Evo Morales e Linera apresentam suas cartas de renúncia na Bolívia
Evo Morales e Álvaro García Linera (foto) apresentaram na manhã desta segunda-feira, 11, suas cartas de renúncia aos cargos de presidente e vice-presidente da Bolívia. A carta de Morales é dirigida ao vice, Linera. Como a renúncia do vice ainda não foi aceita, ele segue como o presidente da Assembleia Legislativa. "Hoje, dia 10 de...
Evo Morales e Álvaro García Linera (foto) apresentaram na manhã desta segunda-feira, 11, suas cartas de renúncia aos cargos de presidente e vice-presidente da Bolívia.
A carta de Morales é dirigida ao vice, Linera. Como a renúncia do vice ainda não foi aceita, ele segue como o presidente da Assembleia Legislativa.
"Hoje, dia 10 de novembro, os humildes, os trabalhadores, os aimarás e quéchuas e indígenas das terras baixas começamos o longo caminho da resistência, para defender as conquistas históricas do primeiro governo indígena, que termina hoje, com minha renúncia forçada à presidência do Estado Plurinacional da Bolívia, produto de um golpe de estado político, cívico e policial", escreveu Morales em sua carta.
A carta de Linera é destinada à Assembleia. "Forçado pelo golpe de estado contra a democracia perpetrado por forças políticas fascistoides, que estão queimando casas e aterrorizando o povo boliviano, renuncio", escreveu ele. "Forças obscuras têm destruído a democracia, mas estou seguro de que em breve novamente a democracia do povo voltará a se estabelecer na nossa querida Bolívia."
Para que as renúncias sejam efetivadas será necessário que a Assembleia Legislativa Plurinacional, que congrega a Câmara dos Deputados e o Senado da Bolívia, aprove os dois pedidos. A votação pode ocorrer nesta terça-feira, 12.
"A sucessão presidencial ainda não está garantida. Isso vai depender da vontade política dos legisladores em aprovar os pedidos. Se eles rejeitarem, então Morales e Linera continuarão em suas funções", diz o advogado boliviano José Antonio Rivera, especialista em direito constitucional.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Andre
2019-11-11 15:57:24Progressista- aquele que pode fraudar e roubar nas eleições , faz mensalão para os representantes do povo votarem a seu favor e contra o povo e podem ser corruptos para roubar o povo Fascistas - são os contra a corrupção e a favor do voto limpo e democratico , ganham no voto e quando perdem entregam o cargo. Juizes Supremos - aqueles que mandam em todos os brasileiros , sendo deus brasileiro mandam nele tambem
Roberto
2019-11-11 15:37:31Linera tem toda a razão em seu discurso: "em breve novamente a democracia voltará a se restabelecer na Bolívia". Bastaria a retirada do material humano sujo, que já está acontecendo...