Deltan pede ao STF a suspensão de punição do Conselho do Ministério Público
A defesa do coordenador da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol (foto), pediu nesta sexta-feira, 29, ao Supremo Tribunal Federal a suspensão imediata da advertência aplicada ao procurador pelo Conselho Nacional do Ministério Público. O conselhou resolveu advertir Deltan por causa de uma entrevista à rádio CBN em que o procurador afirmou que algumas decisões do...
A defesa do coordenador da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol (foto), pediu nesta sexta-feira, 29, ao Supremo Tribunal Federal a suspensão imediata da advertência aplicada ao procurador pelo Conselho Nacional do Ministério Público. O conselhou resolveu advertir Deltan por causa de uma entrevista à rádio CBN em que o procurador afirmou que algumas decisões do STF passavam a imagem de leniência com a corrupção.
O pedido deve ser analisado pelo ministro Luiz Fux, que já decidiu sobre outros recursos do procurador envolvendo este processo administrativo. Os advogados de Deltan argumentam que a decisão do CNMP fere a liberdade de manifestação do coordenador da Lava Jato e deve ser anulada pelo Supremo.
"O ato sancionatório hostilizado na presente ação, de forma incompatível
com a liberdade de expressão, cria, em verdade, uma espécie de blindagem contra qualquer espécie de discurso que critique decisões ou autoridades judiciais, e simplesmente ignora o exercício regular de direito por parte do autor, que, se fosse reconhecido, por óbvio, afastaria a imposição da sanção", alega o pedido, em que o coordenador da Lava Jato foi representado pelo ex-ministro do STF Francisco Rezek e pelo advogado Alexandre Vitorino.
Além disso, os defensores argumentam que, caso não se considere a liberdade de manifestação, o STF leve em contra que o prazo para o CNMP punir Deltan teria prescrito no dia 1º de outubro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Victor
2019-12-04 04:46:43Os mocinhos passaram a ser bandidos, esse país não tem mais jeito.
Vera
2019-12-01 10:46:52Deltan deveria ser homenageado !Nunca julgado por quem quer que seja ! Ninguém tem moral para impor sanções de nenhuma espécie a esse bravo brasileiro !
Bel
2019-12-01 09:53:01Agora é torcer. Daltan tem direito a liberdade de expressão.
Eduardo
2019-11-30 23:13:28Não vi o PGR e o CNMP defenderem a Lava-Jato das graves ofensas proferidas por Lula, Gilmar Mendes e Toffoli. E os caras ainda punem o Deltan por uma crítica educadíssima às decisões da 2a. Turma do STF? De que lado esses senhores estão?
Osmar
2019-11-30 21:42:36Quem tem que ser punido é a corja que votou pela suspensão do Deltan, inclusive o Aras que em momento nenhum defendeu e vazou de fininho.... é da mesma corja do pt e da banda podre do STF! Apoio total ao Deltan
Julieta
2019-11-30 20:39:54Todos apoiamos incondicionalmente Dallagnol! Não podem penalizar um homem honesto, ético por quererem acabar com a Lava Jato, muito descaramento por parte da quadrilha do projeto de Poder do PT que foi colocada no STF.
Silva
2019-11-30 16:35:17O Deltan foi muito político quando falou “algumas decisões do STF passam a imagem de leniência com a corrupção”. A “boca do povo” fala na certeza.
Pedro Ubiratan- Bira
2019-11-30 13:20:10Um presidiário resgatado por seus pares percorre o país proferindo insanidades impunemente mas querem calar uma voz da verdade que clama nas ruas e praças do Brasil.
FERNANDO
2019-11-30 13:17:44Dr. Dallagnol tem meu profundo respeito. A exemplo do ministro Moro, peitou a canalhice , roubalheira e os cangaceiros políticos do País. Eis a razão de tanta celeuma!!!
Aguia
2019-11-30 13:12:37Um Homem condenado por moleques