Demissão faz sindicato tentar confronto com Montezano no BNDES
A Associação dos Funcionários do BNDES realiza nesta segunda-feira, 7, uma assembleia para discutir a demissão da superintendente da Área Jurídica Operacional Luciana Tito. Luciana foi desligada porque não teria concordado com a venda de ações do Banco do Brasil detidas pelo BNDES e pelo Fundo de Investimento do FGTS em oferta pública. O valor...
A Associação dos Funcionários do BNDES realiza nesta segunda-feira, 7, uma assembleia para discutir a demissão da superintendente da Área Jurídica Operacional Luciana Tito.
Luciana foi desligada porque não teria concordado com a venda de ações do Banco do Brasil detidas pelo BNDES e pelo Fundo de Investimento do FGTS em oferta pública.
O valor de todas as ações chegaria a 100 bilhões de reais. Mas a associação diz que a oferta pública seria uma forma vantajosa de venda somente se houvesse "um montante tão grande" que impossibilitasse a negociação pela mesa de operações, em que não é contratada a intermediação de bancos de investimento.
A associação criticou publicamente a gestão do presidente do banco, Gustavo Montezano (foto), na semana passada. A entidade reprovou as declarações feitas pelo presidente sobre as operações com a Odebrecht em uma entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.
Para a AFBNDES, Montezano exagerou os riscos de perda com as operações com a empreiteira, que está em recuperação judicial e teve a falência pedida na semana passada pela Caixa Econômica Federal. O ex-presidente do grupo, Marcelo Odebrecht, depôs na sexta-feira, 4, e continua depondo hoje à Justiça Federal na ação em que o ex-presidente Lula é acusado de usar o banco para favorecer a empreiteira em troca de propinas.
A associação também reclamou da divulgação, pelo BNDES, da lista de empresas que compraram jatos da Embraer aproveitando um programa especial da instituição. Entre os compradores, estavam as empresas do governador de São Paulo, João Doria, e do apresentador Luciano Huck. A entidade afirmou que a divulgação teve "intuito político".
A influência da associação entre os funcionários já causou problemas a antecessores de Montezano, como a presidente Maria Silvia Bastos Marques, acusada de não ter defendido a instituição nas investigações de irregularidades relacionadas à JBS. A entidade nega que exista uma "caixa-preta" sobre as operações do BNDES, como já disse o presidente Jair Bolsonaro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Miguel
2019-10-12 08:46:29Que moral possui esta associação. Quanto o PT roubou bilhões, através do BNDS eles nunca reclamaram. Agora que está sendo feito o devido saneamento ficam pulando. Lógico qncom
Adriana
2019-10-11 20:24:28Exagerou sobre o risco de prejuízos e perdas com a Odebrecht? Eu li isso?! Que associação picareta... Céus!
Bene
2019-10-09 10:07:15Em nenhum ambiente o corporativismo é tão forte como a dos funcionários públicos. Se estão reclamando é sinal do bom trabalho dele.
Valdecir
2019-10-09 08:07:50O aparelhamento petista no BNDES, tenta a todo custo, evitar as divulgações de operações fraudulentas e os prejuízos ocasionados ao BNDES. Querem manter sob segredo os abusos cometidos pelos governos do PT. Para isso foram colocados lá.
Carlos
2019-10-08 16:07:28Durante anos de Descalabro nunca fizeram uma denúncia, bando de pelegos. PT nunca mais.
Marcos
2019-10-08 14:56:52Esta Superintendente Jurídica já devia ter sido demitida desde que aceitou os riscos para empréstimos á Países falidos, de dinheiro que deveriam ter sido investidos aqui no nosso Brasil !!! foi tarde, tchau Querida !!!!
Carlos
2019-10-08 14:33:33Tem que afastar todos que foram omissos ou coniventes com o desvio de dinheiro publico no BNDES. Parabéns! Que continue assim.
Benicio
2019-10-08 14:17:21Todos os envolvidos em empréstimos beneficiados pela modificação de regulamentos assinada pelo Lularápio devem ser afastados do banco, foram parceiros da maior ORCRIM do mundo, o PT. Onde estava o sindicato nesta hora?
EDVALDO
2019-10-08 13:50:33Comunistas
João Carlos
2019-10-08 13:02:52Esse sindicato e oBNDES, financiador da ORCRIM petista ainda estaão infestados de comunistas beócios, incompetentes e medíocres, vai ser preciso muita creolina e água sanitária para limpar esses ambientes infectos.