14 07:31:18E viva o País da sacanagem!!!! E viva o povo brasileiro!!! Na próxima eleição vamos votar nos mesmos bandidos ou em um parente ou em um apoiado por eles. Vamos ajudá-los a afundar cada vez mais esse país do futuro!!!! 2020 e 2022, tá chegando!!!!!....
Hélio
2020-01-13 19:06:10É ladrão que não acaba mais , depois dizem que não tem dinheiro pra pagar os aposentados
Tal
2020-01-13 18:07:26Era só milhão voando pra todo lado. Ou melhor, dinheiro suado do povo "propinado" para parlamentares e governantes corruptos, por meio de empreiteiras, e debaixo dos olhos da Justiça - em operações comandadas pelos poderosos... Ainda tem gente que não entende por que essa tchurma luta tanto pra desmoralizar a Lava Jato e seus bravos agentes.
João
2020-01-13 17:53:56Senador é bicho caro, o trabalho destes despachantes de luxo deveria ser cobrado em dólar, barras de ouro, ou diamantes.Eles fazem o “serviço completo” barba, cabelo e bigode.Nas próximas eleições escolham de novo gente deste naipe, as empreiteiras agradecem!
Paulo
2020-01-13 17:48:42Está na planilha, não tem que discutir. Cadeia nele.
Gilson
2020-01-13 17:37:18chega desanimar ser cidadão honesto neste país , com uma justiça benevolente com esses políticos criminosos que roubam da sociedade.
Jose
2020-01-13 17:02:19É eleitoral e é crime lesa-pátria. Vamos acreditar então, que o Jader, Juca e Eunicio, confiam em ti e na famíglia? Bandidos e traficantes têm leis proprias e ñ se submetem à CARTA magna. Por isto funciona, ñ depende de juízes corruptos. Agora vc tá fudido p menos nestes 4,5 milhões. Descomplicam sua vida se essa grana mudar de mãos. Vários funcionários públicos do aparelhamento, q vc mesmo ajudou a construir nos últimos 20 anos, te deixarão fora da cadeia.
Guido
2020-01-13 16:44:23já renovei mas não recebi o código de acesso