Ex-presidente do STJ é alvo da Lava Jato por suspeita de propina na Castelo de Areia
A Lava Jato paulista deflagrou na manhã desta quinta-feira, 7, a Operação Appius, que investiga suposto pagamento de propina da construtora Camargo Corrêa para anular a Operação Castelo de Areia, deflagrada em 2009. A ação está baseada na delação do ex-ministro Antonio Palocci fechada com a Polícia Federal. Segundo o delator, a empreiteira doou 50...
A Lava Jato paulista deflagrou na manhã desta quinta-feira, 7, a Operação Appius, que investiga suposto pagamento de propina da construtora Camargo Corrêa para anular a Operação Castelo de Areia, deflagrada em 2009.
A ação está baseada na delação do ex-ministro Antonio Palocci fechada com a Polícia Federal. Segundo o delator, a empreiteira doou 50 milhões de reais para a campanha da ex-presidente Dilma Rousseff em 2010 e pagou 5 milhões de reais de propina ao ex-ministro Cesar Asfor Rocha, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça, para anular a operação na corte.
De acordo com o Ministério Público Federal, estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em São Paulo e em Fortaleza, todos expedidos pela 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, especializada nos crimes de lavagem de dinheiro.
A Castelo de Areia foi deflagrada em 2009 e apurava os crimes de fraude à licitação, corrupção, lavagem de dinheiro, dentre outros, praticados por executivos da Camargo Corrêa e agentes políticos, para obtenção de contratos públicos. À época, foram revelados repasses ilícitos a uma série de políticos paulistas de diferentes partidos, como MDB, PSDB e PT.
A ação penal decorrente desta operação foi suspensa por um habeas corpus, concedido em 2010 pelo ex-presidente do STJ, no plantão judiciário. Em 2011, a Castelo de Areia foi anulada pelo mesmo tribunal.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Woodface
2019-11-08 02:19:53A Lavajato foi uma aberração, um acidente, na história do Brasil e foi fruto da ganância e incompetência do PT e Lula em administrar roubalheira e corrupção. O STF e a classe política agora estão tomando todas as medidas para que NUNCA MAIS OCORRA OUTRA LAVAJATO .
Bevi
2019-11-07 14:50:00Corruptos-criminosos agem antes e depois de julgados. Alguns (no STF) confundem "o direito de ninguém ser considerado culpado até o trânsito em julgado" com o momento próprio da prisão, sem dilações indevidas. Mesmo sem prescrições, criminosos e corruptos livres forjam álibis, destroem provas, compram e atemorizam testemunhas. Tal postura, implica em decisões contra a segurança jurídica que favorecem a geração de impunidades em prejuízo das vítimas dos corruptos-criminosos. Óbvio!
Pedro Ubiratan- Bira
2019-11-07 14:16:17Felizmente caem de podres os frutos amargos da frondosa árvore desta ré-pública já velha e carcomida para a restauração do Brasil profundo e monárquico.
Tania
2019-11-07 14:05:15STJ onde será decidido prisão em 3ª instância ou trânsito em julgado. Não sei qual será pior.
Sônia
2019-11-07 13:25:34Enquanto isto no G1.com, nenhum comentário de rodapé!!!!!! Por que será???? Kkkkkkk
Alvany
2019-11-07 10:59:38Desde à passagem do Império para a Republica nunca se teve conhecimento de combate ao roubo e corrupção tão EFICIENTE como esta LAVA JATO. Nos NOBRES Império (CORRUPTOS) vazaram para a REPUBLICA, deixaram suas heranças genéticas cujo frutos estão tão PODRES que reduziram nossa NAÇÃO em um COVIL de criminosos dos mais sofisticados possíveis. TOGAS, SENADORES X DEPUTADOS E PRESIDENTES DA REPUBLICA. LAJA JATO É SANITIZADOR DE TODOS OS VIROS MALIGNOS NESTE PAÍS.
Bebel
2019-11-07 10:55:53Cesar Asfor Rocha, esse pode levar à investigação da presidenta. Eu falo e já começo a dar risada. Ela já deve estar nervosa. Nunca chega a vez dela. Quando isso acontecer muita gente vai assinar a Crusoe. O tablet não acentua.
Luisinho
2019-11-07 10:14:09Parabéns a Lava jato avançando sobre os tribunais, vem aí a Lava Toga, viva Moro, Delano, etc, é hora do Pgr Sr Aras, apoiar A Lava Jato como prometido no seu discurso de posse, Dilma e esse ministro, precisa serem presos d devolver o roubo.
Luisinho
2019-11-07 10:13:59Parabéns a Lava jato avançando sobre os tribunais, vem aí a Lava Toga, viva Moro, Delano, etc, é hora do Pgr Sr Aras, apoiar A Lava Jato como prometido no seu discurso de posse, Dilma e esse ministro, precisa serem presos d devolver o roubo.
Marcos
2019-11-07 10:01:35Quanto estaria sendo pago para suspender, também, a LAVA JATO?