Duvivier sugeriu a hacker nomes da cúpula da Globo, diz PF
No relatório em que indiciou os hackers envolvidos nos ataques a centenas de autoridades, incluindo o próprio presidente da República e seus filhos, o delegado Luis Flávio Zampronha juntou um diálogo entre um dos líderes do grupo, Walter Delgatti Netto, o Vermelho, e o comediante Gregório Duvivier. Na conversa por mensagens, o comediante pergunta ao...
No relatório em que indiciou os hackers envolvidos nos ataques a centenas de autoridades, incluindo o próprio presidente da República e seus filhos, o delegado Luis Flávio Zampronha juntou um diálogo entre um dos líderes do grupo, Walter Delgatti Netto, o Vermelho, e o comediante Gregório Duvivier. Na conversa por mensagens, o comediante pergunta ao hacker se ele teria material de diretores da Rede Globo, do editor do Jornal Nacional William Bonner, do governador do Rio Wilson Witzel e do juiz federal Marcelo Bretas, responsável pela Lava Jato no estado.
O diálogo entre o comediante e o hacker foi realizado no dia 14 de julho deste ano, depois que foram ao ar as reportagens com base nas mensagens roubadas. Na conversa, Duvivier manifesta interesse em conhecer Vermelho "o Glenn me falou que você é foda", pergunta se ele teria algo sobre a "família bolso" em referência ao clã Bolsonaro, ao que o hacker diz não ter encontrado nada.
O comediante ainda chega a testar as habilidades de Vermelho e lhe encaminha o contato do jornalista Bruno Torturra para saber o hacker conseguiria mesmo acessar a conta. Meia hora depois, Vermelho encaminha prints de tela para provar que havia invadido a conta do jornalista no Telegram e estava controlando ela. Na sequência, Duviver pergunta ao hacker se ele tinha conseguido pegar alguém da Globo, e Vermelho responde que havia acessado a conta de Telegram do editor-chefe e apresentador do Jornal Nacional William Bonner, mas que não havia mensagens nela pois ele apagava tudo. O comediante, então, sugere nomes como os diretores da Globo Ali Kamel e Carlos Henrique Schroeder e afirma que "isso poderia ser bem forte".
Ele ainda sugere os nomes do governador do Rio e do juiz federal Marcelo Bretas. As investigações da PF, porém, constataram que nem os diretores da Globo nem Witzel foram alvos dos ataques hacker. Já Bonner e Bretas, de fato, foram alvos de Vermelho, mas em datas anteriores ao diálogo com o comediante. Duvivier acabou prestando depoimento à Polícia Federal e afirmou só perguntou sobre os nomes por "curiosidade" e que não teria sugerido ou solicitado para o hacker que invadisse as contas dessas pessoas.
Ao todo, os hackers presos na Spoofing realizaram 7.699 ligações em que o número de origem era igual ao de destino, característica principal dos ataques. Os acusados alcançaram o total de 1.727 números telefônicos de vítimas diferentes. Os dados fazem parte do relatório final da operação, entregue pela Polícia Federal à Justiça nesta quinta-feira, 19.
Segundo a PF, as vítimas podem ter sido alvo de dois tipos de ações, que algumas vezes ocorriam simultaneamente: a extração das mensagens, documentos e agendas de contatos armazenados no Telegram, e o monitoramento em tempo real das mensagens trocadas pelas vítimas com os interlocutores.
Inicialmente, os integrantes do grupo, de acordo com o relatório, cometiam fraudes bancárias eletrônicas, com clonagem de cartões de crédito e furtos virtuais de contas bancárias. A partir daí, elaboraram formas de obter mensagens telefônicas. "A metodologia utilizada para efetuar a invasão das contas do Telegram de autoridades públicas foi inicialmente desenvolvida para a obtenção de dados das vítimas de fraudes bancárias, estelionatos virtuais e outros crimes cibernéticos", diz um trecho do relatório da PF.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Vad
2019-12-20 19:29:26Acho que chegou a hora de o "humorista" aí (desculpem, Chico Anysio, turma da Escolinha, Paulinho Gogó, Costinha, tchurma da Praça é Nossa, Nair Belo, ...) desaparecer. Pela Porta dos Fundos. Foi!
Eloisa
2019-12-20 09:06:48Realmente o duvivier é um palhaço em gênero, número e grau!
Heloisa
2019-12-20 04:17:43Como a rede Globo paga em qualquer emissora coligada ,salário para Gregório Duvivier? O rapaz adulto trabalha contra a emissora...
Elcir
2019-12-20 00:56:08Mais uma armação contra o governo atual que vai para o lixo.
Sandra
2019-12-19 22:00:11São esses criminosos do mundo do crime que um dos membros da nossa suprema corte confia e protege?!?!
ADONIS
2019-12-19 21:08:36Estes são os heróis de Gilmar Mendes e do PT. Difícil encontrar alguém que goste mais de bandidos.
João
2019-12-19 21:07:45a continuar a censura, vou cancelar a assinatura!
EDVALDO
2019-12-19 21:07:08precisamos saber quem foi q pagou. Quem Que encomendou o crime.
Cleidi
2019-12-19 20:58:22isso estou cansada de saber. quero o óbvio. quem contratou quem ECT ECT
Marcos
2019-12-19 20:57:48Precisaram cometer um crime dessa magnitude para serem descobertos. E os responsáveis por investigar os crimes anteriores, o que fizeram?